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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Rocha, Alessandro Rodrigues-
dc.contributor.referee3Camargo, Fernanda Monteiro Barreto-
dc.creatorAhnert, Elorania Kellis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6396770412723533pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T16:14:06Z-
dc.date.available2018-10-31-
dc.date.available2019-09-02T16:14:06Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/262-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the proposal of an education for a culture of peace, recognizing peace as an indispensable element for the development of knowledge and the success of teaching-learning process. This is outlined with the bibliographic study with proposals to make some considerations about religious education and the discipline Religious Education (RE), aligned with the pillars of education: learning how to know, how to do, how to live and how to be. Considering the school to be the appropriate place for the conscious and responsible formation in the sense of (re) establish principles and to rescue the human and religious values. Even these values are not universal, they are present in the culture and historical context of the students and consequently manifest themselves in the school scope. Thus, the importance of the initiative of the dialogue with the involvement of the whole school community, where secularism is seen as a propeller of (re)knowledge of religious cultural diversity, respecting the local construction of the Political Pedagogical Project (PPP), aiming at expanding the democratic right of demonstrations understanding of the subject in its potential and in the differences and in this perspective that the knowledge of diversities are foreseen in the legislations and discourse theories and must be respected. We also discussed how the RE and religious manifestations are discussed in school, given the evolution of aggregate education, the influence of technologies that are becoming more present in educational everyday and how media issues can be discussed as purpose to disarm indifferences, prejudices, and to promote mutual respect, striving for a better humanization and socialization, in order to build relationships in a social and tolerant way to the differences among the individuals. Hence, we considered that the knowledge addressed is of great relevance in understanding the process of training children, but we emphasize the importance of the continuing education of the teacher of the RE teacher, as well as those of the initial series that despite to be complex, it is a guiding practice that concerns the curriculum to the pedagogical practices focused on the dialogue and the learning of the critical thinking. Such practices require the teacher to have knowledge about other languages within the religious multiculturality, including the recognition of its practice as a process of building relationships and forming identities with an emphasis on valuing different cultures as a contribution to the development of citizenship and human solidarity.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo procura analisar a proposta de uma educação para uma cultura de paz, reconhecida pela UNESCO como elemento indispensável para a elaboração de saberes e sucesso do processo de ensino-aprendizagem. O estudo bibliográfico delineado permite tecer algumas considerações sobre a educação religiosa e sobre a disciplina Ensino Religioso (ER), em sintonia com os pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Considera-se a escola como o local adequado para a formação consciente e responsável no sentido de (re)estabelecer princípios e resgatar os valores humanos e religiosos. Tais valores, mesmo não sendo universais, estão presentes na cultura e no contexto histórico dos estudantes e, consequentemente, manifestam-se no âmbito escolar. Essa visão ressalta a função da iniciativa do diálogo com envolvimento de toda a comunidade escolar, de modo que a laicidade seja vista como uma propulsora do (re)conhecimento das diversidades culturais religiosas, respeitando, portanto, a construção local do Projeto Político Pedagógico (PPP). Por conseguinte, o discurso estende-se para a ampliação do direito democrático de manifestações plurais, compreendendo o sujeito em seu potencial e nas suas diferenças. Nessa perspectiva, pauta-se o conhecimento de que tais diversidades estão previstas nas legislações e nas teorias discursadas. Portanto, precisam ser respeitadas. Discursa-se também como o ER e as manifestações religiosas são abordados na escola, tendo em vista a educação agregada à influência das tecnologias, cada vez mais presentes no cotidiano escolar. Ainda, como as questões midiáticas podem ser discutidas com o propósito de desarmar as indiferenças, os preconceitos, e promover o respeito mútuo, empenhando-se no convívio de uma melhor humanização e socialização, afim de construir relações de maneira social e tolerante às diferenças entre os indivíduos. Considera-se que os saberes abordados são de grande relevância para o entendimento do processo de formação das crianças. Por isso, o estudo elenca a importância da formação continuada do trabalho docente na disciplina de ER, bem como dos professores de séries iniciais que, apesar da complexidade, trata-se de uma prática norteadora que concerne o currículo às práticas pedagógicas voltados para o diálogo e para a aprendizagem do pensar criticamente. Essas práticas exigem do docente conhecimentos de outras linguagens dentro da multiculturalidade religiosa, incluindo o reconhecimento de sua prática como um processo de construção de relações e de formação de identidades, com ênfase na valorização das diferentes culturas como contribuição para o desenvolvimento da cidadania e solidariedade humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-02T16:14:06Z No. of bitstreams: 1 TCC - Elorania Kéllis Ahnert Gaigher.pdf: 1753878 bytes, checksum: 2e2bb169a517156724904036ff2e4e24 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectreligiãopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectcultura de pazpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E RELIGIÃO: AS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NO AMBIENTE ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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