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metadata.dc.type: Dissertação
Title: DIVERSIDADE RELIGIOSA: PERCEPÇÃO DE DISCENTES E DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ZAÍRA MANHÃES DE ANDRADE - ES
metadata.dc.creator: Paiva, Antonio Suelio Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Brotto, Julio Cezar de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Brotto, Julio Cezar de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.referee3: Pimentel, Nilton Poletto
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tratará sobre a percepção de discentes e docentes acerca da diversidade religiosa observada nos anos finais do Ensino Fundamental II da Escola de Ensino Fundamental e Médio Zaíra Manhães de Andrade, localizada no munício de Cariacica/ES. É uma pesquisa relevante por mostrar que, para se situar o Ensino Religioso no contexto escolar, faz-se necessário primeiro compreendê-lo enquanto componente curricular, bem como sua interdisciplinaridade, levando em consideração a diversidade, a cultura dos indivíduos, o meio social em que vivem, a realidade econômica dos/das discentes, dentre outros fatores. A pesquisa traz informações sobre a institucionalização do Ensino Religioso desde o período da colonização até as legislações atuais, que a caracterizam como disciplina obrigatória de oferta facultativa para os/as discentes e a importância da disciplina Ensino Religioso e seu papel na construção de uma escola fraterna, cidadã e solidária na busca pelo respeito a diversidade religiosa. Para tanto foram analisadas as categorias fraternidade, cidadania e solidariedade, e como o debate em torno das mesmas, ajuda e ou afeta a percepção do corpo discente e docente sobre a diversidade no ambiente da Escola. A metodologia utilizada parte da pesquisa bibliográfica para a pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas fechadas que foi aplicado aos/as discentes e docentes. Os dados coletados foram interpretados à luz da percepção dos/as docentes e discentes a respeito da diversidade religiosa nas aulas ministradas na disciplina Ensino Religioso e no espaço escolar e sua contribuição na construção de uma escola cidadã, fraterna e solidária. Os resultados indicam que os/as discentes buscam compreender e respeitar a diversidade religiosa e com isso reforçam os valores adquiridos no percurso da vida. Já os/as docentes participantes da pesquisa apontaram que abordam o tema da diversidade religiosa nas aluas, cumprindo a função transversal e multidisciplinar do tema. No entanto, encontram dificuldades quanto ao apoio pedagógico que não recebem na Escola. Contudo, o esforço dedicado por estes profissionais afirma a importância da disciplina Ensino Religioso no espaço escolar para o desenvolvimento de uma escola fraterna, cidadã e solidária.
Abstract: This research will deal with the perception of students and teachers about the religious diversity observed in the final years of Elementary School II of Zaíra Manhães de Andrade Elementary and Middle School, located in Cariacica / ES. It is a relevant research to show that, in order to situate Religious Education in the school context, it is necessary to first understand it as a curricular component, as well as its interdisciplinarity, taking into account the diversity, the culture of individuals, the social environment in that live, the economic reality of the students, among other factors. The research provides information about the institutionalization of Religious Education from the period of colonization to the current legislation, which characterize it as a compulsory subject of optional provision for students and the importance of the Religious Teaching discipline and its role in the construction of a fraternal school, a citizen and solidarity in the search for respect for religious diversity. In order to do so, the categories fraternity, citizenship and solidarity have been analyzed and, as the debate around them, helps and / or affects the perception of the student body and teacher about diversity in the school environment. The methodology used is part of the bibliographic research for the field research, having as a data collection tool a questionnaire with closed questions that was applied to the students and teachers. The data collected were interpreted in the light of the perception of teachers and students regarding religious diversity in the classes taught in the Religious Education and in the school space and their contribution in the construction of a community school, fraternal and solidarity. The results indicate that the students seek to understand and respect religious diversity and thereby reinforce the values acquired in the course of life. Already the teachers participating in the research pointed out that they approach the theme of religious diversity in the communities, fulfilling the transversal and multidisciplinary function of the theme. However, they find difficulties in the pedagogical support that they do not receive in the School. However, the effort dedicated by these professionals affirms the importance of the discipline Religious Education in the school space for the development of a fraternal school, citizen and solidarity.
Keywords: Ensino Religioso
Diversidade Religiosa
Fraternidade
Cidadania
Solidariedade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/258
Issue Date: 13-Jun-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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