Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/257
Tipo: Dissertação
Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: UM ESTUDO EM FAVOR DO RESPEITO ÀS RELIGIÕES
Autor(es): Simões, Anélia dos Santos Marvila
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Junior, Edson Maciel
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo estudar a intolerância religiosa, sobretudo no Brasil, no sentido de buscar o direito e o respeito à liberdade religiosa com ações preventivas educativas escolares em prol de uma educação humanizada, voltada para a tolerância, os valores e o diálogo inter-religioso. Foram utilizados casos múltiplos de reportagens onde se procedeu à observação aos impactos e o aumento da intolerância religiosa. O estudo revelou que a intolerância religiosa basicamente constitui uma prática em que um indivíduo tem ideologias e atitudes que comprova através da falta de respeito pelas religiões alheias. A pesquisa observou que o ser humano agrega opiniões, sentimentos e ideias, os quais transmite de geração em geração, influenciando um modo de pensar e de viver que, muitas vezes, não é aceito nem respeitado por todos(as). A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico e pretende reunir informações e dados que servirão de base para a construção de uma proposta educativa a partir da escola e do Ensino Religioso. Os resultados obtidos visam encontrar medidas que promovam o respeito e o entendimento a diversidade religiosa.
Resumo Alternativo: This research aims to study religious intolerance, especially in Brazil in order to seek the right and respect for religious freedom with educational preventive actions in favor of a humanized education, focused on tolerance, values and interreligious dialogue. It’s been used multiple cases of reports, where we’ve proceeded to observe the impacts and increase of religious intolerance. The study has revealed that religious intolerance basically constitutes a practice in which an individual has ideologies and attitudes that proves through the lack of respect to the others religions. The research has observed that human beings add opinions, feelings and ideas, which transmit from generation to generation, influencing a way of thinking and living that is often not accepted or respected by all. The research methodology is bibliographic and intends to gather information and data that will serve as a basis for the construction of an educational proposal from school and religious education. The results obtained are aimed at finding measures that promote respect and understanding of religious diversity.
Palavras-chave: Intolerância Religiosa.
Ensino Religioso.
Laicidade do Estado.
Educação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/257
Data do documento: 7-Dez-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anélia dos Santos Marvila Simões.pdfTCC - Anélia dos Santos Marvila Simões2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.