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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO, CIDADANIA E ÉTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS
Autor(es): ALMEIDA, DANIELLE MESQUIATI DE OLIVEIRA
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Rocha, Alessandro Rodrigues
Segundo membro da banca: Junior, Edson Maciel Junior
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: Esta dissertação é uma reflexão sobre como o Ensino Religioso pode atuar de forma prática para a formação ética e cidadã dos estudantes. Para alcançar esse objetivo educacional, o/a docente do Ensino Religioso necessita de capacitação e de recursos pedagógicos. Como envolver e cativar os alunos para uma maior participação cidadã e ética na sociedade brasileira? Como a formação do professor pode contribuir nesse processo? Essas foram as questões que nortearam a pesquisa. O objetivo é apresentar dinâmicas de grupo integradoras, formadoras e motivadoras para o Ensino Religioso, que potencializem a formação cidadã e ética do estudante. Os objetivos específicos são: refletir sobre a cidadania e a ética na formação discente; analisar o contexto histórico e a legislação do Ensino Religioso no Brasil e no Espírito Santo; refletir sobre as práticas pedagógicas para a formação cidadã e ética; e, propor dinâmicas de grupo para trabalhar esta disciplina em sala de aula. A pesquisa aponta para a necessidade de se desenvolver práticas pedagógicas assertivas e aplicadas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica a partir da literatura sobre o Ensino Religioso no Brasil e sobre as dinâmicas de grupo. Ao final, faz-se uma seleção de 19 dinâmicas divididas em três grandes desafios contemporâneos, como a pluralidade cultural, a diversidade sexual e desigualdade social, e as apresenta de forma didática para uso do/a professor/a.
Resumo Alternativo: This dissertation is a reflection on how Religious Education can act in a practical way for the ethical and citizen formation of the students. To achieve this educational goal, the Religious Education teacher needs training and pedagogical resources. How to involve and captivate students for greater citizen participation and ethics in Brazilian society? How can teacher education contribute to this process? These were the questions that guided the research. The objective is to present integrative, formative and motivating group dynamics for Religious Education, which will enhance the student's citizenship and ethics. The specific objectives are: to reflect on citizenship and ethics in student training; to analyze the historical context and the legislation of Religious Education in Brazil and in Espírito Santo; reflect on pedagogical practices for citizen and ethical training; and, propose group dynamics to work this discipline in the classroom. The research points to the need to develop assertive and applied pedagogical practices. The methodology used was the bibliographical review from the literature on Religious Education in Brazil and on group dynamics. At the end, a selection of 19 dynamics is divided into three major contemporary challenges, such as cultural plurality, sexual diversity and social inequality, and presents them in a didactic way for the teacher to use.
Palavras-chave: Religious Education, Ethics, Citizenship, Pedagogical practices.
Ensino Religioso, Ética, Cidadania, Práticas pedagógicas.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/249
Data do documento: 4-Jul-2018
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