Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Abdruschin Schaeffer | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9784869378559613 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zabatieiro, Julio Paulo Tavares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6084107335994470 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barreira, Marcelo Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0690909917220112 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Abdruschin Schaeffer | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9784869378559613 | pt_BR |
dc.creator | Santos , Jorge Luís Vargas dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5408205647666135 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T17:32:03Z | - |
dc.date.available | 2014-04-10 | - |
dc.date.available | 2018-11-22T17:32:03Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/245 | - |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to reflect on religious education at Província Marista Brasil Centro-Norte - PMBCN on the light of the religious education curricular component for Brasil Marista. The religious Education at the PMBCN as area of knowledge, is in the emancipation process. Thus, we emphasize that the discipline of Religious Education, though offered in a Catholic school with a Marista tradition, belongs to the area of human sciences and its technologies, not being from catechetical, theological and / or proselytizing nature. This pastoral pedagogical option has given food for thought. This dissertation is divided into four parts: the first one, places the reader in the contemporary brands as well as in the current context of Religious Education in Brazil. The second part presents the Curricular Component of Religious Education for Brasil Marista, reaffirming the religious education as an area of knowledge, which has as objects of study the religious phenomena and religiosity. In the third part will be addressed the relationship of the religious education with the catholic evangelization, convergences and divergences from the ambience of the educational and the social units at the PMBCN. The last part will present the research results at Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, which aim was to analyze the comprehension of the respondents about the religious education and the relationship they made with the Catholic Evangelization. Some forwards will be indicated and will contribute to the emancipation of religious education at the PMBCN. | pt_BR |
dc.description.resumo | O que se pretende com a presente dissertação é refletir acerca do Ensino Religioso na Província Marista Brasil Centro-Norte - PMBCN, à luz do Componente Curricular do Ensino Religioso para o Brasil Marista. O Ensino Religioso na PMBCN, enquanto Área de Conhecimento, encontra-se em processo de emancipação. Assim, enfatizamos que a disciplina do Ensino Religioso, embora ofertada numa Escola Católica de Tradição Marista, pertence à Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, não sendo de cunho catequético, teológico e/ou proselitista. Esta opção pastoralpedagógica tem dado o que pensar. A presente dissertação é dividida em quatro partes: a primeira situa o leitor nas marcas da contemporaneidade, bem como no contexto atual do Ensino Religioso no Brasil. A Segunda parte apresenta o Componente Curricular do Ensino Religioso para o Brasil Marista, reafirmando o Ensino Religioso como Área de Conhecimento, tendo como objeto de estudo o fenômeno religioso e a religiosidade. Na terceira parte será abordada a relação do Ensino Religioso com a Evangelização Católica, convergências e divergências, a partir da ambiência das Unidades Educacionais e Sociais da PMBCN. A última parte apresentará o resultado da pesquisa no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, cujo objetivo foi analisar a compreensão dos pesquisados sobre o Ensino Religioso e a relação que fazem com a Evangelização Católica. Além do mais, indicaremos algumas prospectivas que contribuirão com a emancipação do Ensino Religioso na PMBCN. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-11-22T17:32:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Jorge Luis Vargas dos Santos.pdf: 2881503 bytes, checksum: 7c23f1b36be916621a460fe77685f113 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-11-22T17:32:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Jorge Luis Vargas dos Santos.pdf: 2881503 bytes, checksum: 7c23f1b36be916621a460fe77685f113 (MD5) Previous issue date: 2014-04-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências da Religiões | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
dc.relation.references | BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. BERKENBROCK, Volney. A atitude franciscana no diálogo inter-religioso. In: MOREIRA, Alberto da Silva (Org.) Herança Franciscana. Petrópolis, Vozes, 1996. BOFF, Leonardo. Igreja: carisma e poder. Editora Record, Rio de Janeiro, 2005. _____________. Ética da vida. Brasília: Letra viva, 2000. _____________. Espiritualidade, dimensão esquecida e necessária. Disponível em: <www.leonardoboff.com>. Acesso em: 08 nov. 2013. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (nova redação) n° 9475, de 22 de julho de 1997. CASA GERAL DO INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS. Conclusões do XXI Capítulo Geral: corações novos para um mundo novo, Roma, 8 de setembro a 10 de outubro de 2009. Educação especial do documento produzido para o Brasil Marista, 2009. CELAM. Documento de Aparecida. Texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília: Edições CNBB, 2007. Paulinas e Paulus, 2007. CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, v. 1. CULLMANN, Oscar. Cristo e o Tempo: Tempo e História no Cristianismo Primitivo. Tradução de Daniel Costa. São Paulo: Editora Custom, 2003. DINIZ, Débora, LIONÇO, Tatiana e CARRIÃO, Vanessa, Laicidade e ensino religioso no Brasil, Brasília: Letras Livres/ Editora UnB/Unesco Brasil, 2010. FONAPER. Caderno Temático 1. Ensino Religioso: Referencial Curricular para a Proposta Pedagógica da Escola, 2000. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FURET. Jean-Baptiste. Vida de São Marcelino José Bento Champagnat. Tradução de Ângelo José. São Paulo: Loyola, 1999. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. HEIDEGGER apud REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia: do Romantismo até nossos dias. 3 ed. São Paulo: Paulus, 1991. 110 INSTITUTO DOS IRMÃOS MARISTAS. Água da Rocha. Roma: Casa Generalícia dos Irmãos Maristas, 2007. _____________. Constituições e Estatutos. Roma: Casa Generalícia dos Irmãos Maristas, 1986. JAPIASSÚ, Hilton. MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3ª edição revista e ampliada. Jorge Zahar Editora. Rio de Janeiro, 2006. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial. Tradução de Haroldo Reimer. São Paulo: Paulinas, 1992. MARIANO, Ricardo. Secularização do estado, liberdades e pluralismo religioso. 2002, p. 2. Disponível em: <http:// www.naya.org.ar/congresso2002/ponencias/ ricardo_mariano.htm>. Acesso em: 13 ago. 2012. MARTINS FILHO, Ives Gandra S. Manual esquemático de filosofia. 3. ed. São Paulo: LTR, 2006. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. _____________. A Cabeça Bem-feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MURAD, Afonso. A casa da Teologia, São Paulo. Paulinas, 2010. PASSOS, JOÃO Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas. 2006. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: mediações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In: Ensino Religioso e formação docente. São Paulo: Paulinas, 2006. QUEIRUGA, A. Torres. El dialogo de las religiones. Madrid: Sal térrea, 1992. RORTY, R. & VATTIMO, G. O Futuro da Religião: solidariedade, caridade e ironia; tradução: Eliana Aguiar – Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: 2001. SENA, L. (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006 SILVA, Márcio. Metafísica e assombro. Curso de ontologia. São Paulo: Paulus, 1994. 111 TEIXEIRA, Faustino. Pluralismo religioso e dinâmica missionária. Disponível em: <http://fteixeira-dialogos.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html>. Acesso em: 03 nov. 2013. _____________. Francisco, mensageiro de alegria e esperança. Disponível em: <http://fteixeira-dialogos.blogspot.com.br/2013/07/francisco-mensageiro-de-alegria-e.html>. Acesso em: 03 nov. 2013. _____________. Evangelização em um mundo pluralista. Disponível em: <http://fteixeira-dialogos.blogspot.com.br/2010/04/evangelizacao-em-um-mundo-pluralista.html>. Acesso em: 03 nov. 2013. TURÚ, Emili. Uma responsabilidade comum. Disponível em: http://www.champagnat.org/NM/pdf/257_PT.pdf. Acesso em: 05 nov. 2013. UMBRASIL. Tessituras do currículo marista: Matrizes Curriculares de Educação Básica. Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília (DF), 2013. _____________. Projeto Educativo do Brasil Marista, nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília (DF), 2010 VATTIMO, G. Depois da Cristandade: por um cristianismo não religioso. Rio de Janeiro: Record, 2004. VIGIL, José Maria. Teologia do pluralismo religioso: para uma releitura pluralista do cristianismo. São Paulo: Paulinas, 2006. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Religious Education; catholic evangelization; and religious pluralism. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Religioso; Evangelização Católica; Pluralismo Religioso. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O ENSINO RELIGIOSO NA PROVÍNCIA MARISTA BRASIL CENTRO-NORTE À LUZ DO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO PARA O BRASIL MARISTA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jorge Luis Vargas dos Santos.pdf | Dissertação - Jorge Luis Vargas dos Santos | 2,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.