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dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
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dc.contributor.referee1Filho, José Adriano-
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dc.contributor.referee3Rosa, Wanderley Pereira da-
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dc.creatorOLIVEIRA, JOSÉ EMÍLIO-
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dc.date.accessioned2018-11-22T16:23:47Z-
dc.date.available2012-10-24-
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dc.date.issued2012-10-24-
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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/241-
dc.description.abstractThe proposed research aims to evaluate and make public the attempt to build a peasant state, most likely the last of those considered of messianic nature, which occurred in the country, from Canudos and then, during the first half of the twentieth century. The revolution, genetically called Cotaxé Revolution, occurred in the Far Northwest of the State of Espírito Santo, border with the state of Minas Gerais, in a region known as Contestado. This revolution in Espirito Santo's land, has its origins in the "illegal occupation" of vacant land and further concentration of land ownership, the theme is still present today.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa proposta tem como objetivo conhecer e tornar pública a tentativa de construção de um estado camponês, muito provavelmente o último daqueles considerados de natureza messiânica, os quais ocorreram no país a partir de Canudos e, em seguida, durante a primeira metade do século XX. O referido movimento, genericamente denominado de movimento de Cotaxé, ocorreu no Extremo Noroeste do Estado do Espírito Santo, divisa com o Estado de Minas Gerais, em uma região conhecida como Contestado. Esse movimento, em terras capixabas, tem suas origens na “grilagem” de terras devolutas e posterior concentração da propriedade da terra, tema ainda presente e recorrente em nossos dias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-11-22T16:23:47Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Emilio Oliveira.pdf: 1114107 bytes, checksum: 2e9b76d91e60e4d68f7e6386c6dbefb5 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesA BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2. ed rev. e ampl. Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura Cristã, 2009. AGUIAR, W. Um novo “Contestado” entre Minas e Espírito Santo? O Cruzeiro. Rio de Janeiro, 1948. n. 8, p. 12-18. ALEIXO, Alceu. As fronteiras do Espírito Santo com Minas Gerais: o laudo do Serviço Geográfico do Exército em face do artigo 184 da constituição de 1937. [s.l:s.n], 1958. ALMEIDA, A; GURGEL, P. A. Dr. Carlos: um homem do campo e sua relação com o poder. Vitória: [s.n.], 2000. ALMEIDA, J. J. A religião contestada: elementos religiosos formadores do messianismo contestado. São Paulo: Fonte Editorial, 2011. ATHAYDE, A. A história do contestado. Revista do IHGES. Vitória, 1941, n. 14. BARRETO, X. P. C. Questão de limites. Revista do IHGES. Vitória, 1934,n. 7. BITTENCOURT, Gabriel. A formação econômica do Espírito Santo. Rio de Janeiro: Cátedra,1987, p. 94. BUENO, S. F. Minidicionário da Língua Portuguesa. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMessianism - Millenarianism-State Jeovah Union.pt_BR
dc.subjectMessianismo-Milenarismo-Estado União de Jeovah.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ESTADO DE UNIÃO DE JEOVAH: UM MOVIMENTO MESSIÂNICO NO ESPÍRITO SANTOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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