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Tipo: Dissertação
Título: PRECONCEITO, INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E AMBIENTE ESCOLAR: AÇÕES INCLUSIVAS PARA A SUPERAÇÃO DA INTOLERÂNCIA
Autor(es): BORGES, FABIANO MIRANDA
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fomentar reflexões teóricas referentes à temática da intolerância religiosa no ambiente escolar. A partir de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se refletir sobre as categorias preconceito, intolerância, tolerância e educação, visando-se propor algumas ações inclusivas com o intuito de se superar ou mitigar a intolerância religiosa no ambiente proposto. Em relação às categorias e às ações abordadas, pretende-se discutir seus significados, suas características e desdobramentos, sua relevância no contexto atual para que, com base nos debates e discussões empreendidos, fosse possível vislumbrar a superação da temática proposta. Constata-se que a responsabilidade da solução da questão da intolerância religiosa no ambiente escolar deve compreender todos os agentes que compõe esse espaço, ou seja, estudantes, pais, responsáveis, professores e funcionários da escola, agentes estes dispostos a lutar por uma escola mais inclusiva e que realmente permita a participação de todos.
Resumo Alternativo: The present study aims to foster theoretical reflections regarding the theme of religious intolerance in the school environment. Based on a bibliographical research, we sought to reflect on the categories of prejudice, intolerance, tolerance and education with the aim of proposing some inclusive actions in order to overcome or mitigate religious intolerance in the proposed environment. In relation to the categories and actions addressed, we intend to discuss their meanings, their characteristics and their consequences, their relevance in the current context so that, based on the debates and discussions undertaken, it is possible to glimpse the overcoming of the proposed theme. It should be noted that the responsibility for solving the problem of religious intolerance in the school environment must include all the agents that make up this space, it means students, parents, guardians, teachers and school staff, these agents which are willing to fight for a more inclusive school that really allow everyone’s participation.
Palavras-chave: Preconceito, Intolerância, Inclusão, Tolerância, Educação.
Prejudice, Intolerance, Inclusion, Tolerance, Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ABRAMOWICZ, Anete.; BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto. A educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006. ADRAGÃO, Paulo Pulido. A liberdade religiosa e o Estado. Coimbra: Almedina, 2002. ALMEIDA, Ronaldo de. “Dez anos do chute na santa”. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (Org.). Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007. p. 171-190. ALVES, Cristina Nacif. O coordenador pedagógico como agente para a inclusão. In: SANTOS, Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira (Orgs.). Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 83-106. AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, J. G. (Org.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998. p. 11-30. ANDRADE, Marcelo. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/24
Data do documento: 12-Dez-2017
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