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Tipo: Dissertação
Título: RELIGIÃO E COMÉRCIO SOB A PERSPECTIVA CAPITALISTA NA ERA PÓS-MODERNA
Autor(es): SANTOS, TIAGO MARTINS DOS
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Resumo: O presente trabalho de dissertação discorre sobre as mudanças mercadológicas dos últimos tempos enquanto analisa a possibilidade de ingressos de empresas ocidentais em mercados protegidos pela fé. Estas mudanças de paradigmas fizeram com que as holdings incorporassem novos conhecimentos e novos conceitos sobre religiosidade e as suas formas de expressão nos meios comerciais, fazendo surgir um novo olhar e novas estratégias de marketing e formas de abordagens dos consumidores. Nasceram novas formas de se olhar a ética, a vida humana em sociedade, os caminhos para se alcançar o lucro e um nova conceituação para o mesmo. Estas mudanças estruturais e ideológicas nos sistemas econômicos obedecem às revoluções que vem ocorrendo na estrutura psicológica de determinada parte da população, senão nela toda. Em um primeiro momento, ainda na pré-história de cada comunidade, em particular, a geografia determina o que devem buscar e fazer a fim de sobreviverem; mas, com a evolução do pensamento crítico a educação passou a ser uma alavanca que funcionava em efeito reverso à ideologia capitalista. De forma que a estrutura que sustentou-se ao longo dos anos, das décadas, dos séculos e dos milênios foi a religião, principalmente nas regiões onde as condições geográficas não permitiam ousadias e inovações que viessem a por em risco a seguridade da população. Nestas localidades, a expressão cultural se faz muito forte, mas ela necessita de um suporte poderoso que refreie os efeitos da psiqué sobre o meio. Com o intuito de adentrar estes mercados, as corporações necessitam adequar-se aos preceitos culturais das populações, leis e religião, além de serem apoiados e suportados pelo discurso de maior poder sobre a mente dos indivíduos daquele espaço; nestes casos o sagrado é o expoente de maior expressão. O trabalho está estruturado em 3 (três) capítulos, sendo que o primeiro analisa a existência concomitante entre religião e capitalismo na sociedade atual, visando os principais elementos das sociedades capitalistas, a presença da religião na sociedade e o re-encantamento pelo mundo sagrado. No capítulo 2 aborda-se as mudanças corporativas em função da religião, como tem ocorrido o interesse das empresas comerciais pela religião e como esta comporta-se dentro das mesmas. No capítulo 3 trata-se da religião e do comércio sob a óptica do capitalismo no momento histórico atual, mostrando o porquê do interesse cada vez mais crescente das empresas sobre as religiões e seu interesse pelo mundo sacro. Conclui-se, por fim que as empresas pós-modernas buscam aliar-se ao sistema religioso com fins de ampliarem seus campos de atuação, enquanto que os mercados protegidos pela fé abriram suas portas ao sistema capitalista a fim de manterem suas culturas longe do estigma da extinção, uma vez que suas produções de gêneros alimentícios tornaram-se insuficientes para sustentarem uma população cada vez mais crescente.
Resumo Alternativo: This dissertation discusses the changing markets of recent times while exploring the possibility of inflows in western markets protected by faith companies. These paradigm shifts have meant that holdings incorporate new knowledge and new concepts of religiosity and their forms of expression in the media business, making a new look and new marketing strategies and ways to approach consumers arise. Born new ways of looking at ethics, human life in society, the ways to achieve earnings and new concepts for the same. These structural and ideological changes in economic systems obey the revolutions that has taken place in the psychological structure of a certain part of the population, but it all. At first, even in the pre - history of each community, in particular, geography determines what to look for and do in order to survive, but with the development of critical thinking education has become a lever that operated in effect reverse the capitalist ideology. So that the structure that has held up over the years, decades, centuries and millennia has been the religion mainly in regions where geographical conditions are not allowed and daring innovations that came to endanger the safety of the population. In these places, the cultural expression is very strong, but it needs a powerful support to curb the effects of the psyche over the middle. In order to enter these markets, corporations need to suit - cultural precepts of the people, law and religion, and are backed and supported by the discourse of greater power over the minds of individuals that space, in which case the sacred is the exponent greater expression. The work is structured in three (3) chapters, the first of which examines the coexistence between religion and society, to the main elements of capitalist societies, the presence of religion in society and the re -enchantment of the sacred world. In chapter 2 it approaches corporate changes based on religion, as has been the interest of commercial companies by religion and how it behaves within them. In chapter 3 it comes to religion and commerce from the perspective of capitalism in the current historical moment, showing why the ever increasing interest of companies about religions and their interest in the sacred world. We conclude finally that the post- modern companies seek to ally with the religious system with the purpose of broaden their fields, while the markets protected by faith have opened their doors to the capitalist system in order to keep their crops away from the stigma extinction, since their production of foodstuffs have become insufficient to sustain an ever growing population.
Palavras-chave: Religiosidade – Mudanças Mercadológicas – Capitalismo – Fé.
Religiosity – changing markets – capitalism – faith.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Elvisney Aparecido. Dimensões da responsabilidade social da empresa: um a abordagem desenvolvida a partir da visão de Bowen. RAUSP - Revista de Administração da USP, São Paulo: FEA/USP, vol. 38, n. 1 jan./fev./mar., p.37-45, 2003. ARAÚJO, Luiz Bernardo Leite. Liberalismo, Identidade e Reconhecimento Em Habermas. In: VERITAS Porto Alegre v. 52 n. 1. Março 2007. ASHELY P. A. (coord.). Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. BENEDICT, R. F. A Ciência do Costume. São Paulo: EDUSP, 2006. BERTONCELLO, Silvio Luiz Tadeu; CHANG JÚNIOR, João. A importância da Responsabilidade Social Corporativa como fator de diferenciação. São Paulo: FACOM - nº 17 - 1º semestre de 2007. BIBLIA Sagrada. Velho Testamento. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969. [Tradução de João Ferreira de Almeida]. BRASIL. Constituição da República Federativa. Brasília (DF). Promulgada em 5/10/1988. BULLÓN, Alejandro. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/236
Data do documento: 27-Jun-2013
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