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Tipo: Dissertação
Título: EMPREENDEDORISMO RELIGIOSO: A ADMISSÃO DE PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO CAPITALISTA PELA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.
Autor(es): OLIVEIRA, HUDSON CASSIO GOMES DE
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Sgarbi, Antonio Donizetti
Terceiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Resumo: O presente estudo lança um olhar descritivo sobre o empreendedorismo religioso na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD ou Igreja Universal). Busca a sua caracterização na análise e reflexão sobre as práticas de administração capitalistas descritas. Esse trabalho utiliza, para esse fim, em seus objetivos específicos, um estudo dos principais autores e obras de tradição sociológica weberiana. Desta forma, realiza-se aqui uma descrição, seguida de pequenas análises, discussões e reflexões sobre as práticas de administração da IURD e como essas apresentam-se no âmbito do mercado religioso brasileiro. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, em que destaca-se, além de Max Weber, principal eixo teórico do trabalho, os autores: Antônio Flavio Pierucci e seu olhar sobre os diferentes níveis de crescimento e modernização de grupos cristãos; Leonildo Silveira Campos e Ricardo Mariano, com suas hipóteses a respeito do sucesso na expansão pentecostal e neopentecostal, onde insere-se a IURD; Ari Pedro Oro, que discute as relações entre dinheiro e magia no neopentecostalismo e os enfrentamentos e as apropriações no que concerne as religiões afrobrasileiras; Ronaldo de Almeida e Paulo Gracino Junior, que discorrem sobre as possibilidades de trânsito religioso e as direções de seu fluxo; além de Eduardo Refkalefsky, Karla Regina Patriota e André Ricardo de Souza, cujos trabalhos possibilitam relacionar o quanto as práticas de administração da IURD assemelham-se, fortemente, às empresas capitalistas que competem no mercado globalizado. A Igreja Universal do Reino de Deus é uma instituição que, ao longo das últimas quatro décadas, tem demonstrado grande capacidade de expansão em relação as suas concorrentes no mercado religioso brasileiro e destaca-se, principalmente, por sua competência em posicionar-se por meio de eficazes estratégias de marketing e comunicação social, que somados a outros fatores garantem-lhe a liderança na oferta de serviços mágico/religiosos. Resulta dessa pesquisa, portanto, a persepção de que as ações empreendedoras das lideranças da Igreja Universal do Reino de Deus objetivam o protagonismo da igreja no mercado de serviços mágicos/religiosos e, para isso, lançam mão de modernas estratégias de administração. O empreendedorismo apresenta-se então como uma das razões do sucesso da Igreja Universal.
Resumo Alternativo: This work studies the religious entrepreneurship in the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG or Universal Church) through the characterization, analysis and reflection on capitalist practices of administration identified during compilation of data. It is a study that emphasizes the identification of major authors and works of Weber's sociological tradition. Thereupon, we carried out a description, followed by small analysis, discussions and reflections on the UCKG management practices and how these are presented in the Brazilian religious market. The methodology applied is the review of literature, in which stands out Max Weber, main theoretical axis of the work, as well as Antonio Flavio Pierucci and his look at the different levels of growth and modernization of Christian groups; Leonildo Silveira Campos and Ricardo Mariano, with its assumptions about success in Pentecostal and neo-Pentecostal expansion, which is part of the Universal Church; Ari Pedro Oro, which discusses the relationship between money and magic in neo-Pentecostalism and clashes and appropriations concerning the Afro-Brazilian religions; Ronaldo de Almeida and Paulo Gracino Junior, who talk about the religious transit opportunities and directions of its flow; besides Eduardo Refkalefsky, Karla Regina Patriot and Andrew Ricardo de Souza, whose work allows to understand how the UCKG management practices resemble strongly to capitalist companies competing in the global market. The Universal Church of the Kingdom of God is an institution which, over the past four decades, has shown great capacity of expanding against its competitors in the Brazilian religious market and stands out mainly by its competence in positioning itself through effective marketing strategies and media, which together with other factors guarantee you the lead in offering magical/religious services. The results of this research reinforce the perception that the entrepreneurial activities of the leaders of the Universal Church of the Kingdom of God aim to grant a protagonist role to institution in the religious market through use modern management strategies. Thereby, entrepreneurship is presented as one of the reasons for the success of the Universal Church.
Palavras-chave: IURD, Teologia da Prosperidade, Capitalismo, Empreendedorismo.
UCKG, Prosperity Theology, Capitalism, Entrepreneurship.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/235
Data do documento: 2-Dez-2014
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