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dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
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dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
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dc.contributor.referee3Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.creatorCOELHO, JANES MARCOS DA SILVA-
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dc.date.accessioned2018-11-14T16:54:20Z-
dc.date.available2015-12-05-
dc.date.available2018-11-14T16:54:20Z-
dc.date.issued2015-12-05-
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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/234-
dc.description.abstractDuring deployment and regulation of Religious Education in School, we have found different settings about its legitimacy in school environments and its contents as a discipline. The purpose of this study is to point out the challenges to be implemented on Religious Education in School without proselytizing based on teaching model of the Religion Science that is understood by this dissertation as the most consistent among the models of religious education historically constructed, because it is able to substantiate the practice of Religious Education in School theoretical and methodologically. The first chapter examines three models of Religious Education in School, Catechetical, Theological and Sciences of Religion, making an approach to the characteristics and objectives of each model for religious instruction. Right now there is a brief history of religious education in Brazil and the importance of practicing the same in school environments, as well as the preference for teaching based on the Science of Religion. Then there is an analysis on the deployment of confessional religious education in the State of Rio de Janeiro. Legal devices that support this model of education under the current Law 3459/2000 that ensures the provision of confessional religious education in the state are pointed out. Also in this chapter, the contributions of FONAPER, PACNER and BDL to progress and constructs of the discipline are mentioned. The last part of the study lists the challenges of religious education in its pedagogical dimension, training of qualified teachers to teach discipline, respect for pluralism and religious diversity and religious proselytizing. The proposal of this chapter is to propose overcoming these challenges to deployment of Religious Education in School without religious proselytizing respecting religious differences present in school environments through teaching practice based on the teaching of Religious Science, which is able to offer the necessary support for consolidation discipline in school curriculum.pt_BR
dc.description.resumoNo processo de implantação e regulamentação do Ensino Religioso Escolar nos deparamos com diferentes posições acerca de sua legitimação nos espaços escolares e seus conteúdos enquanto disciplina. O presente trabalho tem por objetivo apontar os desafios para que seja concretizado o Ensino Religioso Escolar sem proselitismo baseado no modelo de ensino da Ciência da Religião que é entendido pela presente dissertação como a mais coerente dentre os modelos de ensino religioso construídos historicamente, por ser este modelo capaz de fundamentar teórica e metodologicamente a prática do Ensino Religioso Escolar. No primeiro capítulo são abordados os três modelos de Ensino Religioso Escolar, o modelo Catequético, Teológico e o das Ciências da Religião fazendo uma abordagem das características e objetivos de cada modelo para o ensino religioso escolar. Neste primeiro momento é feito um breve histórico do ensino religioso no Brasil e a importância da prática do mesmo nos ambientes escolares, assim como a preferência pelo modelo de ensino baseado nas Ciências da Religião. Na Segunda parte da dissertação é feita uma análise sobre o processo de implantação do modelo de ensino religioso confessional do Estado do Rio de Janeiro. São apontados os dispositivos legais que amparam este modelo de ensino vigente sob a Lei nº 3459/2000 que garante a oferta de ensino religioso confessional no Estado. Ainda neste capítulo são postas as contribuições do FONAPER, PACNER e LDB para os avanços e construções acerca da disciplina. A última parte do trabalho elenca os desafios do ensino religioso, em sua dimensão pedagógica, de formação de docentes capacitados para ministrar a disciplina, o respeito ao pluralismo e diversidade religiosa e o proselitismo religioso. A proposta deste capítulo é propor a superação destes desafios para implantação do Ensino religioso Escolar sem proselitismo respeitando as diferenças religiosas presentes nos ambientes escolares através da prática docente baseada no modelo de ensino das Ciências da Religião, sendo este capaz de oferecer os subsídios necessários para consolidação da disciplina nos currículos escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-11-14T16:54:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Janes Marcos da Silva Coelho.pdf: 1285084 bytes, checksum: 65fc158c5fc3f2e57d35b7b95acb594d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-14T16:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Janes Marcos da Silva Coelho.pdf: 1285084 bytes, checksum: 65fc158c5fc3f2e57d35b7b95acb594d (MD5) Previous issue date: 2015-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Fábio Portela Lopes de. Liberalismo político, constitucionalismo e democracia: a questão do Ensino Religioso nas escolas públicas. 2006. 316 f. Dissertação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. AULETE, Caldas; NASCENTES, Antenor. Dicionário contemporâneo da língua portuguesa Caldas Aulete. 3.ed. RIO DE JANEIRO: Delta, 1980. 1072p. AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 5 ed. Parte 3: A transmissão da cultura. São Paulo: Melhoramentos/INL, 1976. AZEVEDO, Janete M.Lins de. A Educação como Política Pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. BASTOS, Shirley da Silva. O Ensino Religioso: representações sobre um tema polêmico. Dissertação, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2005. BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudança social.Petrópolis,Vozes;Rio de Janeiro: Koinonia,2003. BOFF, L. “Ehos” mundial. Um consenso mínimo entre os humanos. Brasília, Letrativa, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso Escolar, Proselitismo, Ciências da Religião, Pluralismo.pt_BR
dc.subjectReligious Education in School, Proselytism, Religious Science, Pluralism.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS SEM PROSELITISMO: UM DESAFIO PARA EDUCADORES NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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