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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO – DO PRESCRITO AO REGISTRADO: UM ESTUDO DE DIÁRIOS DE PROFESSORES VITÓRIA
Autor(es): CARVALHO, WELLITON DE RESENDE ZANI
Primeiro Orientador: Kilpp, Nelson
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Kilpp, Nelson
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar de que maneira se dá, a partir de 1998, a prática pedagógica da disciplina Ensino Religioso no município de Nova Venécia, na região Norte do Espírito Santo, a partir da análise dos registros realizados pelos professores nos diários de classe. Pode-se delimitar o objeto deste estudo como um exame da(s) perspectiva(s) epistemológica(s) evidenciada(s) nos registros feitos pelos professores de escolas públicas do Espírito Santo. O trabalho foi dividido em duas partes: As prescrições – em que foram analisados os currículos das Redes Estadual e Municipal e a legislação nacional e estadual relativa ao Ensino Religioso –, conta com dois capítulos: o primeiro aborda a legislação vigente e o segundo, os modelos de Ensino Religioso que servirão de base para a análise dos dados coletados; e as Práticas – em que foram analisados os conteúdos registrados no diários de professores das séries finais do Ensino Fundamental de cinco escolas de Nova Venécia no período compreendido entre 1998 e 2013 –, abarca os capítulos três e quatro, cada um dos quais analisando um ciclo de diários, 1998 a 2001 e 2010 a 2013. Fundamentou-se a pesquisa nos modelos de Ensino Religioso propostos por João Décio Passos. O pressuposto básico que norteou o trabalho é o de que os registros realizados pelos professores nos diários de classe e supervisionados pela equipe pedagógica das escolas constituem documentos históricos que permitem uma análise da prática efetiva do Ensino Religioso em sala de aula. Os resultados apontam para uma mudança de paradigma no Ensino Religioso ao longo dos anos, de modo que a práxis pedagógica, dentro do recorte analisado, parte de uma perspectiva confessional, unirreligiosa, para um modelo teológico, plurirreligioso.
Resumo Alternativo: The aim of this work is to study the way, the pedagogical practice of the school subject “Religious Teaching” is carried out since 1998, in Nova Venecia County, in the north of Espirito Santo, based on the analysis of the records registered by the teachers in their school record books. The object of this study can be delimited as an examination of the epistemological perspectives evidenced in the registers made by the teachers of the public schools in Espirito Santo. This work is divided into two parts: the prescriptions – in which the County and State curriculum and legislation related to Religious Teaching are analyzed – comprise two chapters: the first one dealing with the actual legislation and the second one with the Religious Teaching models, which will be taken as the base to analyze the collected data; and the practices – in which the contents registered in the teacher‟s school record books of the final periods of the Basic Education in five schools in Nova Venecia during the period of 1998 to 2013 were analyzed -, cover the third and fourth chapter, each one of them analyzing a cycle of school record books, 1998 up to 2001 and 2010 up to 2013.The research was based on the models of the Religious Teaching proposed by João Décio Passos. The basic assumption that guided this work is that the recordings carried out by the teachers in their school record books and supervised by the pedagogical team of the schools constitute historical documents that allow an analysis of the effective practice of the Religious Teaching in the classrooms. The results indicate a change in the paradigm in the Religious Teaching over the years, in such a way that the pedagogical practice, within the analyzed cutting, goes from a confessional perspective, non-religious, to a theological and multi-religious model.
Palavras-chave: Modelos de Ensino Religioso; diários de professores de Ensino Religioso; Currículo e prática pedagógica.
Religious teaching models; religious teacher‟s school record books curriculum and pedagogical practice.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BRASIL (1996). Lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 de dezembro de 1996. BRASIL (1997). Lei n° 9475/97. Altera o texto do Artigo 33 da Lei n° 9394/96. Brasília: Senado Federal, 1997. BRASILEIRO, Marislei de Souza Espíndula. Ensino Religioso na escola: O papel das Ciências das Religiões. Goiás. PUC, 2010. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da PUC de Goiás como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor. BRANDENBURG, Laude Erandi et. Ali (ORGS.). Ensino Religioso na escola: bases, experiências e desafios. São Leopoldo, Oikós, 2005. _________________. Ensino Religioso e Docência e(m) Formação. São Leopoldo, Sinodal/EST, 2013. BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB/1996 Contemporânea: contradições, tensões , compromissos. São Paulo: Cortez, 2014. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. PARECER n° 2197/2009. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/233
Data do documento: 12-Fev-2015
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