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Tipo: Dissertação
Título: DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES COM DEMOCRACIA, CIDADANIA E DIREITOS
Autor(es): FILHO, JOSÉ CHRISTOVAM DE MENDONÇA
Primeiro Orientador: Zabatiero., Júlio Paulo Tavares
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Pinel, Hiran
Terceiro membro da banca: Zabatireiro, Julio Paulo Tavares
Resumo: Para a educação de qualidade, a diversidade sexual é consubstancial à democracia, inclusão, direitos e cidadania – na prática escolar, entretanto, ainda se pratica o preconceito contra o público LGBT. Uma das origens do preconceito a LGBT é a cultura histórica de doutrinas e dogmas cristãos introduzidos na educação. O objetivo desta dissertação é conhecer, no âmbito do ensino religioso escolar em Cariacica, como se organizam as relações entre lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais com a escola, através do currículo do Ensino Religioso. É evidente a ocorrência de homofobia e a sua conexão com a presença significativa de valores religiosos na escola, contrários ao exercício dos direitos de plena cidadania. O tema das homossexualidades é ausente, e quando se discute é com um aspecto não afirmativo. Dados indicam que evangélico é mais propenso a ser homofóbico. O público LGBT é invisibilizado, excluído e violentado pelos instrumentos pedagógicos, que legitimam o caráter compulsório da heterossexualidade. O Ensino Religioso, assim, não cumpre o papel de educar para a diversidade, reforça proselitismos e acaba por expressar discriminação. Foi possível concluir que as escolas públicas são espaços de preconceito e discriminação, e que o currículo do Ensino Religioso reforça essa matriz e não desconstrói essa realidade. O Ensino Religioso, ao contrário, deve propor uma política de inclusão da diversidade sexual; contemplar um conjunto de instrumentos pedagógicos na desconstrução de preconceitos por orientação sexual e identidade de gênero. É necessário, sob o prisma constitucional e cultural da diversidade, repensar a legislação, a teoria e a prática do Ensino Religioso Escolar, a fim de que o mesmo cumpra sua função constitucional de educar para a cidadania.
Resumo Alternativo: For quality education, sexual diversity is inseparable from democracy, inclusion, rights and citizenship - school practice, however, there is still prejudice against the LGBT groups. One of the origins of the LGBT prejudice is the historic culture of Christian doctrines and dogmas that have been inserted into education. The goal of this dissertation is to understand, in teaching Religious Education of Cariacica School System, the organization of the relationships between lesbians, gays, bissexuais, transvestites, transgendered and intersexual individuals and the school system through the Religious Education curriculum. It´s evident the occurrence of homophobia and its connection to the significant presence of religious values in school, contrary to the rights of full citizenship. The issue of homosexuality is absent, and when discussing, it´s conducted through in a non-affirmative way. Statistics indicate that evangelical people is more likely to be homophobic. The LGBT students are made invisible, excluded and violated by pedagogical instruments, which legitimize the compulsory nature of heterosexuality. Religious Education, thus, does not fulfill the role of educating for diversity, and ultimately, reinforces proselytism and express discrimination. It was concluded that public schools are places of prejudice and discrimination, and the Religious Education curriculum reinforces this array and not deconstructs that reality. Religious Education, in contrast, must propose a policy of inclusion of sexual diversity; contemplate a set of teaching tools in the deconstruction of prejudice based on sexual orientation and gender identity. It is necessary, in the light of constitutional and cultural diversity, rethink the legislation, the theory and practice of Religious Education, so that it fulfills its constitutional function of educating for citizenship.
Palavras-chave: diversidade sexual. Homofobia. Ensino Religioso. Inclusão. Homossexualidades. Religião. Gêneros. Orientação sexual. Direitos. Democracia.
sexual diversity, homophobia, religious education, inclusion, homosexuality, religion, genders, sexual orientation, rights, democracy.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete da. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO, 2004. BELOTTI, Elena Gianini; ALVES, Ephraim Ferreira. Educar para a Submissão. 5ª.Ed. Petrópolis: Vozes, 1985. BOFF, Leonardo. www.jornalregistra.com : “Capitalismo é antivida, assassina as vidas humanas para acumular”, diz Leonardo Boff: 19 Outubro 2012. Disponível em: < http://www.jornalregistra.com/cidadania/politica/2117-%E2%80%9C capitalismo-%C3%A9-antivida,-assassina-as-vidas-humanas-para-acumular%E2%8 0%9D,-diz-leonardo-boff.html> Acesso em 07 de jan. de 2013. BORRILLO, Daniel. Homofobia. História e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2010. BRASIL, Ministério da Justiça. Programa Brasil Sem Homofobia. Brasília: Programa Brasileiro de Combate à Violência e à Discriminação contra Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais, e de Promoção da Cidadania Homossexual, 2004. BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/228
Data do documento: 10-Abr-2013
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