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dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Terra, Kenner Roger Cazotto-
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dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorSILVA, ISAAC PINTO DA-
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dc.date.accessioned2018-11-13T18:15:44Z-
dc.date.available2015-03-18-
dc.date.available2018-11-13T18:15:44Z-
dc.date.issued2015-03-18-
dc.identifier.citationALARCÃO, I. Professores Reflexivos numa Escola Reflexiva. 3. ed. São Paulo:Cortez. 2004 ALVES, R. O que é religião. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. ARAÚJO, U.F.. O ambiente escolar e o desenvolvimento do juízo moral infantil. In: MACEDO, Lino de (org). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? 2007. Disponível em <http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm>. Acesso em abr. 2014. BERGER, P. L. LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1994. BOFF, M.A.E.; CARDOSO, R.H.; SCHWANCK, T.M.; HENDLER, V.B. Mapa conceitual do processo de ensino aprendizagem. Rio Grande do Sul, 2009. BOEING, A. Expressões culturais e religiosas: potencializando o diálogo. Revista de Educação AEC. Educação e Religiosidade. Ano 35, nº 138, janeiro/março, 2006. Brasília:AEC, 2006, p. 32-4. BRASIL. 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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/227-
dc.description.abstractReligiosity is a constitutive dimension of human reality and the religious education aims at teaching this dimension of human life in order to provide a person‟s comprehensive educational development. Its specific function is to stimulate students so that he or she can realize the transcendental dimension of his or her life and it makes him or her live on his or her own intensity, translating its religiosity in real attitudes, in line with his or her world perception, social relations, ethics, moral and justice views. Theoretical background develops this approach so as to contemplate the objectives searching answers for the stated problem, describing the pedagogical proposal to the Religious Education and its contribution to student‟s education as citizen, analyzing the role of religious traditions in the structuring and maintenance of different cultures and sociocultural manifestations; presenting the main characteristics of religious phenomena, emphasizing its basic elements from the religious experiences realized in the context of the student; identifying the teacher‟s conception and perception of a public school of Grande Vitória regarding Religious Education and its importance to the person‟s basic education through a case study. The bibliographical research and the utilization of the method allowed us to obtain essential information related to the contribution of Religious Education in the person‟s basic education regarding learning values. It is possible to conclude that Religious Education can provide students a better understanding of school life, world and in its relations, therefore, it is essential in the basic education of the citizenship.pt_BR
dc.description.resumoA religiosidade é uma dimensão constitutiva da realidade humana e o Ensino Religioso escolar tem como proposta a educação desta dimensão da vida humana com o objetivo de proporcionar uma formação integral da pessoa. Sua função específica exercitar o educando para que se dê conta da dimensão transcendente da sua vida e levá-lo a viver na intensidade de si mesmo, traduzindo a sua religiosidade em atitudes práticas, em harmonia com sua percepção do mundo, das relações sociais, da ética, moral e justiça. O referencial teórico desenvolve esta abordagem no sentido de contemplar os objetivos definidos buscando resposta para o problema formulado, descrevendo a proposta pedagógica para o Ensino Religioso e sua contribuição para a formação do aluno enquanto cidadão, analisando o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais; apresentando as principais características do fenômeno religioso, destacando seus elementos básicos a partir de experiências religiosas percebidas no contexto do educando; identificar a concepção e percepção dos professores de uma escola da rede pública estadual localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória em relação ao Ensino Religioso e sua importância para a formação básica, a partir de estudo de caso. A pesquisa bibliográfica, com aplicação do método possibilitaram obter as informações necessárias em relação a contribuição do Ensino Religioso na formação básica do indivíduo na aprendizagem de valores. Pode-se concluir que o Ensino Religioso escolar pode propiciar aos educandos uma compreensão melhor do cotidiano escolar, da vida, do mundo e suas relações, sendo, portanto, importante na formação básica do cidadão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-11-13T18:15:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Isaac Pinto.pdf: 1033889 bytes, checksum: fddf11f05880c4249f0371dbbcb7f4b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-13T18:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Isaac Pinto.pdf: 1033889 bytes, checksum: fddf11f05880c4249f0371dbbcb7f4b9 (MD5) Previous issue date: 2015-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALARCÃO, I. Professores Reflexivos numa Escola Reflexiva. 3. ed. São Paulo:Cortez. 2004 ALVES, R. O que é religião. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2007. ARAÚJO, U.F.. O ambiente escolar e o desenvolvimento do juízo moral infantil. In: MACEDO, Lino de (org). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? 2007. Disponível em <http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm>. Acesso em abr. 2014. BERGER, P. L. LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1994. BOFF, M.A.E.; CARDOSO, R.H.; SCHWANCK, T.M.; HENDLER, V.B. Mapa conceitual do processo de ensino aprendizagem. Rio Grande do Sul, 2009. BOEING, A. Expressões culturais e religiosas: potencializando o diálogo. Revista de Educação AEC. Educação e Religiosidade. Ano 35, nº 138, janeiro/março, 2006. Brasília:AEC, 2006, p. 32-4. BRASIL. 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Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) – Universidade Federal da Paraíba,João Pessoa, 2010. INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIÃO PÚBLICA (IBOPE). Brasileiros repudiam acordo Brasil-Vaticano. 2009. Disponível em http://institutoparacleto.org/2009/10/29/pesquisa-sobre-o-acordo-brasil-e-vaticano/>. Acesso em nov. 2014. JUNQUEIRA, S. R. A. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008. JORNAL A GAZETA. Famílias buscam vagas em escolas públicas da Serra, ES. Abril, 2013. Disponível em <http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/familias-buscam-vagas-em-escolas-publicas-da-serra-es.html>. JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO. Católicos têm restrições a acordo Brasil-Vaticano. 2009. LAKATOS, E; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. KLEIN, P.G. Educação entre tradição e transformação (Igreja Católica).In: STRECK, Danilo Romeu (Org.). Educação e Igreja no Brasil: um ensaio ecumênico. São Leopoldo: CELADEC: IEPG: 1999. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso. Educação. Religiosidade. Formação.pt_BR
dc.subjectReligious Education. Education. Religiosity. Fackground.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleUM ESTUDO SOBRE O ENSINO RELIGIOSO: A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SERRA E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM DOS VALORES HUMANOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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