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Tipo: Dissertação
Título: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO RELIGIOSO: A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SERRA E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM DOS VALORES HUMANOS
Autor(es): SILVA, ISAAC PINTO DA
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: A religiosidade é uma dimensão constitutiva da realidade humana e o Ensino Religioso escolar tem como proposta a educação desta dimensão da vida humana com o objetivo de proporcionar uma formação integral da pessoa. Sua função específica exercitar o educando para que se dê conta da dimensão transcendente da sua vida e levá-lo a viver na intensidade de si mesmo, traduzindo a sua religiosidade em atitudes práticas, em harmonia com sua percepção do mundo, das relações sociais, da ética, moral e justiça. O referencial teórico desenvolve esta abordagem no sentido de contemplar os objetivos definidos buscando resposta para o problema formulado, descrevendo a proposta pedagógica para o Ensino Religioso e sua contribuição para a formação do aluno enquanto cidadão, analisando o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais; apresentando as principais características do fenômeno religioso, destacando seus elementos básicos a partir de experiências religiosas percebidas no contexto do educando; identificar a concepção e percepção dos professores de uma escola da rede pública estadual localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória em relação ao Ensino Religioso e sua importância para a formação básica, a partir de estudo de caso. A pesquisa bibliográfica, com aplicação do método possibilitaram obter as informações necessárias em relação a contribuição do Ensino Religioso na formação básica do indivíduo na aprendizagem de valores. Pode-se concluir que o Ensino Religioso escolar pode propiciar aos educandos uma compreensão melhor do cotidiano escolar, da vida, do mundo e suas relações, sendo, portanto, importante na formação básica do cidadão.
Resumo Alternativo: Religiosity is a constitutive dimension of human reality and the religious education aims at teaching this dimension of human life in order to provide a person‟s comprehensive educational development. Its specific function is to stimulate students so that he or she can realize the transcendental dimension of his or her life and it makes him or her live on his or her own intensity, translating its religiosity in real attitudes, in line with his or her world perception, social relations, ethics, moral and justice views. Theoretical background develops this approach so as to contemplate the objectives searching answers for the stated problem, describing the pedagogical proposal to the Religious Education and its contribution to student‟s education as citizen, analyzing the role of religious traditions in the structuring and maintenance of different cultures and sociocultural manifestations; presenting the main characteristics of religious phenomena, emphasizing its basic elements from the religious experiences realized in the context of the student; identifying the teacher‟s conception and perception of a public school of Grande Vitória regarding Religious Education and its importance to the person‟s basic education through a case study. The bibliographical research and the utilization of the method allowed us to obtain essential information related to the contribution of Religious Education in the person‟s basic education regarding learning values. It is possible to conclude that Religious Education can provide students a better understanding of school life, world and in its relations, therefore, it is essential in the basic education of the citizenship.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação. Religiosidade. Formação.
Religious Education. Education. Religiosity. Fackground.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/227
Data do documento: 18-Mar-2015
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