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Tipo: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO: O CASO DE PORTO VELHO-RO
Autor(es): FROTA, JOSÉ MARIA DA
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Resumo: A presente Dissertação teve o propósito de conhecer a falta de formação continuada para os docentes de Ensino Religioso (ER) no Ensino Fundamental das escolas públicas de Rondônia. Para viabilizar a pesquisa, tomou-se, como objeto de estudo, a área urbana do pólo IV mantida pelo Governo do Estado no Município de Porto Velho. A metodologia adotada serviu-se de uma abordagem histórica do ER na Escola Pública e de uma análise sobre a falta de formação continuada para os docentes de ER. A pesquisa de campo contou com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Na revisão bibliográfica, levou-se em consideração a história da disciplina no cenário da educação nacional, com destaque para a legislação federal e estadual e a filosofia do ER. A análise dos resultados da pesquisa considerou significativa a contribuição particular do ER na estrutura curricular da escola pública, levantou algumas questões de ordem legal relacionadas à interpretação dos pressupostos e objetivos da disciplina, e sugeriu pistas de ação para uma incrementação da Capacitação e Formação Permanente para os docentes do ER no Ensino Fundamental de Rondônia.
Resumo Alternativo: This Dissertation aimed to meet the lack of continuing education for teachers of Religious Education (RE) in the basic education of the public schools in Rondônia. To facilitate the search, was taken as an object of study, the urban area of the IV pole held by the State Government in the city of Porto Velho. The methodology helped himself to a historical approach to the ER at Public School and an analysis of the lack of continuing education for RE teachers. The field research was questionnaires and semi-structured interviews. In the literature review, we took into account the history of the discipline in the national education setting, with emphasis on federal and state law and the philosophy of the ER. The analysis of the survey results considered significant the particular contribution of the ER in the curriculum of public schools, raised questions of a legal nature relating to the interpretation of the assumptions and objectives of discipline, and suggested lines of action for an escalation of Training and Continuing Training ER teachers in the elementary school of Rondônia.
Palavras-chave: Ensino Religioso; Rondônia; Escola Pública.
Religious Education; Rondônia; Public School.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: Ação Educativa/2009 – Relatório Técnico Narrativo Final. Projeto: Direito humano à educação, ensino religioso e Estado laico. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/images/stories/pdfs/pesquisa. er.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013. AZEVEDO, F. (Org.) A Reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Nacional, 1932. AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política, 3 ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2004, p. 36. BRASIL. Constituição Política do Império do Brazil, de 25 de março de 1824. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm> Acesso em: 6 de fev. 2015. ______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm> Acesso em: 6 de fev. 2015. ______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/226
Data do documento: 12-Dez-2014
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