Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/225
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO: SUPERANDO A CATEQUESE A PARTIR DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
Autor(es): SOUZA, JOSIEL PEREIRA
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: Esta pesquisa que versa sobre Ensino Religioso: superando a catequese à partir das ciências das religiões teve como objetivo central analisar a possibilidade de construção de novas práticas educacionais com qualidade, visando a não interferência em princípios gerais dos educandos como forma de promoção do Ensino Religioso. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, foi realizada através de questionário para alunos e professores de três Escolas Estaduais e três Escolas Municipais de Manaus - AM. Participaram desta pesquisa 604 alunos de ambos os sexos de 15 a 18 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, além de 07 professores. Por meio destes questionários aplicados foi possível verificar os pontos que precisam ser melhor qualificados. Nas pesquisas que fizemos com alunos e professores, constatou-se que o Ensino Religioso praticado na escola ainda tem sintomas proselitistas e confessionais. A pesquisa aponta quão imprescindível é oportunizar a participação dos docentes e discentes no diálogo de construção do Ensino Religioso atual. As secretarias Municipais e Estaduais defendem um Ensino Religioso baseado em Ciências das Religiões, no entanto é preciso materiais pedagógicos mais eficientes, desta forma, os professores podem produzir um bom plano de aula e assim pratica-los em sala de aula. Nossa pesquisa defende que mesmo com tantas dúvidas relacionadas ao estabelecimento do Ensino Religioso baseado em Ciências das Religiões, a mesma demonstra ser a melhor forma de estudarmos Ensino Religioso sem ferir o direito do espaço público da educação do nosso País.
Resumo Alternativo: This research deals with religious teaching: overcoming catechesis from the Religious Studies. The main objective is to analyse the possibility of building new educational practices with quality, aimed at non-interference in general principles of students as a way of promoting religious teaching. This is a quantitative research, conducted through a questionnaire to students and three state schools teachers and three Municipal Schools of Manaus - AM. The study gathered 604 students of both sexes from 15 to 18 years of the 9th grade of elementary school, and 07 teachers. Through these questionnaires was possible to verify the points that need to be better qualified. In the research made with students and teachers, it was found that the religious teaching practiced in school still has proselytizing and religious symptoms. The research shows how essential is to create opportunities for participation of teachers and students in the construction of the current religious teaching dialogue. The Municipal and State secretariats advocate a religious teaching based on Religious Studies, however it takes more efficient teaching materials in this way, teachers can produce a good lesson plan and so practicing them in the classroom. Our research argues that even with so many questions related to religious teaching based on the establishment of Religious Studies, it proves to be the best way to study religious teaching without injuring the right of the public space of education in our country.
Palavras-chave: Ensino Religioso, Ciências das Religiões, Cidadania.
Religious Teaching, Religious Studies, Citizenship.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BLANK, Lílian De Oliveira (Coord.). Formação de docentes e Ensino Religioso no Brasil. Blumenau: Edifurb, 2008. BOEING, Antônio. Ensino Religioso enraizado nas Ciências da Religião. Diálogo Revista de Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas. Ano XIV, n. 55, p. 09-12, ago./set. 2009. __________. Questões metodológicas do Ensino Religioso. Diálogo Revista de Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas. Ano XVIII, n.71, p.44-48, ago./set.2013. BRASILEIRO, Marislei S. Ensino Religioso na escola: o papel das Ciências das Religiões. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião. Pontífica Universidade Católica de Goiás. Goiânia, 2010. FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlos. As Ciências das Religiões. São Paulo: Paulus, 1999. FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 2. ed. São Paulo: Ave Maria, 2010. GRESCHAT, Hans-Jürgen. O que é Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2005. HOLMES, Maria José Torres. Textos sagrados, primícias culturais. Diálogo Revista de Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas. Ano XIV, n. 55, p. 28-31, ago./set. 2009. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O Processo de Escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. __________. História, Legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba, PR: Ibpex, 2008. MACHADO, Arabela Eunice Martins Maia. Ritos e símbolos do sagrado na prática do Ensino Religioso. Diálogo Revista de Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas. Ano XIV, n.55, p. 20-23, ago./set. 2009. MICHELETTI. Pe. Guillermo. Vocês gostariam de ser Catequistas? 2. ed. São Paulo: Ave Maria, 2008. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez: Brasília, DF: UNESCO, 2011. OLIVEIRA, Ednilson T. Ensino Religioso: fundamentos epistemológicos. Curitiba: Ibpex, 2009. OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro. Religião e Educação para a cidadania. São Paulo: Paulinas, 2011. PALHETA, Francisco S. B. Legislação Federal e Estadual quanto ao Ensino Religioso Escolar: perspectivas e desafios. SEDUC/AM. 2013. 110 PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PRAIA, Jefferson. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília 2009. RANQUETAT JÚNIOR, César. Do Confessional ao Plural: uma análise sobre o novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Rev. Diálogo Educ., Curitiba: Paulinas. V. 8, n.23, p. 289-305, jan./abril 2008. ROCHA, E. G. Estatuto do idoso: um avanço legal. Revista da UFG. v. 5, n. 2, dez. 2003. RODRIGUES, Edile Maria F. Ensino Religioso, o que ensinar? Diálogo Revista de Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas. Ano XVIII, n.71, p.62-64, ago./set.2013. SEMED, Secretaria Municipal de Educação, Subsecretaria de Gestão Educacional, Departamento de Gestão Educacional, Divisão de Ensino Fundamental. Proposta Curricular 6º ao 9º ano, Ensino Religioso. Manaus, 2014. SENA, Luzia. Ensino Religioso e Formação Docente. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. SOUSA, Jaefson Rodrigues. Da escola para a ética mundial: Articulações do Ensino Religioso. Diálogo Revista de Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas. Ano XIV, n.55, p. 32-35, ago./set. 2009. TRINDADE, Diamantino Fernandes. A História da História da Ciência uma possibilidade para aprender ciências. São Paulo: Madras, 2003. USARSKI, Frank. Constituintes da Ciência da Religião: Cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006. ___________. O Espectro Disciplinar da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/225
Data do documento: 30-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Josiel Pereira Souza.pdfDissertação - Josiel Pereira Souza1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.