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Tipo: Dissertação
Título: RELIGIÕES AFRICANAS E INDÍGENAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA DESCRIÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA CIDADE DE CÁCERES – MT.
Autor(es): ALMEIDA, LEANDRO DE
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: O presente estudo aborda o ensino de história das religiões indigena e africana no ambiente escolar através das falas de professores de historia da rede pública de ensino no município de Cáceres-MT, objetivando compreender quais as imagens/representações que estes professores de historia possuem a respeito das religiões africana e indígena. A pesquisa foi realizada em todas as 13 escolas estaduais do município, ficou constatado no decorrer da pesquisa que muitas vezes as questões religiosas desses povos são abordadas de forma muito superficial e estereotipada, sendo assim, hoje se faz necessário uma mudança de mentalidade no processo de ensinar e aprender a respeito da religiosidade africana e indígena, uma vez que, após a promulgação das leis 10639/03 e 11645/08 torna-se obrigatório o ensino da cultura africana e indígena na educação básica, Utilizou-se como metodologia um estudo de natureza subjetiva das questões envolvidas neste estudo, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa sendo assim transcrevemos algumas falas dos professores sobre esse ensino, fazendo uma reflexão do mesmo in loco levando em consideração os recursos utilizados para ensinar a história desses povos. Espera-se que com a realização dessa pesquisa ela possa servir de reflexão para politicas publicas do governo em prol dessa minoria que acaba sendo esquecida, más que em sua historia teve uma grande contribuição para a formação da sociedade brasileira. Palavras-
Resumo Alternativo: This study addresses the teaching of history and indigenous African religions in the school environment through the speeches of history teachers from public schools in the city of Cáceres-MT in order to understand which images / representations of history that these teachers have about African and indigenous religions. The survey was conducted in all 13 state schools in the city, it was found during the research that often religious issues these people are covered in a very superficial and stereotypical way, so today a change in mindset is needed in the process teach and learn about African and indigenous religiosity, since, after the enactment of laws and 10639/03 11645/08 becomes compulsory the teaching of African and indigenous culture in basic education, was used as a methodology of a study subjective nature of the issues involved in this study, we chose a qualitative research thus transcribe speech of some teachers about this school, making a reflection of the same spot taking into account the resources used to teach the history of these people. It is expected that with the completion of this research it can serve as a reflection for public policies of the government towards this minority that ends up being forgotten, that bad in its history had a great contribution to the formation of Brazilian society.
Palavras-chave: Ensino de História, Religião, Relações étnico-racial.
Teaching of History, Religion, ethnic-racial relations.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALMEIDA, M. R. C. Identidades étnicas e culturais: novas perspectivas para a história indígena. In: ABREU, Martha e SOITHET, Rachel (Orgs). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. ALTMANN, Lori e ZWETSCH, Roberto. Paíter: O povo suruí e o compromisso missionário. Chapecó: Cadernos do Povo – PU, 1980. ________. Leitura bíblica entre indígenas. In: KILP, Nelson e WESTHELLE, Vítor (Orgs.) Proclamar Libertação – Auxílios Homiléticos, vol. XI. São Leopoldo: EST/Editora Sinodal, 1989, pp. 61- 70. ________. Convivência e solidariedade. Uma Experiência Pastoral entre os Kulina, Cuiabá/São Leopoldo: GTME/COMIN, 1990. ________. Madija: um povo entre a floresta e o rio. Trilhas da produção simbólica kulina. Dissertação de mestrado. São Bernardo do Campo: IMES, 1994. ANDRADE, Maria Antonia Alonso de. Cultura política, identidade, representações sociais. Recife: Massangana, 1999 ARAÚJO, Raimundo Nonato de. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/224
Data do documento: 19-Nov-2014
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