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dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mário-
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dc.contributor.referee1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
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dc.contributor.referee2Marlow, Sérgio Luiz-
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dc.contributor.referee3Gonçalves, . José Mário-
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dc.creatorGRIJO, ELIZABETH DONDONI-
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dc.date.accessioned2018-07-04T17:13:00Z-
dc.date.available2017-11-27-
dc.date.available2018-07-04T17:13:00Z-
dc.date.issued2017-11-27-
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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/21-
dc.description.abstractIn this study, whose theme is ‘Religious Education in the Public Schools of Vila Velha (ES): from the perspective of students, parents and religious leaders’, it was sought to improve the reflection on the discipline in the municipality. The results presented are based on the questionnaires sent to each segment. In turn, the question was based on the following question: does Religious Education, taught in primary schools, in Vila Velha (ES), follow the constitutional precepts, guaranteeing secular education? From the theoretical perspective, the research is justified in the need to test, in real context, the learning acquired during the course. From a practical point of view, the justification for the achievement of the present study lies in the need to find out if Religious Education taught in primary schools in Vila Velha (ES) respects the precepts established by the legislation – which defend the lay state. The present study becomes feasible since the researcher has acted professionally as a teacher and director of Elementary School in the municipal school network of Vila Velha (ES), having direct access to the documentation and textbooks, as well as to the educating colleagues. The objective is to analyze the history of Religious Education in Brazil, in order to understand what this discipline has brought to the teaching and learning process. As to its structure, the work was divided into three chapters. In the first, we describe the brief history of Religious Education in Brazil and the context of this same discipline in Vila Velha (ES). The second chapter describes the municipality, the schools surveyed and the data collection. In the third and final chapter, the results of the applied questionnaires are analyzed, analyzing them from the perspective of Décio Passos, which points out three main aspects of the evolution of Religious Education in Brazil: catechetical model; theological model; model of the Sciences of religions.pt_BR
dc.description.resumoNesse estudo, cujo tema é ‘Ensino Religioso nas Escolas Públicas de Vila Velha (ES): na perspectiva dos alunos, pais e líderes religiosos’, buscou-se melhorar a reflexão sobre a disciplina no município. Os resultados apresentados decorrem dos questionários encaminhados a cada segmento. Por sua vez, a pergunta problema teve como base a seguinte indagação: o Ensino Religioso, ministrado nas escolas de Ensino Fundamental, no município de Vila Velha (ES), segue os preceitos constitucionais, garantindo a educação laica? Pelo prisma teórico, a pesquisa se justifica na necessidade de se testar, em contexto real, o aprendizado adquirido ao longo do curso. Do ponto de vista prático, a justificativa para a consecução do presente estudo reside na necessidade de descobrir se o Ensino Religioso ministrado nas escolas de Ensino Fundamental, em Vila Velha (ES), respeita os preceitos estabelecidos pela legislação – que defendem o estado laico. O presente estudo torna-se viável posto que a pesquisadora tem atuado profissionalmente como professora e diretora de Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Vila Velha (ES), tendo acesso direto à documentação e livros didáticos, bem como aos colegas educadores. O objetivo é analisar a história do Ensino Religioso no Brasil para, ao final, entender o que tal disciplina trouxe de positivo ao processo de ensino e aprendizagem. Quanto à sua estrutura, o trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro, descreve-se o breve histórico do Ensino Religioso no Brasil e o contexto dessa mesma disciplina em Vila Velha (ES). No segundo capítulo descreve-se o município, as escolas pesquisadas e a coleta de dados. No terceiro e último capítulo, abordam-se os resultados dos questionários aplicados, analisando-os sob a ótica de Décio Passos, o qual aponta três vertentes principais de evolução do Ensino Religioso no Brasil, quais sejam: modelo catequético; modelo teológico; modelo das Ciências das religiões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-07-04T17:13:00Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Elizabeth Dondoni Grijo.pdf: 6063106 bytes, checksum: 4c6b4e4fc27c002507875f6f6a762635 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstado laico – doutrina – ensino – Ensino Religioso – escola pública.pt_BR
dc.subjectLay state – doctrine – education – religious education – public schoolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VILA VELHA (ES), NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS, PAIS E LÍDERES RELIGIOSOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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