Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zabatiero, Julio Paulo Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084107335994470pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Sgarbi, Antonio Donizetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9637068474044846pt_BR
dc.contributor.referee3Zabatireiro, Julio Paulo Tavares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084107335994470pt_BR
dc.creatorSILVA, MARCO ANTONIO DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832386180462734pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-17T20:24:43Z-
dc.date.available2014-07-24-
dc.date.available2018-10-17T20:24:43Z-
dc.date.issued2014-07-24-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/218-
dc.description.abstractThe current context of Religious Education in the municipality of Vila Velha / ES Through document analysis, this research has verified the viability and reality of Religious Education in municipal public schools through the new guidelines. The work was done in four chapters. The first chapter presents a brief history and the socioeconomic characteristics of the municipality. The second describes the legislation that granted the structure of the current Religious Education curriculum and evaluation procedure The third relates the training of teachers for Religious Education. The fourth chapter describes the profile of teachers of Religious Education and continuing education specific to professionals working in the network for the discipline in question. This research reveals the existence of knowledge and standards for Religious Education in municipal schools and the teachers training process needs, as an emergency, to be viable and / or available for professionals who would want to teach this subject.pt_BR
dc.description.resumoO contexto atual do Ensino Religioso no município de Vila Velha/ES. Através de análise documental, a pesquisa verificou a viabilidade e a realidade do Ensino Religioso nas escolas municipais, mediante as novas orientações. O trabalho foi elaborado em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma breve história e as características socioeconômicas do município. O segundo descreve a legislação que concedeu a estrutura do Ensino Religioso atual, o currículo e o procedimento avaliativo O terceiro relata a formação de professores para o Ensino Religioso. O quarto capítulo descreve o perfil dos professores de Ensino Religioso e a formação continuada especifica para os profissionais que atuam na rede na disciplina em questão. A pesquisa revela conhecimento da existência de normas para o Ensino Religioso nas escolas municipais e que o processo formativo dos professores precisa, em caráter emergencial, ser viabilizado e/ou disponibilizado para os profissionais que queiram atuar nessa disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-10-17T20:24:43Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marco Antonio da Silva.pdf: 1471535 bytes, checksum: ad8a33d2ed7775e5f400f99ec8f3c323 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-17T20:24:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marco Antonio da Silva.pdf: 1471535 bytes, checksum: ad8a33d2ed7775e5f400f99ec8f3c323 (MD5) Previous issue date: 2014-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesASSINTEC. Sugestão de proposta pedagógica para o ensino religioso. Curitiba/PR, 2005. Disponível em http://www.gper.com.br/noticias/750de743fa3d10f68de2a83f02ccc6cf.pdf. Acesso em 2 de novembro de 2013. BECKER Michael. A educação de valores no Inter-Religioso: uma contribuição para a cultura de paz. In: DE MATOS, Kelma; DO NASCIMENTO, Verônica; NONATO JÚNIOR Raimundo (Orgs.). Cultura de paz: do conhecimento à sabedoria. Fortaleza: edições UFC. 2008. BIRMAN, Patrícia (org.). Religião no espaço público. São Paulo: Avattar. 2003. BORGES, E, MEDEIROS, C.A, DADesk, J. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002. BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. (alterada pela Lei n° 9475, de 22 de julho de 1997) Disponível em: <www.mec.br> Acesso: 4 de junho de 2008. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p. CASSEB, Samir Araújo. Cultura de Paz e Não-Violência no Ensino Religioso: possibilidades através da vida e obra de Mahatma Gandhi. 2009. 98 f. Monografia (Licenciatura Plena em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará Belém, 2009. CAVALIERE, Ana Maria. “O mal-estar do ensino religioso nas escolas públicas”. Cadernos de Pesquisa (São Paulo), nº. 131, maio/agosto, 2007. DEL PRIORE, Mary. Religião e religiosidade no Brasil colonial. 6. ed. São Paulo: Ática, 2002. FERREIRA, Amauri Carlos. Ensino Religioso nas Fronteiras da Ética. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. O Ensino Religioso - Perspectivas. Tendências e Desafios. Petrópolis: Vozes, 1996. __________ . Ensino Religioso: Perspectivas Pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, (Coleção ensino religioso escolar. Série Fundamentos)1995. __________. O Ensino Religioso no Brasil: Tendências, Conquistas, Perspectivas. Petrópolis: Vozes, 1995. 85 FISCHMANN, Roseli. Ciência, Tolerância e Estado Laico. Cienc. Cult. v. 60 n.spe1 São Paulo jul. 2008. FISCHER, Louis. A Fé. São Paulo: Circulo do Livro. 1982. FONAPER - FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 1 ed. São Paulo: AM Edições, 1997 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HOLANDA, Ângela. Existe alguma avaliação no Ensino religioso? Como acontece? Maceió/ AL). Disponível em http://www.gper.com.br/?sec=art7. Acesso em 3 de novembro de 2013. HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Centauro, 2002. JACOB, César Romero et alii, 2003. Atlas de filiação religiosa e indicadores sociais no Brasil. São Paulo, Loyola.Portal Legislativo do Senado Federal www.senado.gov.br/pls/prodasen/ http://www.nepp-dh.ufrj.br/ole/textos_equipe2.html (acesso em 14/02/12). JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Ensino Religioso; aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientifica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992. OLIVEIRA, Lílian Blanck de. Ensino Religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas. 2007. PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. PMVV. Perfil socioeconômico por bairros. Sempla. 2013. http://issuu.com/vilavelha/docs/perfil_socioeconomico. Acesso em 14/06/2014. REALE, A. M. M. R et al. O desenvolvimento de um modelo construtivo-colaborativo de formação continuada centrado na escola: relato de uma experiência. In: Caderno Cedes. Educação Continuada, Campinas, Papirus, nº 36, 1995, 65-76 ROCHA, António Carlos. A Sabedoria e a religião. Rio de Janeiro: Tecnoprint SA, s/d. 2008. RODRIGUES, E. F. Em riscos e rabiscos; concepções de Ensino Religioso dos 86 docentes do Ensino Fundamental do Estado do Paraná — possibilidades para uma formação de professores. Dissertação de Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná, 2008. Orientador: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto alegre: Bookman, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso. Legislação. Formação de professores. Currículo.pt_BR
dc.subjectReligious education. Legislation. Training of teacher. Curriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO NO MUNICIPIO DE VILA VELHA - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marco Antonio da Silva.pdfDissertação - Marco Antonio da Silva1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.