Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/218
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NO MUNICIPIO DE VILA VELHA - ES
Autor(es): SILVA, MARCO ANTONIO DA
Primeiro Orientador: Zabatiero, Julio Paulo Tavares
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Sgarbi, Antonio Donizetti
Terceiro membro da banca: Zabatireiro, Julio Paulo Tavares
Resumo: O contexto atual do Ensino Religioso no município de Vila Velha/ES. Através de análise documental, a pesquisa verificou a viabilidade e a realidade do Ensino Religioso nas escolas municipais, mediante as novas orientações. O trabalho foi elaborado em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta uma breve história e as características socioeconômicas do município. O segundo descreve a legislação que concedeu a estrutura do Ensino Religioso atual, o currículo e o procedimento avaliativo O terceiro relata a formação de professores para o Ensino Religioso. O quarto capítulo descreve o perfil dos professores de Ensino Religioso e a formação continuada especifica para os profissionais que atuam na rede na disciplina em questão. A pesquisa revela conhecimento da existência de normas para o Ensino Religioso nas escolas municipais e que o processo formativo dos professores precisa, em caráter emergencial, ser viabilizado e/ou disponibilizado para os profissionais que queiram atuar nessa disciplina.
Resumo Alternativo: The current context of Religious Education in the municipality of Vila Velha / ES Through document analysis, this research has verified the viability and reality of Religious Education in municipal public schools through the new guidelines. The work was done in four chapters. The first chapter presents a brief history and the socioeconomic characteristics of the municipality. The second describes the legislation that granted the structure of the current Religious Education curriculum and evaluation procedure The third relates the training of teachers for Religious Education. The fourth chapter describes the profile of teachers of Religious Education and continuing education specific to professionals working in the network for the discipline in question. This research reveals the existence of knowledge and standards for Religious Education in municipal schools and the teachers training process needs, as an emergency, to be viable and / or available for professionals who would want to teach this subject.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Legislação. Formação de professores. Currículo.
Religious education. Legislation. Training of teacher. Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/218
Data do documento: 24-Jul-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marco Antonio da Silva.pdfDissertação - Marco Antonio da Silva1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.