Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorFASSINA, MARCOS JOÃO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640268912884549pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-17T20:12:16Z-
dc.date.available2014-06-25-
dc.date.available2018-10-17T20:12:16Z-
dc.date.issued2014-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/217-
dc.description.abstractThis study defined as a general objective to analyze the actual role of the Phenomenology of Religion in all the disciplines of the epistemological basis of Religious Education School. The specific objectives include: identifying the epistemological parameters of Religious Education by LDBEN; define concepts such as epistemology, religious education, phenomenology and religion; characterize religious education in the parameters of LDBEN; present the role that the Phenomenology of Religion meets the epistemological basis of Religious Education School. Thus, this research aims to promote reflection on the acts considered violent in school life and the development of a culture of tolerance, respect and peace (wider scope) through the Religious Education. Regarding methodology, we used the literature review through a scientific study of religion. The findings showed that the reflections which proposes Religious Education, including even those opting for a denial of their religiosity, they shed light positions, and an authenticity in the pursuit of human integrity, and contribute to building a better society, not always and necessarily religious. Studies have shown that religious education should seek to internalize the students an ethic of action and behavior within a multi - religious world. Keywordspt_BR
dc.description.resumoEste estudo definiu como objetivo geral analisar o papel da Fenomenologia da Religião no conjunto das disciplinas da base epistemológica Escolar. Entre os objetivos específicos destacam-se: identificar os parâmetros epistemológicos da LDBEN; definir conceitos como: epistemologia, ensino religioso, fenomenologia e religião; caracterizar o ensino religioso nos parâmetros da LDBEN; apresentar o papel que a Fenomenologia da Religião cumpre na base epistemológica Escolar. Assim, esta pesquisa visa a promover a reflexão sobre os atos considerados violentos no cotidiano escolar e o desenvolvimento de uma cultura de tolerância, de respeito e paz (objetivo mais amplo) por meio em relação à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica através de um estudo científico da religião. As conclusões do estudo, demonstraram que as reflexões que nos propõe, incluindo mesmo os que optam para uma negação de sua religiosidade permitem esclarecer posições, e uma autenticidade na busca da integridade humana, e a colaborar para a construção de uma sociedade melhor, ainda que nem sempre religiosa em sentido estrito. Os estudos demonstraram que a educação religiosa deve buscar internalizar nos alunos uma ética de ação e de comportamento dentro de um mundo pluri-religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-10-17T20:12:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marcos João Fassina.pdf: 1074295 bytes, checksum: 634c3107f1f1c8720247eb4df2bc802a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-17T20:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marcos João Fassina.pdf: 1074295 bytes, checksum: 634c3107f1f1c8720247eb4df2bc802a (MD5) Previous issue date: 2014-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: Brasiliense, 2004. BOBBIO, Norberto, VIROLI, Maurizio. Diálogo em torno da república; os grandes temas da política e da cidadania. Rio de Janeiro: Campus, 2002. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Malheiros, 1996. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. __________. Lei nº 8.069; dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 1990. __________. Lei nº 9.394/96; estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. __________. Lei nº 9.475/97; dá nova redação ao art. 33 da lei nº 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1997. 84 __________. Parecer CNE 05/97; sobre formação de professores para o ensino religioso na escola pública do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 1997. CALLOIS, Roger. O homem e o sagrado. Lisboa: Ed. 70, 2008. CANCLINI, Nestor Garcia. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2003. __________. Culturas Híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2007. CANEVACCI, Massimo. Sincretismos; uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel, 2006. CARON, Lurdes (org.). O ensino religioso na nova LDBEN. Petrópolis: Vozes, 1998. CATÃO, Francisco. O fenômeno religioso. São Paulo: Letras & Letras, 1995. CRUZ, Therezinha M. L. da. Cidadania e interdisciplinaridade do ensino religioso. Artigo nº 01, p. 40, mar. 1996a. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública; o retorno de uma polêmica recorrente. Rio de Janeiro: In: Revista Brasileira de Educação, nº 27, dez. 2004. DANTAS, Douglas Cabral. O ensino religioso na rede pública estadual de belo horizonte, MG; história, modelos e percepções de professores sobre formação e docência. Dissertação (Mestrado em Educação). Belo Horizonte: PUC/MG, 2002. DEBRAY, R. L’enseignement du fait religieux dans l’école laique. Rapport au ministre de l’éducation nationale. Odile Jacob, Paris, 2002. 85 DRIESSEN, Henrik. Elite x População religiosa. São Paulo: Nobel, 2009. DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulinas, 1989. DUVIGNAUD, Jean. Festas e civilizações. Fortaleza: Tempo Brasileiro, 2003. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano; a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FABRIS, A. Introduzione alla filosofia della religione. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso; perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1995. FONAPER. Parâmetros Curriculares Nacionais; ensino religioso / Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1991. GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991. GPER – Grupo de Pesquisa, Educação e Religião; formação docente e educação religiosa. Disponível em: http://www.gper.com.br/. Acesso em: 03 fev. 2013. GRUEN, Wolfgang. A bíblia na escola. Petrópolis: Vozes, 1995. __________. O ensino religioso na escola. Petrópolis: Vozes, 1994. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo, CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira, HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino religioso; aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. 86 __________. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. LACOSTE, Jean. A Filosofia no século XX. Campinas: Papirus, 1980. LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2007. MAKIYAMA, Matilde Tiemi. O ensino religioso. São Paulo: In: Revista do Centro de Estudos Medievais – Oriente & Ocidente, FEUSP, 2010. MENDONÇA, Antônio Gouvea. Fenomenologia da experiência religiosa. In: Numen: revista de estudos e pesquisa da religião. Juiz de Fora: v. 2, n. 2, p. 65-89. MORA, José Ferrater. Dicionário de filosofia. São Paulo: Loyola, 2001. MORIN, Edgar. A religação dos saberes; o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MONTOYA, Pedro Córdoba. Religiosidade popular; arqueologia de uma nação polêmica. São Paulo: Álvares, 2009. OLIVEIRA, Ednilson Turozi de. Ensino religioso; fundamentos epistemológicos. Curitiba: Ibpex, 2009. ORO, Ari Pedro. Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. ORTIZ, Renato. A consciência fragmentada; ensaios de cultura popular e religião. São Paulo: Paz e Terra, 2000. OTTO, Rudolf. O sagrado; os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Petrópolis: Vozes, 2007. PACE, Enzo. Religião e globalização. Petrópolis: Vozes, 1997. 87 PASSOS, João Décio. Ensino religioso; construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PAULY, Evaldo Luis. O dilema espistemológico do ensino religioso. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, nº. 27, Dez. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1413-24782004000300012&lang=pt. Acesso em 15 de dez. de 2013. PONDÉ, Luiz Felipe. Artigo que traz por título a “cultura epistemológica”. PRANDI, Reginaldo. A religião do planeta global. Petrópolis: Vozes, 1997. PUCSP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. In: REVER – Revista de Estudos da Religião. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/rever. Acesso em: 03 fev. 2013. SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo religioso; as religiões no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2005. SANTAJÓ, Carlos Álvares. A religiosidade popular; antropologia e história. Barcelona: Antrhopos, 1999. SATRIANI, Luigi M. Lombardi. El hambre como derrota de dios. In: SANTAJÓ, C. Álvares e Outros, 1989. SOARES, Afonso Maria de Ligório. Criados para trabalhar? As questões trabalhistas entre nós e os deuses. Artigo nº. 12, p. 38-39, out. 1998. USARSKI, Frank. Constituintes da ciência da religião; cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006. __________. Frank (Organizador). O espectro disciplinar da ciência da religião. São Paulo: Paulinas, 2007. 88 VOVELLE, Michel. Ideologias e mentalidades. São Paulo: Brasiliense, 2007. WHITTAKER, John H. Religious and epistemological mysteries. ZABATIERO, Júlio P. T. Material referente às aulas do professor. Vitória: 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino. Religião. Fenomenologia. Epistemológico.pt_BR
dc.subjectEducation. Religion. Phenomenology. Epistemologic.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS PARÂMETROS DA LDBEN POR MEIO DA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcos João Fassina.pdfDissertação - Marcos João Fassina1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.