Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/217
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DOS PARÂMETROS DA LDBEN POR MEIO DA FENOMENOLOGIA DA RELIGIÃO
Autor(es): FASSINA, MARCOS JOÃO
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: Este estudo definiu como objetivo geral analisar o papel da Fenomenologia da Religião no conjunto das disciplinas da base epistemológica Escolar. Entre os objetivos específicos destacam-se: identificar os parâmetros epistemológicos da LDBEN; definir conceitos como: epistemologia, ensino religioso, fenomenologia e religião; caracterizar o ensino religioso nos parâmetros da LDBEN; apresentar o papel que a Fenomenologia da Religião cumpre na base epistemológica Escolar. Assim, esta pesquisa visa a promover a reflexão sobre os atos considerados violentos no cotidiano escolar e o desenvolvimento de uma cultura de tolerância, de respeito e paz (objetivo mais amplo) por meio em relação à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica através de um estudo científico da religião. As conclusões do estudo, demonstraram que as reflexões que nos propõe, incluindo mesmo os que optam para uma negação de sua religiosidade permitem esclarecer posições, e uma autenticidade na busca da integridade humana, e a colaborar para a construção de uma sociedade melhor, ainda que nem sempre religiosa em sentido estrito. Os estudos demonstraram que a educação religiosa deve buscar internalizar nos alunos uma ética de ação e de comportamento dentro de um mundo pluri-religioso.
Resumo Alternativo: This study defined as a general objective to analyze the actual role of the Phenomenology of Religion in all the disciplines of the epistemological basis of Religious Education School. The specific objectives include: identifying the epistemological parameters of Religious Education by LDBEN; define concepts such as epistemology, religious education, phenomenology and religion; characterize religious education in the parameters of LDBEN; present the role that the Phenomenology of Religion meets the epistemological basis of Religious Education School. Thus, this research aims to promote reflection on the acts considered violent in school life and the development of a culture of tolerance, respect and peace (wider scope) through the Religious Education. Regarding methodology, we used the literature review through a scientific study of religion. The findings showed that the reflections which proposes Religious Education, including even those opting for a denial of their religiosity, they shed light positions, and an authenticity in the pursuit of human integrity, and contribute to building a better society, not always and necessarily religious. Studies have shown that religious education should seek to internalize the students an ethic of action and behavior within a multi - religious world. Keywords
Palavras-chave: Ensino. Religião. Fenomenologia. Epistemológico.
Education. Religion. Phenomenology. Epistemologic.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/217
Data do documento: 25-Jun-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcos João Fassina.pdfDissertação - Marcos João Fassina1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.