Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/216
Tipo: Dissertação
Título: Ensino Religioso na Escola Publica: Sua Implantação na PrefeituraMunicipal de Vitoria
Autor(es): Silva, Maria da Penha Azevedo
Primeiro Orientador: Zabatiero, Julio Paulo Tavares
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Zabatiero, Julio Paulo Tavares
Resumo: Historicamente a religião perpassa em todas as sociedades, configurando-se como um importante aspecto da existência humana e sendo objeto de estudo em diferentes períodos da história. Presente na vida de inúmeras pessoas, a religião permeia também o espaço escolar, subjetivamente e através do ensino religioso. O presente trabalho trata do tema: O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PUBLICA: SUA IMPLEMENTAÇÃO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA . Seu objetivo é apresentar a trajetória do ensino religioso na educação e na legislação brasileira, sua prática atual em sala de aula, o currículo e a implementação na Rede Municipal de Vitória. A pesquisa iniciou-se com uma pertinente análise bibliográfica. Optou-se por realizar um trabalho de cunho teórico que contou também com uma pesquisa de campo realizada nas escolas públicas de Vitória que ofertam a disciplina e no órgão central da Secretaria de Municipal de Educação para avaliar a implantação da disciplina nesta rede. A pesquisa constatou que é muito precoce qualquer tipo de conclusão já que a disciplina tem pouco tempo de efetivo trabalho e está em apenas seis escolas municipais. Mas apesar disso podem-se levantar significativas contribuições para melhoria da oferta da disciplina para os anos subsequentes.
Resumo Alternativo: Religion crosses the history of all societies. It is an important aspect of human existence and has been studied in different periods of time. As Religion is present in many people's live, it also permeates school routine through the Religions Education. This present work focuses on the theme: "Religious Education in the Public School: Its implementation by Vitoria City Hall". It aims to present the path of Religious Education within Brazilian legislation, current practices, curriculum and the implementation in thje public school of Vitoria City. It was adopted a more theoretical methodology in this Research, beginning with a bibliographical analyses and following with a field research at public school an the City Educational Department, where it was possible to learn about the progress of the implementation of this discipline in the chain of schools. Conclusions are too early, once the discipline was observed only in six school and with a very lithe time of effective work. Nvertheless, meaningful contributions can be made for the offering of this discipline in the coming years.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Escola Publica. Liberdade
Religious education. Public school. Freedom
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/216
Data do documento: 3-Jun-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Maria da Penha Azevedo Silva.pdfDissertação - Maria da Penha Azevedo Silva2,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.