Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Pinel, Hiran-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940226139303378pt_BR
dc.contributor.referee3Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.creatorCOSME, MARILEI DALTIO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9685561783289054pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-17T19:28:20Z-
dc.date.available2014-08-13-
dc.date.available2018-10-17T19:28:20Z-
dc.date.issued2014-08-13-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/214-
dc.description.abstractThis paper aims to list the elements that contribute to the understanding of the identity of Religious Education school from Article 33 of the LDB 9475/97 - replacement of Law 9394/96. The problem of this research emphasizes the pedagogical nature of structured discipline provided the theoretical basis to their applicability in the final years of public elementary schools. The process of identity construction from the contributions of BAUMAN (2005) and the historical process that built it was analyzed. Was exposed, the importance of defining the pedagogical elements of religious education under the gaze of JUNQUEIRA, SOARES and PASSOS, which argue is the Science of Religion epistemological foundations of Religious Education. As the center of questioning is the configuration of Religious Education from the current LDB, opened a dialogue between proponents of Religious Education and the school argue that the discipline be a contradiction in the face of a state that declares itself secular. In the field research study aimed to relate the legal guidelines into practice in schools Primary school in the municipality of Colatina as a source of research study group for Continuing (FOCO) Education Religious Education teachers and documents that regulate the inclusion of the discipline in the network municipalpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de elencar elementos que contribuam para a compreensão da identidade do Ensino Religioso escolar a partir do artigo 33 da LDB 9475/97 – substituto da Lei 9394/96. O problema dessa pesquisa salienta o caráter pedagógico da disciplina, estruturado desde as bases teóricas até a sua aplicabilidade nos anos finais das escolas públicas de ensino fundamental. Foi analisado o processo de construção da identidade a partir das contribuições de BAUMAN (2005) e o processo histórico que a construiu. Foi exposto a importância de definir os elementos pedagógicos do Ensino religioso sob o olhar de JUNQUEIRA, SOARES e PASSOS, que argumentam ser a Ciência da Religião a base epistemológica do Ensino Religioso. Como o centro da problematização é a configuração do Ensino Religioso a partir da atual LDB, foi aberto um diálogo entre os defensores do Ensino Religioso escolar e os que argumentam ser a disciplina uma contradição diante de um Estado que se declara laico. Na pesquisa de campo o estudo objetivou relacionar as orientações legais à prática nas escolas de Ensino fundamental do município de Colatina, como fonte de investigação o grupo de estudo de Formação Continuada (FOCO) de professores de Ensino Religioso e os documentos que normatizam a inserção da disciplina na rede municipal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-10-17T19:28:20Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marilei Daltio Cosme.pdf: 908135 bytes, checksum: abfa06fe8e31b6009b7d4b2e2b9ed4d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-17T19:28:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Marilei Daltio Cosme.pdf: 908135 bytes, checksum: abfa06fe8e31b6009b7d4b2e2b9ed4d6 (MD5) Previous issue date: 2014-08-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relationAÇÃO EDUCATIVA. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br BAUMAN, Zygmunt. Identidade.Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2005. BRASIL – Lei nº 9394/1996, Artigo 32, incisos I –IV CONERES, SEDU, Diretrizes e Orientações sobre o Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo. 2007. CARNIATO, Maria Inês. Uma árvore à luz do sol. In: Revista Diálogo nº 41, Paulinas, 2006. COSTELA, Domênico, O fundamento epistemológico do Ensino Religioso in: Ensino Religioso no Brasil. Ed. Champagnat: Curitiba-PR, 2004. CURY, Carlos Jamil. O curso histórico de uma polêmica entre Igreja e Estado no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.17, 1993. DIÁRIO do Senado Federal 31/10/2007. Lei nº 9790, de 23 de março de 1999 DIÁRIO OFICIAL, Vitória, 27 de setembro de 2006 Edital 001 de 2001, da Secretaria Municipal de Educação Colatina Edital 001/ 2007, da Secretaria Municipal de Educação Colatina. EDUCAÇÃO, Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de. Resolução 02 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 7 de março de 1998. FIGUEIREDO, Anísia. In : www.gpre.com.br/?sec=art 25. FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As Ciências das Religiões. São Paulo: Paulus, 1999. FONAPER, In: Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. 3ª edição Ed. Ave-Maria. GADOTI, Moacir In: Novas Perspectivas para a educação no Século XXI. A Práxis transformadora e a futuridade histórica. In:www.cifa.org.br/. GRAMSCI, A. Cadernos do Cárceres. Vol 6. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999-2001. GRESCHAT, Hans – Jürgen. O que é Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2005. 77 HABERMAS, J. “Religião na esfera pública” Pressuposições cognitivas para o uso público da razão de cidadãos seculares e religiosos. In: Entre naturalismo e religião: Estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. HORTA, José Silvério Baia. O ensino religioso na Itália fascista e no Brasil (1930-1945). Educação em Revista, n.17, 1993. HUSSERL, Edmundo. Meditações cartesianas : introdução à fenomenologia. São Paulo, Madras, 2001. JUNQUEIRA, S. R. A. CORREIA, R. L.T, HOLANDA, A. M. R. Ensino Religioso Aspectos Legal e Curricular. São Paulo. Paulinas. 2007. JUNQUEIRA; Sérgio Rogério de Azevedo. MENEGHETTi; Rosa.G.K. WASCHOWICZ; Lílian A. Ensino Religioso e sua relação pedagogia. Petrópolis. Vozes. 2002. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo. Processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Ed. Vozes: Petrópolis, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo, Ed. Cortez. 2007. JUNQUEIRA e WAGNER(Org). Ensino Religioso no Brasil. Curitiba, Ed. Champagnat, 2004. MORIN, Edgar (Org). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. OLIVEIRA, Ednilson T. Ensino Religioso – Fundamentos epistemológicos. Curitiba, IBPEX, 2009. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: Construção de uma proposta. São Paulo. Paulinas. 2007 RANQUETAT, César Jr. Religião em sala de aula: o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, São Paulo, nº 01. RAWLS, J. “A ideia da razão pública revista”. In: O direito dos povos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SAVIANI, Dermeval. Sistemas de Ensino e Planos de Educação. In: WWW.scielo.br/scielo.php?pid=s0101. SECRETARIA MUNICIPAL DE COLATINA in: FOCO – Formação Continuada e em Serviço para Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Colatina – 2013. SECRETARIA MUNICIPAL DE COLATINA in: FOCO - Proposta Curricular de Ensino Religioso, Secretaria Municipal de Educação de Colatina, 2013. 78 SECRETARIA MUNICIPAL DE COLATINA: Proposta curricular de Ensino Religioso 6º ao 9º ano, Colatina, 2012. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL: Temas Transversais, Ética, parte I – 2002. SENA, Luzia (org). Ensino Religioso e Formação Docente – Ciências da Religião e Ensino Religioso em Diálogo. São Paulo. Paulinas. 2006. SOARES, Afonso M. L. Religião e Educação – Da Ciência da Religião ao Ensino Religioso, Paulinas, 2010. USARSKI, Frank. In: Revista Diálogo, Agosto/setembro de 2013. São Paulo. Ed: Paulinas. USARSKI, Frank. Constituintes da Ciência da Religião. Cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006pt_BR
dc.relation.referencesAÇÃO EDUCATIVA. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br BAUMAN, Zygmunt. Identidade.Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2005. BRASIL – Lei nº 9394/1996, Artigo 32, incisos I –IV CONERES, SEDU, Diretrizes e Orientações sobre o Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo. 2007. CARNIATO, Maria Inês. Uma árvore à luz do sol. In: Revista Diálogo nº 41, Paulinas, 2006. COSTELA, Domênico, O fundamento epistemológico do Ensino Religioso in: Ensino Religioso no Brasil. Ed. Champagnat: Curitiba-PR, 2004. CURY, Carlos Jamil. O curso histórico de uma polêmica entre Igreja e Estado no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.17, 1993. DIÁRIO do Senado Federal 31/10/2007. Lei nº 9790, de 23 de março de 1999 DIÁRIO OFICIAL, Vitória, 27 de setembro de 2006 Edital 001 de 2001, da Secretaria Municipal de Educação Colatina Edital 001/ 2007, da Secretaria Municipal de Educação Colatina. EDUCAÇÃO, Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de. Resolução 02 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 7 de março de 1998. FIGUEIREDO, Anísia. In : www.gpre.com.br/?sec=art 25. FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As Ciências das Religiões. São Paulo: Paulus, 1999. FONAPER, In: Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. 3ª edição Ed. Ave-Maria. GADOTI, Moacir In: Novas Perspectivas para a educação no Século XXI. A Práxis transformadora e a futuridade histórica. In:www.cifa.org.br/. GRAMSCI, A. Cadernos do Cárceres. Vol 6. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999-2001. GRESCHAT, Hans – Jürgen. O que é Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2005. 77 HABERMAS, J. “Religião na esfera pública” Pressuposições cognitivas para o uso público da razão de cidadãos seculares e religiosos. In: Entre naturalismo e religião: Estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007. HORTA, José Silvério Baia. O ensino religioso na Itália fascista e no Brasil (1930-1945). Educação em Revista, n.17, 1993. HUSSERL, Edmundo. Meditações cartesianas : introdução à fenomenologia. São Paulo, Madras, 2001. JUNQUEIRA, S. R. A. CORREIA, R. L.T, HOLANDA, A. M. R. Ensino Religioso Aspectos Legal e Curricular. São Paulo. Paulinas. 2007. JUNQUEIRA; Sérgio Rogério de Azevedo. MENEGHETTi; Rosa.G.K. WASCHOWICZ; Lílian A. Ensino Religioso e sua relação pedagogia. Petrópolis. Vozes. 2002. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério de Azevedo. Processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Ed. Vozes: Petrópolis, 2002. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo, Ed. Cortez. 2007. JUNQUEIRA e WAGNER(Org). Ensino Religioso no Brasil. Curitiba, Ed. Champagnat, 2004. MORIN, Edgar (Org). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. OLIVEIRA, Ednilson T. Ensino Religioso – Fundamentos epistemológicos. Curitiba, IBPEX, 2009. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: Construção de uma proposta. São Paulo. Paulinas. 2007 RANQUETAT, César Jr. Religião em sala de aula: o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, São Paulo, nº 01. RAWLS, J. “A ideia da razão pública revista”. In: O direito dos povos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. SAVIANI, Dermeval. Sistemas de Ensino e Planos de Educação. In: WWW.scielo.br/scielo.php?pid=s0101. SECRETARIA MUNICIPAL DE COLATINA in: FOCO – Formação Continuada e em Serviço para Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Colatina – 2013. SECRETARIA MUNICIPAL DE COLATINA in: FOCO - Proposta Curricular de Ensino Religioso, Secretaria Municipal de Educação de Colatina, 2013. 78 SECRETARIA MUNICIPAL DE COLATINA: Proposta curricular de Ensino Religioso 6º ao 9º ano, Colatina, 2012. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL: Temas Transversais, Ética, parte I – 2002. SENA, Luzia (org). Ensino Religioso e Formação Docente – Ciências da Religião e Ensino Religioso em Diálogo. São Paulo. Paulinas. 2006. SOARES, Afonso M. L. Religião e Educação – Da Ciência da Religião ao Ensino Religioso, Paulinas, 2010. USARSKI, Frank. In: Revista Diálogo, Agosto/setembro de 2013. São Paulo. Ed: Paulinas. USARSKI, Frank. Constituintes da Ciência da Religião. Cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade, Ensino Religioso, Pedagógico, Legislação, Ciência da Religião, escolar.pt_BR
dc.subjectIdentity, Religious Education, Teaching, Law, Science of Religion, school.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleLEGISLAÇÃO E APLICABILIDADE: A IDENTIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE COLATINApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marilei Daltio Cosme.pdfDissertação - Marilei Daltio Cosme886,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.