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Tipo: Dissertação
Título: LEGISLAÇÃO E APLICABILIDADE: A IDENTIDADE DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE COLATINA
Autor(es): COSME, MARILEI DALTIO
Primeiro Orientador: Marlow, Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Pinel, Hiran
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de elencar elementos que contribuam para a compreensão da identidade do Ensino Religioso escolar a partir do artigo 33 da LDB 9475/97 – substituto da Lei 9394/96. O problema dessa pesquisa salienta o caráter pedagógico da disciplina, estruturado desde as bases teóricas até a sua aplicabilidade nos anos finais das escolas públicas de ensino fundamental. Foi analisado o processo de construção da identidade a partir das contribuições de BAUMAN (2005) e o processo histórico que a construiu. Foi exposto a importância de definir os elementos pedagógicos do Ensino religioso sob o olhar de JUNQUEIRA, SOARES e PASSOS, que argumentam ser a Ciência da Religião a base epistemológica do Ensino Religioso. Como o centro da problematização é a configuração do Ensino Religioso a partir da atual LDB, foi aberto um diálogo entre os defensores do Ensino Religioso escolar e os que argumentam ser a disciplina uma contradição diante de um Estado que se declara laico. Na pesquisa de campo o estudo objetivou relacionar as orientações legais à prática nas escolas de Ensino fundamental do município de Colatina, como fonte de investigação o grupo de estudo de Formação Continuada (FOCO) de professores de Ensino Religioso e os documentos que normatizam a inserção da disciplina na rede municipal.
Resumo Alternativo: This paper aims to list the elements that contribute to the understanding of the identity of Religious Education school from Article 33 of the LDB 9475/97 - replacement of Law 9394/96. The problem of this research emphasizes the pedagogical nature of structured discipline provided the theoretical basis to their applicability in the final years of public elementary schools. The process of identity construction from the contributions of BAUMAN (2005) and the historical process that built it was analyzed. Was exposed, the importance of defining the pedagogical elements of religious education under the gaze of JUNQUEIRA, SOARES and PASSOS, which argue is the Science of Religion epistemological foundations of Religious Education. As the center of questioning is the configuration of Religious Education from the current LDB, opened a dialogue between proponents of Religious Education and the school argue that the discipline be a contradiction in the face of a state that declares itself secular. In the field research study aimed to relate the legal guidelines into practice in schools Primary school in the municipality of Colatina as a source of research study group for Continuing (FOCO) Education Religious Education teachers and documents that regulate the inclusion of the discipline in the network municipal
Palavras-chave: Identidade, Ensino Religioso, Pedagógico, Legislação, Ciência da Religião, escolar.
Identity, Religious Education, Teaching, Law, Science of Religion, school.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/214
Data do documento: 13-Ago-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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