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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NO ESPÍRITO SANTO E OS BENEFÍCIOS DA DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA
Autor(es): TOSTES, PATRÍCIA DA SILVA GOUVÊA
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Barreira, Marcelo Martins
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Resumo: Esta pesquisa pretende descrever o contexto histórico e a legislação em cujo âmbito o Ensino Religioso se instala na cultura brasileira, tendo como recorte o estado do Espírito Santo, destacando-se os benefícios para a construção da cidadania e a importância de cultivar os valores morais e éticos para o verdadeiro alcance da cidadania. Para tanto, foi necessário estudar, conceituar e interpretar as legislações vigentes, a fim de estabelecer conexões com o tema proposto. Analisam-se a compreensão do pluralismo religioso e suas tradições, e suas influências geradas pelo meio. Ressalta-se a importância dos direitos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelecida e consolidada no país, o que confere aos cidadãos melhores condições de vida, tendo em vista a disciplina de Ensino Religioso como componente curricular, e sua participação do conteúdo interdisciplinar. Conclui-se na pesquisa que a presença do Ensino Religioso como componente curricular beneficia a reflexão sobre o papel do cidadão na busca de uma sociedade consciente e justa.
Resumo Alternativo: This research aims to describe the historical context and the legislation under which Religious Education settles in the Brazilian culture. With the cutout being the state of Espírito Santo, and highlighting the benefits of constructing citizenship and the importance of cultivating moral and ethical values to the full extent of citizenship. Therefore, it was necessary to study, conceptualize and interpret the legislations in force in order to establish connections with this theme. It analyzes the understanding of religious pluralism and its tradition, and also its influences generated by this medium. We emphasize the importance of rights, and the Universal Declaration of Human Rights, as well as their implementation and consolidation in the country, that make better life condition to the citizen, in view of the discipline of Religious Education as a curriculum component, and its participation in an interdisciplinary content. Completing the survey that the presence of Religious Education as a curriculum component provides benefits to reflect the role of the citizen in search of a reflective and just society.
Palavras-chave: Cidadania, Componente Curricular, Educação, Ensino Religioso.
Citizenship, Curricular Component, Education, Religious Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALMEIDA, Paulo Roberto de. Uma interpretação da constituição brasileira. Humanidades, v. 3, n. 11, 1986/87 ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000. ÁVILA, Antônio. La psicologia de la religión. Estella, Verbo Divino, 2003. BALESTRERI, Ricardo Brisolla. O que é educar para a cidadania? In: Educar para a cidadania: os direitos humanos no currículo escolar. João Pessoa: Pallotti, 1992. BARCELOS, Carlos Alberto. Educando para a cidadania: os direitos humanos no currículo escolar. João Pessoa: Pallotti, 1992. BARCELLOS, Carlos Alberto; REGINATTO, Ivanor. Ensino religioso escolar e cidadania. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/rs/cidadan/cap7.htm>. Acesso em: 2 mar. 2011. BEDIN, Gilmar Antonio. Os direitos do homem e o neoliberalismo. Ijuí: Unijuí, 2002. BLANCK, Roselí. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/208
Data do documento: 29-Mai-2014
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