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dc.contributor.advisor1Marlow , Sergio Luiz-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Marlow, Sergio Luiz-
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9778687688275912pt_BR
dc.creatorThomaz, Paulo Roberto Valdo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105117220760026pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T19:21:26Z-
dc.date.available2014-08-19-
dc.date.available2018-10-16T19:21:26Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.citationBIANCO, Gloecir. Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st3/Bianco,%20Gloecir.pdf Acesso em: 25 de maio de 2014. BRANT, Leonardo (Org.). Diversidade cultural: globalização e culturas locais: efeitos e perspectivas. São Paulo: Escrituras Editora: Instituto Pensarte, 2005. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 20 de agosto de 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. MEC, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf > Acesso em 29 de março de 2014. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 20 de agosto de 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1997. BRASIL. 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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/205-
dc.description.abstractAccording to the cultural diversity in our society, we are faced with itself contained strongly in the educational context. Culture includes several key aspects that reveal their practice within them. It is religion and religious diversity that are also in the schools, which many times are targets of intolerance, criticism and different influences. This current work seeks to understand and identify if there are influences of religion in the formation of individuals and what should be the position of the school before these factors, and the same should be showed as a secular space and the formation of the child is developed valuing all the necessary education curriculum components. This shows us how the culture and the pedagogical ideas are present and necessary in citizen formation of an individual and how they need aiming to work the respect for diversity.pt_BR
dc.description.resumoDiante da diversidade cultural existente em nossa sociedade, deparamo-nos com esta mesma pluralidade no contexto educacional. A cultura abrange diversos aspectos fundamentais que manifestam a sua prática. Entre eles, estão a religião e a diversidade religiosa encontradas na escola, por vezes alvos de intolerâncias, conflitos e influências divergentes. O presente trabalho procura compreender e identificar se há influências das religiões na formação dos indivíduos e qual deve ser a posição da escola perante esses fatores. A instituição escolar deve apresentar-se como espaço laico onde a formação da criança se dê valorizando componentes curriculares e aspectos socioculturais. Isso nos revela o quanto a cultura e o fazer pedagógico da escola se fazem presentes e necessários na formação cidadã de um indivíduo e como tais áreas do conhecimento precisam ser trabalhadas, objetivando o respeito à diversidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-10-16T19:21:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Paulo Roberto Valdo Tomaz.pdf: 1928269 bytes, checksum: f37f480c6c69d3646812cfd0282837fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-16T19:21:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Paulo Roberto Valdo Tomaz.pdf: 1928269 bytes, checksum: f37f480c6c69d3646812cfd0282837fc (MD5) Previous issue date: 2014-08-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesBIANCO, Gloecir. Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st3/Bianco,%20Gloecir.pdf Acesso em: 25 de maio de 2014. BRANT, Leonardo (Org.). Diversidade cultural: globalização e culturas locais: efeitos e perspectivas. São Paulo: Escrituras Editora: Instituto Pensarte, 2005. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 20 de agosto de 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. MEC, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf > Acesso em 29 de março de 2014. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 20 de agosto de 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1997. BRASIL. 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VIANNA, Marielle de Souza. Diversidade Religiosa no Contexto Escolar. Disponível em: <http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv3n5/artigo01.pdf> Acesso em 24 de janeiro de 2014. VIGARELLO, Georges. A invenção da ginástica no século XIX: movimentos novos, corpos novos. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 25, n. 1, Setembro, 2003. ZANLORENZI, apud, MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar – a humanização integrando educação e saúde. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade Cultural; Religião; Educação; Influência; Formação.pt_BR
dc.subjectCultural Diversity; Religion; Education; Influence; Formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAS INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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