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Tipo: Dissertação
Título: AS INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(es): Thomaz, Paulo Roberto Valdo
Primeiro Orientador: Marlow , Sergio Luiz
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: Diante da diversidade cultural existente em nossa sociedade, deparamo-nos com esta mesma pluralidade no contexto educacional. A cultura abrange diversos aspectos fundamentais que manifestam a sua prática. Entre eles, estão a religião e a diversidade religiosa encontradas na escola, por vezes alvos de intolerâncias, conflitos e influências divergentes. O presente trabalho procura compreender e identificar se há influências das religiões na formação dos indivíduos e qual deve ser a posição da escola perante esses fatores. A instituição escolar deve apresentar-se como espaço laico onde a formação da criança se dê valorizando componentes curriculares e aspectos socioculturais. Isso nos revela o quanto a cultura e o fazer pedagógico da escola se fazem presentes e necessários na formação cidadã de um indivíduo e como tais áreas do conhecimento precisam ser trabalhadas, objetivando o respeito à diversidade.
Resumo Alternativo: According to the cultural diversity in our society, we are faced with itself contained strongly in the educational context. Culture includes several key aspects that reveal their practice within them. It is religion and religious diversity that are also in the schools, which many times are targets of intolerance, criticism and different influences. This current work seeks to understand and identify if there are influences of religion in the formation of individuals and what should be the position of the school before these factors, and the same should be showed as a secular space and the formation of the child is developed valuing all the necessary education curriculum components. This shows us how the culture and the pedagogical ideas are present and necessary in citizen formation of an individual and how they need aiming to work the respect for diversity.
Palavras-chave: Diversidade Cultural; Religião; Educação; Influência; Formação.
Cultural Diversity; Religion; Education; Influence; Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BIANCO, Gloecir. Pluralismo religioso brasileiro e a crise de sentido. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st3/Bianco,%20Gloecir.pdf Acesso em: 25 de maio de 2014. BRANT, Leonardo (Org.). Diversidade cultural: globalização e culturas locais: efeitos e perspectivas. São Paulo: Escrituras Editora: Instituto Pensarte, 2005. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 20 de agosto de 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. MEC, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf > Acesso em 29 de março de 2014. BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 20 de agosto de 2013. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1997. BRASIL. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/205
Data do documento: 19-Ago-2014
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