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dc.contributor.advisor1Filho, José Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee2Barreira, Marcelo Martins-
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0690909917220112pt_BR
dc.contributor.referee3Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.creatorDALL´ORTO, RUSSIANE CAMPO-
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dc.date.accessioned2018-10-16T18:40:26Z-
dc.date.available2012-11-08-
dc.date.available2018-10-16T18:40:26Z-
dc.date.issued2012-11-08-
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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/202-
dc.description.abstractThe aim of this study is to know the nature of Religious Teaching in Public Schools in Vitoria - ES. In order to do that it looks for understanding the nowadays social and historical context that presents some challenges to this field of knowledge that deals with religious phenomena, as a product of a cultural and religious diversity in a lay State, like the Brazilian one. This research focused the several educational levels, formation of teachers, didactical resources, parents and students opinions about the value of the discipline in order understand this Subject “as a component of the basic formation of the citizen”, as indicated in the Art. 33, Law 9.475-22/07/1997. The results of this research point out that Religious Teaching can greatly contribute to the understanding of the cultural manifestations that characterize human beings, and also that the differences we dealt with in classroom will kindly benefit social, religious and cultural life. It will also recognize the full citizenship and freedom of choice and speech of the other human beings.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo objetivou conhecer a natureza do Ensino Religioso enquanto disciplina escolar apresentado nas Escolas Públicas de Vitória/ES no ano de 2011. Para tanto, buscamos entender o contexto social e histórico Pós-Moderno que apresenta alguns desafios para a disciplina enquanto área de conhecimento que estuda o fenômeno religioso, fruto da diversidade cultural e religiosa dentro de um Estado Laico, como o Estado brasileiro. Ao procurar as respostas que nos levariam a compreensão dada a essa disciplina “como parte integrante da formação básica do cidadão”, como rege no Art. 33 da Lei 9.475-22/07/1997, direcionamos a pesquisa buscando conhecer os níveis educacionais contemplados, a capacitação docente, o material didático utilizado, a prática pedagógica e o conteúdo, a opinião dos alunos, pais ou responsáveis quanto ao retorno da disciplina de Ensino Religioso na escola. Os resultados obtidos apontaram que o Ensino Religioso pode trazer uma contribuição fundamental para maior compreensão das manifestações culturais que marcam a maneira de ser do ser humano, e que essas diferenças trabalhadas em sala de aula favorecerão a convivência social, religiosa e cultural de maneira respeitosa e plena cidadania reconhecendo a liberdade de expressão e de escolha do seu próximo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-10-16T18:40:26Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Russiane Campos Dall'Orto.pdf: 3393221 bytes, checksum: c0c354e4acff28c7d197f0166c6ce57a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-16T18:40:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Russiane Campos Dall'Orto.pdf: 3393221 bytes, checksum: c0c354e4acff28c7d197f0166c6ce57a (MD5) Previous issue date: 2012-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso; Formação do cidadão; Laicidade; Fenômeno Religioso.pt_BR
dc.subjectReligious Teaching; Citizen Education; Laicity; Religious Phenomena.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VITÓRIA – ES: DESAFIOS E PERSPECTIVASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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