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Tipo: Dissertação
Título: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE CURRICULAR A PARTIR DO ENSINO RELIGIOSO POR MEIO DA ETNOMATEMÁTICA E DO PATRIMÔNIO ÉTICO E CULTURAL BRASILEIRO
Autor(es): PRÔEZA, SABRINA DE SOUSA
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Nunes, Antonio Vidal
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Resumo: A presente dissertação pretende introduzir o leitor as fragilidades existentes no Currículo do Ensino Religioso nas escolas de ensino regular e a necessidade de sua reformulação ao resgatar sua identidade a partir do contexto histórico, social e cultural do educando. Com isso, no âmbito religioso para participar da esfera pública é necessário conhecimento e consciência do senso comum, observamos a presença constante da religião na sociedade e a mesma deve ser analisada na escola pela sua pluralidade e suas consequências na “democracia participativa”. Entendemos que o currículo e sua função podem ser entendidos a partir de perspectivas pedagógicas em contra partida a pedagogia tradicional, onde os conteúdos são selecionados conforme a etapa de formação do aluno, sendo o professor um transmissor e o aluno um assimilador de conhecimento tendo como controle os procedimentos avaliativos o que demonstra uma cultura de dominação. A disciplina de Ensino Religioso nas escolas públicas é direcionada por um currículo que compreende as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver após a análise de um apanhado de informações fruto de temas e conteúdos trabalhados, a partir de sua apreciação notamos a necessidade de relacionar-se com a cultura do educando, onde a etnomatemática e a música brasileira podem auxiliar nesse processo. Para desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado como instrumento à pesquisa bibliográfica e exploratória, sendo dividida em três partes: na primeira observaremos a importância da educação no processo de preparar o indivíduo para vida em sociedade, tendo a religião o papel de auxiliar na racionalidade do indivíduo e consequentemente em sua relação com o mundo, a segunda demonstra o conceito e função do currículo priorizando a disciplina de Ensino Religioso e sua articulação entre a teoria e prática e a terceira apresenta o Currículo do Ensino Religioso nas escolas públicas relacionado a etnomatemática e a cultura brasileira através da música brasileira.
Resumo Alternativo: This thesis aims to introduce the reader to the existing weaknesses in curriculum Religious Education in mainstream schools and the need to recast its identity by rescuing from the historical, social and cultural context of the learner. Thus, in the religious sphere to participate in the public sphere knowledge and awareness of common sense is required, observe the constant presence of religion in society and it must be examined by the school in its plurality and its consequences in "participatory democracy." We understand that the curriculum and its function can be understood from pedagogical perspectives matched against the traditional pedagogy where the contents are selected according to their stage of training of the student, and the teacher a student with a transmitter and assimilating knowledge having as control evaluation procedures which demonstrates a culture of domination. The discipline of religious education in public schools is guided by a curriculum that includes the competencies and skills that students should develop after examining a fruit picked information themes and contents worked from its assessment noted the need to relate with the culture of the student, where ethnomathematics and Brazilian music can assist in this process. To develop this research was used as a tool to bibliographic and exploratory, being divided into three parts: first we will observe the importance of education in preparing the individual for life in society, and religion's role to assist in the rationality of the individual case and consequently in its relation to the world, the second demonstrates the concept and function of the curriculum prioritizing the discipline of Religious Education and its articulation between theory and practice and the third presents the Curriculum Religious Education in public schools related to ethnomathematics and Brazilian culture through Brazilian music.
Palavras-chave: Identidade, Currículo, Ensino Religioso, Patrimônio, Cultura, etnomatemática, música brasileira.
Identity, Curriculum, Religious Education, Heritage, Culture, Ethnomathematics, Brazilian music.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/201
Data do documento: 20-Ago-2014
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