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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: OS CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO PIAUÍ
metadata.dc.creator: FERREIRA, ELIETE QUIXABA
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Wanderley Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca realizar uma análise dos critérios de contratação para professores que atuam na docência do Ensino Religioso nas escolas públicas do Estado do Piauí. Essa disciplina, segundo a legislação, deve ser de oferta obrigatória no Ensino Básico escolar, amparada pelos documentos oficiais como a LDB, Constituição Federal e o Currículo Básico Estadual. É sabido que a oferta da disciplina de Ensino Religioso nas escolas é bastante discutida no Brasil, e é possível encontrar opiniões sobre o assunto em diversos âmbitos da sociedade. Dessa maneira a presente dissertação verificará como as ideias de Educação de Ensino Religioso aparecem na proposta básica curricular do Estado do Piauí, e seus particulares desdobramentos e conteúdos ministrados para o Ensino Fundamental e Médio. No percurso desta pesquisa verificar-se-á como as expressões da cultura, costumes e heranças religiosas mantêm ligação com a disciplina em tese. Destas, as principais serão expostas com o intuito de serem melhor compreendidas. Ao longo do estudo, com a intenção de uma melhor compreensão da trajetória da educação no Brasil, realizaremos um breve levantamento histórico e observaremos que a educação deve ser voltada a uma melhor formação do ser humano e não apenas uma simples transmissão de conhecimentos e essa é uma das preocupações das Leis que amparam o ensino no Brasil. Dessa forma, são analisadas as temáticas propostas para o ensino de Ensino Religioso e como esse se faz presente em sala de aula. O assunto em questão não é apenas uma análise sistemática sobre os critérios de contratação de professores para o Ensino Religioso, mas também como o tema é tratado no currículo básico proposto pela SEDUC para a competência. Dessa forma analisa-se a ementa de Ensino Religioso e realizam-se algumas reflexões históricas. Esse assunto é de suma importância, pois acreditamos que tais assuntos propõem ajudar na consolidação de um cidadão bem informado, e ao mesmo tempo, com uma formação humana que o capacite a lidar com o mundo ao seu redor. Através de pesquisa de campo e pesquisa documental será possível uma observação mais próxima da realidade contextualizada no estado do Piauí.
Abstract: The present work seeks to perform an analysis of the recruiting criteria for teachers who work in the teaching of Religious Education in public schools in the State of Piauí. This discipline, according to the legislation, must be of mandatory offer in the Basic School education, supported by the official documents like Law of Guidelines and Bases of Education LDB, Federal Constitution and the State Basic Curriculum. It is known that the offer of the discipline of Religious Education in schools is much discussed in Brazil, and it is possible to find opinions on the subject in various areas of society. In this way the present dissertation will verify how the ideas of Education of Religious Education appear in the basic curricular proposal of the State of Piauí, and its particular unfoldings and contents taught for Elementary and Middle School. In the course of this research it will be verified how the expressions of the culture, customs and religious heritages maintain connection with the discipline in thesis. Of these, the main ones will be exposed in order to be better understood. Throughout the study, with the intention of a better understanding of the trajectory of education in Brazil, we will make a brief historical survey and observe that education should be directed towards a better formation of the human being and not just a simple transmission of knowledge and this is one of the concerns of the Laws that support teaching in Brazil. In this way, the themes proposed for the teaching of Religious Education are analyzed and how it is present in the classroom. The issue in question is not only a systematic analysis on the criteria for hiring teachers for Religious Education, but also how the subject is addressed in the basic curriculum proposed by State Secretariat of Education -SEDUC for competence. In this way the Religious Education program is analyzed and some historical reflections are carried out. This matter is of the utmost importance, as we believe that such matters propose to help in the consolidation of a well-informed citizen, and at the same time, with a human formation that enables him to deal with the world around him. Through field research and documentary research it will be possible to observe the contextual reality in the state of Piauí.
Keywords: Educação. Ensino Religioso. Saberes Docentes.
Education. Religious Education. Teacher knowledges.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citation: ALVES, Luiz Alberto de Souza; JUNQUEIRA, Sergio Rogerio Azevedo (Org.). Educação Religiosa: construção da identidade do ensino religioso e da pastoral religiosa. Curitiba: Champagnat, 2002. AMPARO, Ferro (Org.). História da Educação: Novos olhares, Velhas questões. Teresina: EDUFPI,2009. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BECKER, Michael. Ensino religioso: entre catequese e ciências da religião. 2010. 328 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. BELLO, Jose Luiz de Paiva. História da Educação no Brasil. Infro, [s.i], v. 1, n. 1, p.1-17, 2016. Disponível em: <http://www.ifro.edu.br/site/wp-content/uploads/.../historia_da_educação_no_brasil.doc>. Acesso em: 07 fev. 2017. BEZERRA, Claudia. SEDUC disponibiliza vagas para especialização. Disponível em: <http://www.piaui2008.pi.gov.br/matéria.php?id=36719>. Acesso em: 16 Out. 2017. BRASIL. Constituição Federal de 1937. 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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/20
Issue Date: 8-Dec-2017
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