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Tipo: Dissertação
Título: PERFIL EDUCACIONAL, RELIGIOSO E DE SAÚDE DOS INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL INSTITUCIONALIZADOS EM ABRIGOS DO MUNICÍPIO DE ITAPERUNA Silvani
Autor(es): Cardoso , Silvani Barreto Assumpção
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Resumo: A inteligência é a capacidade que o individuo tem para pensar, aprender e se adaptar a novas situações, através de um conjunto de processos como memória, solução de problemas, linguagem e socialização. A criança com deficiência mental se caracterizará por problemas que afetaram áreas cerebrais que ocasionarão um baixo rendimento na inteligência, apresentando, geralmente, um QI abaixo de 70. Conceituar saúde atualmente é uma tarefa complexa, pois antigamente ser saudável era estar sem doença, hoje, faz-se necessário ter equilíbrio em várias dimensões para se ter qualidade de vida, bem estar e felicidade, parâmetros esses utilizados para definir o estado de saúde da pessoa. A educação é uma série de valores e habilidades que ocasionarão no indivíduo mudanças intelectuais, emocionais e sociais, assimilando e adquirindo conhecimentos. No aspecto religioso, o acesso que a criança tem a religião fornece um conjunto de crenças ou dogmas referentes a divindade, implicando valores e costumes individuais, além, de práticas e sentimentos perante a Deus ou deuses. As crianças que são destituídas de suas famílias, abandonadas ou órfãs são encaminhadas no Brasil a Instituições que prestam assistência social para que recebam proteção, cuidados pessoais, médicos e educacionais. Diante disso, a presente pesquisa objetivou verificar e descrever o atendimentos às crianças, adolescentes e adultos com deficiência mental em relação à garantia de assistência a saúde, educação e inserção religiosa nos abrigos do município de Itaperuna – RJ. Em relação ao acesso a educação, saúde concluise que, os deficientes mentais abrigados no município em questão apresentam um bom acesso, inclusive relacionado a manutenção de suas potencialidades psicomotoras. E em relação ao acesso religioso, os mesmos apresentam acesso restrito apenas a doutrina católica.
Resumo Alternativo: The intelligence is the ability that the individual has to think, learn and adapt yourself to new situations, through a set of processes such as memory, problems solution, language and socialization.The children with mental deficiency will be characterized by problems that affected brain areas that will cause a low yield in intelligence, presenting,generally, an IQ below 70. Currently conceptualize healthis a complex task, previously being healthy was livingwithout sickness, today, it is necessary to have balance invarious dimensions to have quality of life, wellbeing and happiness, these parameters used to define the state of health of the person.The education is a series of values and skills that will cause the individual intellectual changes,emotionals and socials, assimilating and acquiringknowledge. In the religious aspect, the access that children have religion provides a set of beliefs or dogmasconcerning the divinity, implying individuals values andcustoms, besides, of practices and feelings to God orgods. The children who are deprived of their families,abandoned or orphaned are routed in Brazil andinstitutions providing social assistance to receiveprotection, personal care, medicals and educationals.Therefore, the present study purpose to verify, analyze and describe the care children, adolescents and adults with intellectual deficiency related warranty support health, education and religious inclusion in the municipality ofshelters of Itaperuna – RJ. In relation to access toeducation, health and religiosity concluded that, the mental deficiency sheltered in the municipality in question havegood access, including related maintenance of theirpsychomotor potentialities. And in relation to the religious Access, they presents restrict Access only the Catholic doctrine.
Palavras-chave: perfil, deficiente mental, orfanato.
profile, mental deficiency, orphanage
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, R. O que é religião? 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2008 ANDRADE, M .O. A religiosidade brasileira: o pluralismo religioso, a diversidade de crenças e o processo sincrético. CAOS Revista Eletrônica de Ciências Sociais, N. 14, set, 2009 ARANHA, M. Fenômeno Religioso: uma perspectiva antropológica e psicológica. Ciência e Cognição, Vol. 6: 44-50, 2005 AZEVEDO, T. O Catolicismo no Brasil: um campo para a pesquisa social. Salvador: Edufba, 2002. BARBOSA, A. J. G.; MOREIRA, P. S. Deficiência mental e inclusão escolar: produção científica em Educação e Psicologia. Revista brasileira educação especial, Marília, v. 15, n. 2, ago. 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 65382009000200011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 14 ago. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382009000200011. BATISTA, C. A. M. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. 2ª ed. Brasília: MEC, SEESP, 2006 BERGER, M. V. B. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/196
Data do documento: 25-Set-2014
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