Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, R-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorPRATES, SOLANGE RIBEIRO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728707085016006pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-11T21:07:41Z-
dc.date.available2013-07-09-
dc.date.available2018-10-11T21:07:41Z-
dc.date.issued2013-07-09-
dc.identifier.citationBARROS, Paulo Eduardo Gomes de. O fenômeno da não-participação nas aulas de Ensino Religioso escolar: Um estudo acerca dos fatores dessa ocorrência. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional LEI 9394/96. Brasília: MEC, 1996. ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. Brasília – DF: Ministério da Educação, 1997. BRITO, Ênio J. da Costa. A libertação pela palavra. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, Paulinas, n. 9, p. 34-36, mar.1998. BOVET, Joseph. Adolescent Girls. New York, Reprinted, 1951. CARON, Lurdes. Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso: desafios, avanços e perspectivas. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-SP, São Paulo, SP – Brasil. In: Rev. Pistis Prax. Teol. Pastor. Curitiba, v. 2, n. 2, p. 269-289, jul./dez. 2010. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Resolução 465/03. Belo Horizonte: CEE/MG, 2003. Disponível em: < http://www.cee.mg.gov.br/resolucoescee.htm> Acesso em: 08 dez. 2014. CONSELHO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. O ensino religioso nas Constituições do Brasil, nas legislações de ensino, nas orientações da Igreja. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2002. FIOROT, Élida Maria. O papel do conhecimento nas sociedades humanas. São Paulo: PUC, 1998. CRUZ, Therezinha M. L. da. Cidadania e interdisciplinaridade do ensino religioso. Diálogo: Revista de Ensino Religioso. São Paulo, Paulinas, n. 1, p. 40, mar. 1996. DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso na rede pública estadual de Belo Horizonte, MG: história, modelos e percepções de professores sobre formação e docência. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2002. DEBESSE, M. Como estudiar a los adolescentes. Buenos Aires: Ed. Nova, 1979. FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Republicano. 4º vol. (economia e cultura). São Paulo: Difel, 1984. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso no Brasil. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, Paulinas, n. 0, p. 13-14, out.1995. 70 FROMM, Erich. Credo in Beyond the Chains of Illusions. New York: Simon and Schuster, 1962, pp. 174-182 GRUEN, Wolfgang. O Ensino Religioso na escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995 GRUEN, Wolfgang. SDB. In: V. MARIA PEDROSA, MARIA NAVARRO, R. LÁZARO, J. SASTRE (dir.). Dicionário de catequética. S. Paulo, Paulus, 2004, p. 411-421. GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO DA UFPE, UFSM. Metodologia do Ensino Religioso. 1991. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/o-ensino-religioso -um-relato-de-experiencia/ Acesso em: 12.dez.2014. IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. Carta pastoral referente ao acordo Brasil – Vaticano. Porto Alegre: Circular IECLB no 162444/09 de 16 de fevereiro de 2009. Disponível em: http://www.luteranos.com.br/attachments/Documentos/20090206_Acordos_Brasil_Vaticano_REV_SB_MS-WA.pdf Acesso em 23.out.2014. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Ensino Religioso: Aspectos Legal e Curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. Coleção Temas do Ensino Religioso. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002 JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Objeto do ensino religioso: uma identidade. Rever. Ano 12, no 01, Jan/Jun 2012 JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino religioso: aspectos legal e curricular. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2007. KLEIN, Remí; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Aspectos referentes à formação de professores de Ensino Religioso. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 221-243, jan./abr. 2008 LUCENA, Marcos. O ensino religioso na educação pública do Brasil. (2010). Disponível em: http://marcondeslucena.wordpress.com/universidade/monografia/ Acesso em: 12.out.2014. MARCONI, A. M de. LAKATOS, E, M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARIANO, Ricardo. Secularização do estado, liberdades e pluralismo religioso. 2002. Disponível em: <http://www.naya.org.ar/congresso2002/ponencias/ricardo_mariano.htm>. Acesso em: 08.out.2014. MATA, Francisco Salvador. Como prevenir dificuldades de Aprendizagem. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003 71 MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Lições de Minas. Belo Horizonte: SEE, 1999. MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. Conteúdo Básico Comum – Ensino Religioso. Belo Horizonte: 2005. OLIVEIRA, Lílian Blanck.; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa; KEIM, Ernesto Jacob. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. ORO, Ari Pedro. Modernas formas de crer. Revista Eclesiástica Brasileira, Brasília, p. 52-53, mar.1997. PACHECO, Wanessa de Andrade. Avaliação em Ensino Religioso escolar: Omissão e distorção. Disponível em www.atlanticaeditora.com.br. Publicado em março/abril 2005. acessado em 20.06.05. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007 PENA, A C.; PIRES, J.A & LEMGRUBER, M.S. (Orgs.) Metodologia da Pesquisa em educação: coleta, análise e interpretação dos dados. Juiz de Fora: Ed. Projeto Veredas, 2004. PINTO, Rosane L. S. O Público e o Privado na Educação Brasileira: Do Debate Intelectual ao Texto Legal. (Dissertação Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Programa Municipal de Ensino Religioso: Diretrizes Curriculares. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Esportes. Divisão de Ensino Religioso Escolar. Integrado ao Projeto “Escola Do Caminho Novo”. Juiz de Fora, 2000. ROMANELI, Otaíza. História da Educação no Brasil. São Paulo: Cortez e Moraes, 1989 ROSA, Maria da Glória de. A história a educação através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2004. RUEDELL, Pedro. Educação Religiosa: fundamentação antropológica da religião segundo Paul Tillich. São Paulo: Paulinas, 2007 SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade Escolar: O problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999. SCUSSEL, Marcos André. O ser e o fazer no ensino religioso. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st6/Scussel,%20Marcos%20Andre.pdf. Acesso em: 12.out.2014. 72 SHIGUNOV NETO, Alexandre and MACIEL, Lizete Shizue Bomura.O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educ. rev. [online]. 2008, n.31, pp. 169-189. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Profissão Docente. Revista de Estudos da Religião., São Paulo, Set. 2009. Disponível emhttp://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso 15 de out. de 2014. STEIL, Carlos Alberto. O Ensino Religioso na sociedade plural. Diálogo: Revista de Ensino Religioso. São Paulo, Paulinas, v. 2, n. 3, p. 50-52, ago. 1996. STRECK, Gisela I. Waechter. A disciplina ensino religioso com adolescentes. Estudos Teológicos. v.44, n. 2, p. 125-137, 2004. TORRES, Rosa Maria. Que (e como) é necessário aprender? 2ª ed. Campinas: Papirus, 1999. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/193-
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate the difficulties of the implementation of Religion Education lectures in the late years of primary school at public schools of Montes Claros. By means of a qualitative research this work began with a bibliographical research to provide theoretical background to the field research subsequently applied on five public primary schools of Montes Claros – MG. This survey comprised of questionnaires, applied to educators on religion and to a representative fraction of the school staff, and direct observations of the religion education lectures, which made possible to determine the frequency and types of activities used by the educators, their involvement, participation and interaction with the class during the activities, as well as the students joyousness during these activities. The direct observation and questionnaires provided the means to evaluate lectures quality. The subjects of the survey were both teachers and students of the late years of five public primary schools. This work suggests that despite the curricular and students devaluation pointed out by the research subjects as the main interfering factor on the teaching-learning process of religion in these schools, improvements on this matter are subordinated to qualification and constant involvement of the educators in order to direct them to use all the resources available to provide practical-theoretical activities, interdisciplinary dialogs and, above all, reorganization of the discipline curriculum to promote citizenship responsibility from debates promoted over day life questions such as respect, friendship and brotherhood.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como proposta investigar as dificuldades de implementação das aulas de Ensino Religioso nos anos finais do ensino fundamental, nas escolas públicas estaduais de Montes Claros. Fazendo uso de uma abordagem que privilegiava o aspecto qualitativo, este trabalho desenvolveu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica quando estudiosos do tema, deram sustentação teórica à pesquisa de campo realizada em cinco escolas da rede pública estadual de Montes Claros – MG. Como instrumentos de coleta de dados, foram adotados questionários, respondidos por professores de Ensino Religioso e por representantes dos segmentos das escolas, além de observação do desenvolvimento das aulas quando foi possível constatar a freqüência e o tipo de atividades utilizadas pelos professores; o envolvimento, a participação, a interação com o grupo durante as atividades também o gosto demonstrado pelos alunos durante estas atividades. Durante a observação e através dos questionários foi possível analisar a qualidade das aulas ministradas pelo professor. Os sujeitos da observação foram os professores de Ensino Religioso e os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de cinco escolas públicas. A pesquisa permitiu comprovar que apesar da desvalorização curricular e dos alunos, serem apontadas pelos participantes da pesquisa como os principais fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem de Ensino Religioso nas escolas, a melhoria das aulas desta disciplina estão subordinadas a capacitação e preocupação constante dos professores para que estes façam o uso dos diversos espaços escolares para atividades teórico-práticas, para diálogos interdisciplinares e, sobretudo para a reorganização dos conteúdos desta disciplina escolar, como possibilidade de promoção da cidadania responsável dos discentes, a partir de debates sobre questões que envolvem o cotidiano das pessoas, principalmente os temas envolvendo os valores como respeito, amizade, solidariedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-10-11T21:07:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Solange Ribeiro Prates.pdf: 907117 bytes, checksum: 5d9b41a7338b2e73b54ec10766a07d6c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-11T21:07:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Solange Ribeiro Prates.pdf: 907117 bytes, checksum: 5d9b41a7338b2e73b54ec10766a07d6c (MD5) Previous issue date: 2013-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesBARROS, Paulo Eduardo Gomes de. O fenômeno da não-participação nas aulas de Ensino Religioso escolar: Um estudo acerca dos fatores dessa ocorrência. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003. BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional LEI 9394/96. Brasília: MEC, 1996. ________. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. Brasília – DF: Ministério da Educação, 1997. BRITO, Ênio J. da Costa. A libertação pela palavra. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, Paulinas, n. 9, p. 34-36, mar.1998. BOVET, Joseph. Adolescent Girls. New York, Reprinted, 1951. CARON, Lurdes. Políticas e práticas de formação de professores de Ensino Religioso: desafios, avanços e perspectivas. Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, PUC-SP, São Paulo, SP – Brasil. In: Rev. Pistis Prax. Teol. Pastor. Curitiba, v. 2, n. 2, p. 269-289, jul./dez. 2010. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Resolução 465/03. Belo Horizonte: CEE/MG, 2003. Disponível em: < http://www.cee.mg.gov.br/resolucoescee.htm> Acesso em: 08 dez. 2014. CONSELHO NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. O ensino religioso nas Constituições do Brasil, nas legislações de ensino, nas orientações da Igreja. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2002. FIOROT, Élida Maria. O papel do conhecimento nas sociedades humanas. São Paulo: PUC, 1998. CRUZ, Therezinha M. L. da. Cidadania e interdisciplinaridade do ensino religioso. Diálogo: Revista de Ensino Religioso. São Paulo, Paulinas, n. 1, p. 40, mar. 1996. DANTAS, Douglas Cabral. O Ensino Religioso na rede pública estadual de Belo Horizonte, MG: história, modelos e percepções de professores sobre formação e docência. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2002. DEBESSE, M. Como estudiar a los adolescentes. Buenos Aires: Ed. Nova, 1979. FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. O Brasil Republicano. 4º vol. (economia e cultura). São Paulo: Difel, 1984. FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino Religioso no Brasil. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, Paulinas, n. 0, p. 13-14, out.1995. 70 FROMM, Erich. Credo in Beyond the Chains of Illusions. New York: Simon and Schuster, 1962, pp. 174-182 GRUEN, Wolfgang. O Ensino Religioso na escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995 GRUEN, Wolfgang. SDB. In: V. MARIA PEDROSA, MARIA NAVARRO, R. LÁZARO, J. SASTRE (dir.). Dicionário de catequética. S. Paulo, Paulus, 2004, p. 411-421. GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO DA UFPE, UFSM. Metodologia do Ensino Religioso. 1991. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/o-ensino-religioso -um-relato-de-experiencia/ Acesso em: 12.dez.2014. IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. Carta pastoral referente ao acordo Brasil – Vaticano. Porto Alegre: Circular IECLB no 162444/09 de 16 de fevereiro de 2009. Disponível em: http://www.luteranos.com.br/attachments/Documentos/20090206_Acordos_Brasil_Vaticano_REV_SB_MS-WA.pdf Acesso em 23.out.2014. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo et al. Ensino Religioso: Aspectos Legal e Curricular. São Paulo: Paulinas, 2007. Coleção Temas do Ensino Religioso. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002 JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Objeto do ensino religioso: uma identidade. Rever. Ano 12, no 01, Jan/Jun 2012 JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino religioso: aspectos legal e curricular. 1 ed. São Paulo: Paulinas, 2007. KLEIN, Remí; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Aspectos referentes à formação de professores de Ensino Religioso. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 221-243, jan./abr. 2008 LUCENA, Marcos. O ensino religioso na educação pública do Brasil. (2010). Disponível em: http://marcondeslucena.wordpress.com/universidade/monografia/ Acesso em: 12.out.2014. MARCONI, A. M de. LAKATOS, E, M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. MARIANO, Ricardo. Secularização do estado, liberdades e pluralismo religioso. 2002. Disponível em: <http://www.naya.org.ar/congresso2002/ponencias/ricardo_mariano.htm>. Acesso em: 08.out.2014. MATA, Francisco Salvador. Como prevenir dificuldades de Aprendizagem. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003 71 MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Lições de Minas. Belo Horizonte: SEE, 1999. MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. Conteúdo Básico Comum – Ensino Religioso. Belo Horizonte: 2005. OLIVEIRA, Lílian Blanck.; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; ALVES, Luiz Alberto Sousa; KEIM, Ernesto Jacob. Ensino Religioso no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. ORO, Ari Pedro. Modernas formas de crer. Revista Eclesiástica Brasileira, Brasília, p. 52-53, mar.1997. PACHECO, Wanessa de Andrade. Avaliação em Ensino Religioso escolar: Omissão e distorção. Disponível em www.atlanticaeditora.com.br. Publicado em março/abril 2005. acessado em 20.06.05. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007 PENA, A C.; PIRES, J.A & LEMGRUBER, M.S. (Orgs.) Metodologia da Pesquisa em educação: coleta, análise e interpretação dos dados. Juiz de Fora: Ed. Projeto Veredas, 2004. PINTO, Rosane L. S. O Público e o Privado na Educação Brasileira: Do Debate Intelectual ao Texto Legal. (Dissertação Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA. Programa Municipal de Ensino Religioso: Diretrizes Curriculares. Secretaria Municipal de Educação. Departamento de Esportes. Divisão de Ensino Religioso Escolar. Integrado ao Projeto “Escola Do Caminho Novo”. Juiz de Fora, 2000. ROMANELI, Otaíza. História da Educação no Brasil. São Paulo: Cortez e Moraes, 1989 ROSA, Maria da Glória de. A história a educação através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2004. RUEDELL, Pedro. Educação Religiosa: fundamentação antropológica da religião segundo Paul Tillich. São Paulo: Paulinas, 2007 SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade Escolar: O problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999. SCUSSEL, Marcos André. O ser e o fazer no ensino religioso. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st6/Scussel,%20Marcos%20Andre.pdf. Acesso em: 12.out.2014. 72 SHIGUNOV NETO, Alexandre and MACIEL, Lizete Shizue Bomura.O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educ. rev. [online]. 2008, n.31, pp. 169-189. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Profissão Docente. Revista de Estudos da Religião., São Paulo, Set. 2009. Disponível emhttp://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf. Acesso 15 de out. de 2014. STEIL, Carlos Alberto. O Ensino Religioso na sociedade plural. Diálogo: Revista de Ensino Religioso. São Paulo, Paulinas, v. 2, n. 3, p. 50-52, ago. 1996. STRECK, Gisela I. Waechter. A disciplina ensino religioso com adolescentes. Estudos Teológicos. v.44, n. 2, p. 125-137, 2004. TORRES, Rosa Maria. Que (e como) é necessário aprender? 2ª ed. Campinas: Papirus, 1999. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religioso. Ensino Fundamental. Processo Ensino-aprendizagem. Dificuldades.pt_BR
dc.subjectReligion Education, Primary school, Teching-learning process, Difficulties.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleAS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MONTES CLAROS - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Solange Ribeiro Prates.pdfDissertação - Solange Ribeiro Prates885,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.