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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DE ENSINO DIFERENCIADA NA ETNIA PITAGUARY: FORMAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA
Autor(es): SILVA, AMADEU PEREIRA DA
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Barreira, Marcelo Martins
Segundo membro da banca: Stephanini, Valdir
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: O presente texto tem como finalidade a discussão e reflexão do Ensino Religioso na escola de ensino diferenciado na etnia Pitaguary, no estado do Ceará. A primeira parte terá como base de sustentação a historiografia e a luta dos povos indígenas contra o que se constituiu como ato de dominação e construção de uma identidade indigenista, na visão dos povos europeus, como também um breve discurso sobre a formação da identidade dos povos Pitaguary. Já o segundo capítulo demonstrará uma diferenciação do Ensino Religioso nas escolas de ensino regular, analisando a gênese da prática de Ensino Religioso e contrapondo-a às práticas da mesma disciplina nas escolas diferenciadas de formação indigenista, como também trará um estudo das principais características de cada instituição. Chamar-se-á aqui de ensino não-índio o praticado nas escolas de ensino regular, e de educação do índio aquela constituída dentro do espaço da etnia, problematizando-se o contraste entre o que é estudado nas escolas de ensino diferenciado e a prática no ensino regular, não obrigatório, bem como a formação ideológica do trabalho na disciplina de Ensino Religioso dentro e fora da interculturalidade e as causas do seu resgate na cultura indigenista. O terceiro capítulo terá como tema a formação do professor indígena, destacando as principais bases de formação do seu currículo na criação de uma educação intercultural, além de apresentar as relações do dia a dia do professor indígena na comunidade escolar. Nesse capítulo também se analisará a formação dos conselhos indigenistas nas tomadas de ações dentro do espaço escolar, assim como a formação inicial e continuada dos professores indígenas.
Resumo Alternativo: The present work aims to discuss and reflect on Religious Education in mainstream schools in the Pitaguary ethnic, in the State of Ceará. As a support base, there is the historiography and the struggle of indigenous people against what constituted as an act of domination and construction of their identity, in European people point of view, as well as a brief speech about the formation of Pitaguary identity people. On the other hand, the second chapter will demonstrate the differentiation of Religious Education in mainstream schools, analyzing the origin of that type of Education and counteract to the practices of the same subject in differentiated indigenous training schools, as well as a study of the main features of each institution. It will be named non-indigenous education practiced in mainstream schools in this work; and indigenous education that one constituted within the ethnic scope, discussing the contrast between what it is studied in mainstream schools and the practice of mainstream education, non-mandatory, as well as the ideological formation of the work in the Religious Education subjects inside and outside of interculturality and the causes of its redemption in indigenous culture. As a theme, the third chapter will have the formation of the indigenous teacher, highlighting the main formation base of the curriculum, based on intercultural education creation, besides presenting the indigenous teacher day-to-day relationships in the school community. It will be also analyzed the formation of indigenous councils on taken of shares within the school scope, as well as the initial and continued formation of indigenous teachers.
Palavras-chave: Ensino Diferenciado. Religião e Formação de Professores Indígenas.
Mainstream Education. Religious and Indigenous. Teachers Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: A BIBLÍA Sagrada. São Paulo: Geográfica Editora, 2008, 1º Carta aos Coríntios Cap. 2 Vers. 9. ALMEIDA, Admilson Gonçalves de. Educação e evangelização: a convivência de jesuítas e índios no século XVI no Brasil. 2016.129p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2016. BERGAMASCHI, Maria Aparecida; MEDEIROS, Juliana Schneider. Revista Brasileira de História, v. 30, n. 60, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbh/v30n60/a04v3060.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2018. BONIN, Iara Tatiana. Educação Escolar Indígena e Docência: princípios e normas da legislação em vigor. In: BERGAMASCHI, Maria Aparecida; ZEN, Maria Isabel H. Dalla; XAVIER, Maria Luísa Merino de Freitas (Org.). Povos Indígenas Educação. 2ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. BORGES, José. Australopitecus. Disponível em: <https://www.infoescola.com/ historia/australopitecus/>. Acesso em: 26 fev. 2018. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/187
Data do documento: 27-Jun-2018
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