Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/186
Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO: UMA ABORDAGEM DAS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor(es): SANTOS, ANA MARIA DOS
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Resumo: Esta dissertação objetiva apresentar o tema do Ensino Religioso nas versões da Base Nacional Comum Curricular e a legislação que o define como componente curricular, com oferecimento obrigatório, mas com matrícula facultativa. A exposição da temática se propôs analisar os textos dos documentos da educação nacional e acompanhar a proposta curricular contida nas versões da Base Nacional Comum Curricular apontado para esse componente curricular. O viés adotado na pesquisa foi o bibliográfico, na busca do enfoque nos aportes teóricos de diversos autores, pesquisadores do Ensino Religioso e autores que tratam do currículo escolar. Por fim, a pesquisa retrata a Base Nacional Comum Curricular após a sua homologação no que tange ao Ensino Religioso.
Resumo Alternativo: This dissertation aims to present the theme of Religious Education in the versions of the Common Curricular Base and the law that defines it as a curricular component, with compulsory, but with optional enrollment. The purpose of this presentation was to analyze the texts of the national education documents and to follow the curricular proposal contained in the versions of the Common Curricular Base pointed to this curricular component. The bias adopted in the research was the bibliographical, in the search for the theoretical contributions of several authors and researchers of Religious Education and authors who deal with the school curriculum. Finally, the research portrays the National Common Curricular Base after its homologation in relation to Religious Education.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Base Nacional. CurrículoEnsino Religioso. Base Nacional. Currículo
Religious Education. National Base. Curriculum.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre, Artmed: 2001. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª ed. São Paulo. Cortez: 2011. ALVES, Luiz Alberto Souza; JUNQUEIRA, Sérgio. A elaboração das concepções do Ensino Religioso no Brasil. In: JUNQUEIRA, Sergio R. Azevedo; WAGNER, Raul. O ensino religioso no Brasil. 2. Ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 55-84. Disponível em: <www2.pucpr.br/reol/index.php/LIVRO0901?dd1=4535&dd99=pdf>. ALVES, Rubem. O que é religião? 4. Ed. São Paulo, Edições Loyola: 1999. ALLESSANDRINI, Cristina Dias. O desenvolvimento de competências e participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In: PERRENOUD, Philippe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 157-176. ARAGÃO, G. S. Ética e ótica na educação: a mística entre e além. In: Revista Symposium. Recife, FASA, ano 11, n. 2, p. 17-24, julho-dezembro de 2007. AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Manaus/AM, legenda do vídeo, parte 1, (2 min. 47s a 2 min 48s / 3 min 04 s a 3 min 07s). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ffItkrdnFOg>. AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Recife, legenda do vídeo, parte 1, (2 min. 01s a 2 min 02s). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5SCqAyBL9VU>, parte 2, (1min. 01s a 1 min. a 3s e 1min. 04s a 1min. 08s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=F1KIimKncrg>. AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Florianópolis/SC, legenda do vídeo, parte 1, (34 min. 35s). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=biAKRBd1Fn0>. AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Brasília, legenda do vídeo, parte 2, (26 min. 59s a 27 min 11s) 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Mf6Vg_i7jjw>. AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. São Paulo/SP, legenda do vídeo, parte 1, (1 min. 25s a 1 min 28s / 1min. 52s a 1 min. a 53s) 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=owlb3YtFl4Q>. BECKER, Michel. Ensino Religioso: entre a catequese e ciências das religiões: Uma avaliação comparativa da formação dos professores do Ensino Religioso no Brasil e da aprendizagem interreligiosa na Alemanha em busca de um ensino religioso intertelógico e interdisciplinar. Fortaleza: 2010. Tese (Doutorado em Educação). Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3645/1/2010_TESE_MRMBECKER.pdf>. BRANDENBURG, Laude Erandi. A interação pedagógica no ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal, 2004. BRANDENBURG, Laude Erandi. Admissão e habilitação de professor e professora. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (Org). Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. BRASIL. Presidência da República da Casa Cível, subchefia para assuntos jurídicos. Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 18 de setembro de 1946. Emendas Constitucionais. Atos complementares. Atos institucionais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>. BRASIL. Presidência da República da Casa Cível, subchefia para assuntos jurídicos. Lei 4024 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>. BRASIL. Presidência da República da Casa Cível, subchefia para assuntos jurídicos. Lei 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes curriculares para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm>. BRASIL. Presidência da República da Casa Civil; Subchefia Para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. BRASIL. Presidência da República da Casa Civil; Subchefia para assuntos jurídicos. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes para a educação básica nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara da Educação Básica. Resolução CEB Nº 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_ceb_0298.pdf>. BRASIL. Presidência da República Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 13005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências: anexo, metas e estratégias. Meta 2, 3 e 7. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. BRASIL. Ministério de Educação; Educação Básica. MEC apresenta ao CNE avanços da base nacional comum curricular na etapa final de elaboração. Quarta-feira, 25 de janeiro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=44461:mec-apresenta-ao-cne-avancos-da-base-nacional-comum-curricular-na-etapa-final-de-elaboracao&catid=211&Itemid=86>. BRASIL. Ministério da Educação; CONSED; UNDIME. Base Nacional Comum Curricular: Proposta preliminar, Segunda Versão Revista, abril, 2016. Brasília, DF. Disponível em: <http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares para a educação infantil. Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. BRASIL. Ministério de Educação; Secretaria da Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. v.2. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf>. BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças. 2 ed. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/direitosfundamentais.pdf>. BRASIL. Ministério de Educação; Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 6, de 20 de outubro de 2010. Define Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Brasília, DF, 2010, Art. 3º. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download& alias=15249-rceb00610&Itemid=30192>. BRASIL. Presidência da República da Casa Cível, subchefia para assuntos jurídicos. Lei n° 9475, de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao art. 33 da Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1997, Art. 33, §1º, § 2º. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9475.htm#art1>. BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Câmara da Educação Básica. Resolução Nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF, 2010. Art. 14. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf>. BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Câmara Nacional de Educação Básica. Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília, DF, 2010, Arts. 14 e 15. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf>. BRASIL. Ministério da Educação; CONSED; UNDIME. Primeira versão da base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2017/04/BNCC-APRESENTACAO_final_06-10.pdf>. BRASIL. Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Plano nacional de educação em direitos humanos. Brasília, DF, 2008. BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular versão final. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://cnebncc.mec.gov.br/docs/BNCC_Educacao_Infantil_e_Ensino_Fundamental.pdf>. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Audiências públicas sobre a base nacional comum curricular. Disponível em: <http://cnebncc.mec.gov.br/>. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: A base. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. CARVALHO, Janete Magalhães. Potência do “olhar” e da “voz” não dogmáticos dos professores na produção dos territórios curriculares no cotidiano escolar do ensino fundamental. In: CARVALHO, Janete Magalhães. (Org.). Infância em Territórios Curriculares. Petrópolis: DP et Alii, 2012. p. 15-48. CARDOSO, Cláudia. JUNQUEIRA, Sérgio. O Ensino Religioso, por quê? Disponível em: <http://gperbkp.com.br/gper_news/anexos/news55.pdf>. CASTRO; Maria Helena Guimarães de. Base nacional comum curricular: processo de elaboração e princípios e conceitos. São Paulo, janeiro, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56631-bncc-apresentacao-processo-elaboracao-conceitos-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf& Itemid=30192>. CATÃO, Francisco. Diversidade Religiosa. Diálogo, n. 35. Disponível em: <https://www.paulinas.org.br/dialogo/pt-br/?system=paginas&action=read&id=11683>. CAVALCANTI, Carlos André Macedo; CAVALCANTI, Ana Paula Rodrigues. Por um ensino (não) religioso: Enfrentamento das intolerâncias com pluralidade na formação continuada. In: GOMES, Eunice Simões Lins; JUNQUEIRA, Sergio Rogerio Azevedo. (Org.). Ensino Religioso: religião e cultura. João Pessoa: UFPB, 2016, p. 67-85. CECCHETTI, Elcio et al. Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. In: FLEURI, Reginaldo Matias et al (Orgs.) Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edufurb, 2013. p. 19-37. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publications/1449255536472.pdf>. CECCHETTI, Elcio; OLIVEIRA, Lilian Blanck; HARDT, Lúcia Schneider. Educação diversidade religiosa e cultura de paz: cuidar, respeitar e conviver. In: FLEURI, Reginaldo Matias et al (Orgs.) Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edufurb, 2013. p. 203-228. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publications/1449255536472.pdf>. CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 183-191, set./out./nov.dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n27/n27a12.pdf>. CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação Educacional Brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cad. Pesq. N. 116. São Paulo. July. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010>. DELBONI, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera. Movimentos de corpos de alunos(as) que vibram na criação do conhecimento como o mais potente dos afetos. In: CARVALHO, Janete Magalhães (Org.) Infância em territórios curriculares. Petrópolis: DP ET Alii, 2012. p. 49-61. DINIZ, Debora; LIONÇO, Tatiana. Educação e Laicidade. In: DINIZ, Débora; LIONÇO, T.; CARRIÃO, (orgs.). Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO: LetrasLivres: EdUnB, 2010. p. 11-29. DUARTE, C. S. In: SANTOS, C. A. (Org). A Constitucionalidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. In: SANTOS, Clarisse Aparecida dos. Et al. (Org.). Campo, Política Pública e Educação: campo - políticas públicas - educação. Brasília: NEAD, 2008. p. 36-38. ELIADE, Mircea. Mito e Realidade Debate e Filosofia. São Paulo: Ed. Perspectiva. 1972. ESTUDO COMPARATIVO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ENTRE A VERSÃO 2 E A VERSÃO FINAL. 2017. Disponível em: <http://cnebncc.mec.gov.br/docs/BNCC_Estudo_Comparativo.pdf>. FLEURI, Reinaldo Matias et al (Orgs.). Diversidade religiosa e direitos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edufurb, 2013. p. 11-17. FLEURI, Reinaldo Matias. Prefácio. In: FLEURI, Reginaldo Matias; et al (Orgs.) Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edufurb, 2013. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/ document/publications/1449255536472.pdf>. FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea On-line version. ISS N 1982 - 7849. Rev. adm. contemp. vol.5 no.spe Curitiba 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000500010>. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de. LEITE, Fabiano Aparecido Costa. O Ensino Religioso no Espírito Santo. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério. (Org.). Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015. p. 241-253. FREMAN, Valeska. Interdisciplinaridade no Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (Org). Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017, p. 196-201. FONAPER. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 2002. GRUEN, Wolfgang. O ensino religioso na escola. Petrópolis: Vozes, 1994. HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. A Formação de Professores no Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sergio R. Azevedo; WAGNER, Raul. O ensino religioso no Brasil. 2. Ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 143-154. Disponível em: <www2.pucpr.br/reol/index.php/LIVRO0901?dd1=4535&dd99=pdf>. IBGE. Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf>. ITOZ, Sonia. Ensino religioso na educação infantil. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (Org). Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017. p. 224-231. JACOMINI, Maria Aparecida. Educar sem reprovar: um desafio de uma escola para todos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p. 557-572, set./dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n3/10.pdf>. JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro; CORRÊA, Rosa Lydia Rosa. Ensino Religioso: aspectos legais. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. (Org.). Ensino religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015. p. 29-73. JUNQUEIRA, Sergio R. Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2008. JUNQUEIRA, Sérgio. A presença do Ensino Religioso no contexto da educação. In: JUNQUEIRA, Sergio R. Azevedo; WAGNER, Raul. O ensino religioso no Brasil. 2. Ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 27-54. Disponível em: <www2.pucpr.br/reol/index.php/LIVRO0901?dd1=4535&dd99=pdf>. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (Coord.). Mapa da produção científica do ensino religioso: no período de 1995 a 2010. Curitiba: PUCPR, 2012. Disponível em: <http://www.gper.com.br/newsletter/e8aa3b17169d1afa9e632aa08aea4ed6.pdf>. KLEIN, Remi. Diversidade e o Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo. (Org.). Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis: Insular, 2015, p. 129-136. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994. LUCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. LUPI, João. Novos movimentos religiosos e religiosidade. In: FLEURI, Reinaldo Matias e et al (Orgs.). Diversidade religiosa e direitos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edufurb, 2013, p. 167-183. MARTINS FILHO, Lourival José. Ensino Religioso e Ensino Fundamental: anos iniciais em foco. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. (Org.). O Ensino Religioso no Brasil. Florianópolis. Insular: 2015. p. 102-109. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base nacional comum curricular (BNCC). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. MORETTO, Vasco Pedro. Educar para competências: o desafio do professor no contexto social. Disponível em: <www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/request.php?1596>. OLIVEIRA, Lilian Blank de et al. Ensino religioso: no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. (Coord.) História: ensino fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 21, Brasília: 2010. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygostky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 5 Ed. São Paulo: Scipione, 2010. PASSOS, João Décio Passos. Ensino Religioso: medicações epistemológicas e finalidades pedagógicas. In: SENA, Luzia. (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 21-45. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do ensino religioso. In: Revista Brasileira de Educação. N. 27. Rio de Janeiro: ANPED, 2004. p. 172-212. PEREIRA, Júnia Sales; MIRANDA, Sonia Regina. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História ensinada. Porto Alegre, vol. 42, n 1, Jan./Mar. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000100099& lang=pt>. PIEPER, Frederico. Ciências(s) da(s) religião(ões). In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (Org). Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017, p. 131-139. PIMENTA, Selma Garrido. GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil. Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 35. REGIMENTO COMUM AS UNIDADES DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA-ES. p. 19. Disponível em: <http://files.comev-2.webnode.com/200001174-a2555a34fa/Regimento%20Comum%20-%20Vit%C3%B3ria%202012.pdf>. RODRIGUES, Elisa. Ensino religioso e área de conhecimento. In: JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; BRANDENBURG, Laude Erandi; KLEIN, Remí (Org). Compêndio do ensino religioso. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2017, p. 117-130. RODRIGUES, Joice Meire. A Contribuição do Ensino Religioso no desenvolvimento integral das pessoas. In: SIMÕES, Cristiano Campos (Org.). Ensino Religioso: Desafios e perspectivas na pós-modernidade. Campo de Goytacazes: Grafimar, 2009, p. 75-87. RUEDELL, Pedro. Educação Religiosa: fundamentos antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2010. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. SENA, Luzia. Qual a razão do ensino religioso na escola? In: JUNQUEIRA, Sérgio (Org.). Ensino religioso em questão. São Paulo: Boletim do Setor de Ensino Religioso da CNBB, 2005b. Disponível em: <http://www.gper.com.br/newsletter/ 0363a8cd70a96bdc70f42fb5916fcc1e.pdf>. SILVA, Eliana Moura da. Religião, diversidade e valores culturais: conceitos teóricos e a educação para a cidadania. Revista de Estudos da Religião n. 2, p. 1-14, 2004. Disponível em: <http://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/p_silva.pdf>. SILVA, Fabiana Maria Lobo. Liberdade de religião e o ensino religioso nas escolas públicas de um Estado laico. Perspectiva jusfundamental. Ano 52, N. 206. abr./jun. 2015. p. 271-298. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/52/206/ril_v52_n206_p271.pdf>. SILVA, Sandra Kretli da Silva. Fragmentos de vida: segredos e astúcias de alunos nos usos dos produtos culturais que compõem o mosaico da escola. In: CARVALHO, Janete Magalhães (Org) Infância em territórios curriculares. Petrópolis: DP et Alii, 2012. p. 79-94. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. SOUZA, Rodrigo Augusto de. Novas perspectivas para o ensino religioso, a educação para a convivência e a paz. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n.1, p.25-49, jan./jun.2013. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/ viewFile/3207/2910>. TEIXEIRA, Faustino. O imprescindível desafio da diferença religiosa. Rev. Inter. Mob. Hum., Brasília, Ano XX, Nº 38, p. 181-194, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/remhu/v20n38/a11v20n38.pdf>. UNESCO (Brasil). Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Brasília, 2010. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; PONTÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. O Ensino Religioso como área de conhecimento: contribuições à discussão no Conselho Nacional de educação 2001. In: SENA, Luzia. (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 111-136. WICKERT, Tarcísio Alfonso. Ethos e direitos humanos: um legado da diversidade cultural. In: FLEURI, Reginaldo Matias et al (Orgs.) Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edufurb, 2013. p. 39-55.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/186
Data do documento: 13-Jun-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Maria dos Santos.pdfDissertação - Ana Maria dos Santos11,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.