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Tipo: Dissertação
Título: A INTERFACE DO ENSINO RELIGIOSO COM A HUMANIZAÇÃO E O CUIDADO NA ATENÇÃO À SAÚDE
Autor(es): BORGO, FLÁVIA
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Brotto, Léia Damasceno de Aguiar
Terceiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Resumo: Este estudo, baseado em fontes bibliográficas, tem por objetivo principal investigar de que maneira o Ensino Religioso pode colaborar com os esforços para a humanização da assistência aos pacientes portadores de doenças crônicas. A primeira justificativa para a realização da pesquisa reside no fato de que, nos dias atuais, faz-se necessário buscar maior nível de humanização na assistência voltada a pacientes portadores de doenças crônicas, entre os quais verifica-se grande incidência de riscos e desconfortos, pois acredita-se que podem ser evitados ou minimizados tais disfunções. Como segunda justificativa tem-se que, em relação aos conteúdos ministrados, a Educação Religiosa aborda, na forma multidisciplinar, os chamados temas geradores, tais como: amor ao próximo; caridade; bondade; inteligência; liberdade; responsabilidade; fraternidade; saber colocar-se no lugar do outro, falando a mesma língua; educação da consciência; ser mais, ser justo, ser amigo, ser sábio, ser cristão; problemas sociais; justiça; solidariedade; diversidade; valorização da vida humana; entre outros. Assim, acredita-se que as ideias aqui defendidas nesse possam acrescer uma vertente prática a tais ensinamentos. Por último, entende-se que a consecução do presente trabalho constitui oportunidade de testar, em âmbito real, os ensinamentos teóricos aprendidos ao longo do curso. Este estudo é importante para quem ministra Ensino Religioso em escolas públicas, pois traz à luz do debate a questão do aspecto prático que pode ser ressaltado à disciplina em questão, tornando-a mais atrativa aos educandos. Quanto à viabilidade, o presente estudo torna-se possível, visto que, nos últimos anos, a pesquisadora que tem atuado profissionalmente como professora de Ensino Fundamental na rede municipal de Ensino Fundamental de Vila Velha (ES), tendo acesso direto à documentação e livros didáticos. Não bastasse isso, essa pesquisadora também é paciente portadora de doença crônica e, por isso mesmo, conhece, por vivência, a importância e a necessidade urgente da maior humanização da assistência à saúde no Brasil. Este trabalho parte da hipótese que norteia o presente Estudo, acredita-se que, na medida em que se tenta aproximar o conteúdo da disciplina Ensino Religioso dos esforços de humanização na assistência aos pacientes portadores de doenças crônicas, mais se estará contribuindo para o crescimento dos alunos, enquanto cidadãos dotados de direitos e deveres, que interagem e participam positivamente na busca de soluções para os problemas sociais. Em sua delimitação, o presente estudo se limita a estudar somente a questão do Ensino Religioso e sua contribuição para a humanização da assistência aos pacientes portadores de doenças crônicas. Entre as motivações que levaram ao desenvolvimento desse estudo encontra-se a certeza de que a solução para os problemas humanos mais significativos requer trabalho conjunto. Nesse sentido, acredita-se que o Ensino Religioso, ao adicionar viés prático à sua didática, poderá ser de grande utilidade, despertando o interesse dos educandos para as ações humanitárias. Para tanto, o sistema Saúde, sempre tão precário, apresenta-se como campo de atuação no qual os alunos que optam por cursar o Ensino Religioso poderiam colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula, levando compaixão e conforto aos pacientes portadores de doenças crônicas.
Resumo Alternativo: This study, based on bibliographic sources, has as main objective to investigate in what way the Religious Education can collaborate with the efforts for the humanization of the assistance to the patients with chronic diseases. The first justification for the research is that, in the present day, it is necessary to seek a higher level of humanization in care for patients with chronic diseases, among which there is a high incidence of risks and discomforts, since it is believed that such dysfunctions can be avoided or minimized. As a second justification, religious education addresses, in the multidisciplinary form, the so-called generating themes, such as: love of neighbor; charity; goodness; intelligence; freedom; responsibility; fraternity; knowing how to put oneself in the other's place, speaking the same language; awareness education; being more, being fair, being friends, being wise, being Christian; social problems; justice; solidarity; diversity; valuation of human life; among others. Thus, it is believed that the ideas defended here can add a practical dimension to such teachings. Finally, it is understood that the achievement of the present work constitutes an opportunity to test, in real scope, the theoretical lessons learned during the course. This study is important for those who teach Religious Education in public schools, because it brings to the light of the debate the question of the practical aspect that can be emphasized to the discipline in question, making it more attractive to the students. In terms of feasibility, the present study becomes possible, since, in recent years, the researcher who has worked professionally as elementary school teacher in the municipal network of Elementary School of Vila Velha (ES), having direct access to documentation and books didactic Not only that, this researcher is also a patient with chronic disease and, for this reason, she knows from experience the importance and the urgent need for greater humanization of medical care in Brazil. This work is based on the hypothesis that guides the present study, it is believed that, as we try to approximate the content of the Religious Education discipline of humanization efforts in the care of patients with chronic diseases, more will be contributing to the growth of students, as citizens with rights and duties, who interact and participate positively in the search for solutions to social problems. In its delimitation, the present study limits itself to studying only the issue of Religious Education and its contribution to the humanization of care for patients with chronic diseases. Among the motivations that led to the development of this study is the certainty that the solution to the most significant human problems requires joint work. In this sense, it is believed that Religious Education, by adding practical bias to its didactic, can be of great use, arousing the students' interest in humanitarian actions. To that end, the health system, which is always so precarious, presents itself as a field of action in which students who choose to attend Religious Education could put into practice the lessons learned in the classroom, bringing compassion and comfort to patients with diseases chronic diseases.
Palavras-chave: Cuidados – Educação – Doenças crônicas – Ensino Religioso.
Care – Education – Chronic diseases – Religious education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALMEIDA, Paulo Jorge dos Santos e PIRES, Denise Elvira Pires de. O trabalho em emergência: entre o prazer e o sofrimento. Revista Eletrônica de Enfermagem, 9(3). 2007. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n3/v9n3a05.htm>. Acesso em: 20 abr 2017. ALVES, Rubem. O que é religião? 11. ed. São Paulo: Loyola, 2010. AMARAL, Tânia Conceição Iglesias e TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. Análise dos parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2003. ANASTÁCIO, Mari Regina. Formação humana a partir da educação para a solidariedade. Curitiba: PUC-PR, 2010. ANDRADE, Luciene Miranda de; MARTINS, Emanuelle Carlos; CAETANO, Joselany Áfio; SOARES, Enedina; BESERRA, Eveline Pinheiro. Atendimento humanizado nos serviços de emergência hospitalar na percepção do acompanhante. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 11, n. 1, 2009. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/182
Data do documento: 5-Mar-2018
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