Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/181
Tipo: Dissertação
Título: OS ENCANTOS DE ÒSÙN: O ÀSE DE SUAS ERVAS USADAS NO CANDOMBLÉ KÉTU-NÀGÓ
Autor(es): JÚNIOR, JOSÉ GERALDO DAS MERCÊS
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Segundo membro da banca: Rodrigues, Alessandro
Terceiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Resumo: Este estudo é uma abordagem a respeito do Orísá Òsùn e da importância de suas ervas para o Candomblé Kétu-Nàgó. Como forma de problematização da pesquisa, delimitou-se o seguinte questionamento: Qual a importância do Orísá Òsùn e da etnobotânica do Àse de suas ervas usadas no Candomblé? Como esse conhecimento das plantas podem contribuir para se conhecer melhor as religiões de Matriz Africana? O objetivo geral é identificar o uso das ervas no Candomblé e compreender a relação com o Orísà Òsùn. Os objetivos específicos são: analisar as ervas do Orísà Ósùn; conhecer o sagrado do Orísá Òsùn e sua ligação ao seu elemento principal “água”; caracterizar as folhas do Orísà Òsùn; apresentar a importância da etnobotânica no culto das folhas no Candomblé de Kétu-Nàgó, identificando que as plantas além de serem utilizadas para encantamentos possuem seus valores fitoterápicos; e, compreender a etnobotânica das ervas do Orísà Òsùn usadas no Candomblé. Em relação ao quadro metodológico, além da pesquisa bibliográfica, tem uma pesquisa de campo por meio de questionário respondido por adeptos do Candomblé Kétu-Nàgó. Registra-se a importância e os tipos das folhas mais usadas no culto desse Orísá. A pesquisa iniciou-se com estudo bibliográfico e entrevistas a adeptos da religião Kétu-Nàgó. A partir dessas entrevistas foi possível mapear as ervas mais usadas do Orísà Òsùn nos rituais sagrados e comparou-se com os estudos de Pierre Verger (éwe). Registrou-se, assim, a ação atribuída às plantas, a palavra atuante, as receitas medicinais e as mágicas de cada folha do Òrìsà Òsùn. As conclusões evidenciaram que as folhas são indispensáveis nas funções, cada símbolo tem seu sentido e uso e diferentes propriedades. Os verdes sagrados das folhas representam o ciclo da vida e da morte, e até mesmo por intermédio do saber tradicionais membros da comunidade preservam a vida e o sagrado prestos na natureza.
Resumo Alternativo: This study is an approach regarding the Orísá Òsùn and the importance of its herbs for Candomblé Kétu-Nàgó. As a way of problematizing the research, the following question was delimited: What is the importance of Orisá Òsùn and of the ethnobotany of the Seed of its herbs used in Candomblé? How can this knowledge of plants contribute to a better understanding of African Matrix religions? The general objective is to identify the use of herbs in Candomblé and to understand the relationship with Orísà Òsùn. The specific objectives are: to analyze the herbs of Orísà Ósùn; to know the sacred of Orísá Òsùn and its connection to its main element “water”; characterize the leaves of Orísà Òsùn; to present the importance of ethnobotany in the cult of leaves in the Candomblé de Kétu-Nàgó, identifying that plants besides being used for spells have their phytotherapeutic values; and, to understand the ethnobotany of Orisà Òsùn herbs used in Candomblé. Regarding the methodological framework, in addition to the bibliographical research, has a field survey through a questionnaire answered by Candomblé Kétu-Nàgó supporters. The importance and types of the leaves most used in the cult of this Orísá is registered. The research began with a bibliographical study and interviews with adherents of the Kétu-Nàgó religion. From these interviews it was possible to map the most used herbs of the Orisà Òsùn in the sacred rituals and it was compared with the studies of Pierre Verger (éwe). The action attributed to plants, the operative word, the medicinal recipes and the magic of each leaf of the Òrìsà Òsùn were thus recorded. The conclusions showed that leaves are indispensable in functions, each symbol has its meaning and use and different properties. The sacred greens of the leaves represent the cycle of life and death, and even through the traditional knowledge members of the community preserve life and the sacred fast in nature.
Palavras-chave: Religiões Africanas. Candomblé. Kétu-Nàgó. Etnobotânica
African Religions. Candomblé. Kétu-Nàgó. Ethnobotany.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: Loyola, 1999. BACELAR, J.; CAROSO, C. (Orgs.). Faces da tradição afro brasileira. Rio de Janeiro: Pallas, 1999. BACELAR, Jeferson. Etnicidade. Ser Negro em Salvador. Salvador: Ianamá (PENBA), 1989. BARROS, J. F. P. O segredo das folhas: Sistema de classificação dos vegetais no Candomblé Jeje-Nagô do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 1993. BAKHTIN. M. Marximo e filosofia da linguagem-problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2002. BARROS, José Flávio Pessoa de. Ewé Orisà: uso litúrgico e terapêutico dos vegetais nas casas de candomblé jêje-nagô. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1971. BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1978. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: Ética do humano, compaixão pela terra. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BOTELHO, Pedro Freire. Ewé Awo: O segredo das folhas no Candomblé da Bahia. In: Educação, Gestão e Sociedade: Revista da Faculdade Eça de Queiros, a. 1, n. 4, dez. 2011. BRAGA, Júlio. Oritamejí: O antropólogo na encruzilhada. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2000. BRAGA J. S. Praticas Divinatórias e Exercício do poder: O Jogo de Búzios nos Candomblés da Bahia, Afro- ED CEAO, Salvador 1980. BROWN, Diana. Umbanda: Religion and Politics in Urban Brazil. New York: Columbia University Press, 1994. CALLOIS, Roger. O homem e o sagrado. Trad. Geminiano Cascais Franco. Lisboa: Perspectivas do Homem; Edições 70, 1988. CAMARGO, M. T. L. Plantas medicinais e de rituais afrobrasileiros. São Paulo: ALMED, 1988. CAMPOS, Zuleica Dantas Pereira. De Xangô a Candomblé: transformações no mundo afropernambucano. In: Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, n. 29, jan./mar, 2013, p. 13-28. CANCLINI, Nestor Garcia. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2003. CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1998. CAPONE, Stefania. A busca da África no Candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Pallas, 2004. CLÉMENT, D. The historical foundations of ethnobiology (1860- 1889). In: J. Ethnobiol, v. 18, n. 2, p. 161-187, 1998. CONSORTE, Josildeth Gomes. Em Torno de um Manifesto de Ialorixás Baianas contra o Sincretismo. In: CAROSO, Carlos; BACELAR, Jeferson (Org.). Faces da tradição afrobrasileira. Rio de Janeiro: Pallas, 1999, p. 37-58. COSTA LIMA, V. A Família-de-santo nos Candomblés Jeje-nagos da Bahia: O Estudo de relações intra-grupais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1977, p. 208. DURKHEIM, Emily. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo, Paulinas, 1989. ELIADE, Mircea. Mefistófeles e o andrógino. São Paulo: Martins Fontes, 1999. ELIADE, Mircea. Mito do eterno retorno. Trad. José Antônio Ceschin. São Paulo: Mercuryo, 1992. ELLIS, A. B. The yoruba-speaking peoples of the slave coast of West Africa. 2. ed. Londres, Pilgrim, 1974. FERRETTI, Mundicarmo. Oralidade e transmissão do saber nas religiões afro-brasileiras. In: ALMEIDA, Adroaldo J. S.; SANTOS, Lyndon de A.; FERRETTI, Sergio F. (Orgs.). Religião, Raça e Identidade: colóquio do centenário da morte de Nina Rodrigues. São Paulo: Paulinas, 2009, p. 68-97. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1990. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. GOMES, Ângela de Castro. A guardiã da memória. Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 9, n. 12, jan./dez. 1996, p.17-30. JENSEN, Tina Gudrun. Discursos sobre as religiões afro-brasileiras: Da desafricanização para a reafricanização. Revista de Estudos da Religião, n. 1, 2001, p. 1-21. Disponível em: <http://www.pucsp.br/rever/rv012001/p_jensen.pdf>. Acesso em: 2 mai. 2017. JESUS, Danilo Nascimento de; SANTOS JÚNIOR; Roberto Fernandes dos. Memorial Mãe Menininha de Gantois: Seleta do Acervo Como “Guardiã Da Memória”. 28 de julho a 1 de agosto de 2014. In: Anais XVI Encontro Nacional de História. Saberes e práticas científicas. Disponível em: <https://goo.gl/4LE6xy>. Acesso em: 2 abr. 2017. MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia: v. 1. São Paulo: EPU: Edusp, 1972. ORO, Ari Pedro. Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997. ORTIZ, Renato. Anotações sobre religião e globalização. Barcelona: Anàlisi, 2002. OTTO, Rudolf. O sagrado. Trad. João Gama. Lisboa: Edições 70, 1992. OTTO, Rudolf. O sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. Petrópolis: Vozes, 2007. PACHECO, L. Estratégias de obtenção de plantas de uso litúrgico em terreiros de Candomblé de Salvador. In: SERRA, O. et al. O Mundo das Folhas. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana; Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2002. PIRES, Marcel Viana; et al. Etnobotânica de terreiros de candomblé nos municípios de Ilhéus e Itabuna, Bahia, Brasil. Revista Brasileira Bioci, Porto Alegre, v. 7, n. 1, jan./mar. 2009, p. 3-8. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Cia das Letras, 2001. PRANDI, Reginaldo. O Candomblé e o tempo: Concepções de tempo, saber e autoridade da África para as religiões afro-brasileiras. In: RBCS, v. 16 n. 47 out./2001. Disponível em: <https://goo.gl/rtXSke>. Acesso em: 22 mai. 2017. PRANDI, Reginaldo. Os candomblés de São Paulo: a velha magia na metrópole nova. São Paulo: Hucitec, 1991. REIS, João José. Domingos Sodré, um sacerdote africano, escravidão, liberdade e Candomblé na Bahia do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 2008. RIVIERE, Claude. Introdução à antropologia. Lisboa: Perspectiva; Edições 70, 2002. SANT’ANNA, Márcia. Escravidão no Brasil: Os terreiros de candomblé e a resistência Cultural dos Povos Negros. In: Anais Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2014. Disponível em: < https://goo.gl/x8MmQv>. Acesso em: 7 abr. 2017. SANTOS, Juana Elbein dos. Os nágô e a morte: Páde, Àsèsè e o Culto Égun na Bahia. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. SERRA, O. et al. O Mundo das Folhas. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana; Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2002. SILVA, Vagner Gonçalves Da. Orixás da Metrópole. Petrópolis, 1995. SILVEIRA, Renato da. Jeje-nagô, iorubá-tapá, aon efan e ijexá: processo de constituição do candomblé da Barroquinha, 1764-1851. Revista Cultura Vozes, Petrópolis, 2000. SIQUEIRA, Sonia Aparecida de. Multiculturalismo e religiões afro-brasileiras: o exemplo do Candomblé. Rever. São Paulo: PUCSP, mar. 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.br/rever/rv1_2009/t_siqueira.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016. SODRÈ, Muniz. A verdade seduzida. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. TRINDADE, O. J. S., BANDEIRA, F. B., RÊGO, J. C., SOBRINHO, J. L., PACHECO, L. M.; BARRETO, M. M. Farmácia e Cosmologia: a Etnobotânica do Candomblé na Bahia. Etnoecológica, v. 4, n. 6, 2000, p. 11-32. USARSKI, Frank. Constituintes da ciência da religião: cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006. VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás deuses Iorubás na África e no novo mundo. 6. ed. Salvador: Corrupio, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/181
Data do documento: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Geraldo das Mercês Júnior.pdfDissertação - José Geraldo das Mercês Júnior6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.