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Tipo: Dissertação
Título: UMA NARRATIVA SOBRE RELIGIÃO E EDUCAÇÃO EM RUBEM ALVES: PERSPECTIVA LIBERTADORA DO SER HUMANO COMO PRESSUPOSTO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): AVELLAR, JOSEANE ZACCHÉ
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Segundo membro da banca: Klug, João
Terceiro membro da banca: Cavalcante, r
Resumo: Este estudo fundamentou-se na descrição e na contextualização de uma narrativa sobre religião e educação como perspectiva libertadora do ser humano, tendo como base de sustentação o itinerário reflexivo de Rubem Alves. Nossas observações estão apresentadas em três momentos distintos, a saber: as bases religiosas e educacionais que se sustentaram como estrutura social a partir da colonização do Brasil; as reflexões de Rubem Alves a respeito da religiosidade segundo as concepções de crença e de ciência; e as contribuições de Rubem Alves para a edificação de uma perspectiva libertadora do ser humano a partir da educação básica alicerçada na interlocução com Paulo Freire. Esses momentos distintos interligam-se na qualidade de um campo de investigação que procura responder às questões sobre como a religião e a educação podem ser utilizadas como instrumentos de alienação e/ou de libertação do sujeito social a partir das relações entre o ser humano e a sociedade que o cerca, bem como das relações que se estabelecem para a elevação desse ser humano como agente da própria história, tendo como base de sustentação as contribuições da poética alvesiana para subsídio de uma prática dialógica entre esses diferentes sujeitos sociais em uma concepção que oportuniza a elevação e o fortalecimento do pensamento para a sua transcendência.
Resumo Alternativo: The present study proposal is based on the description and contextualization of a narrative on religion and education as a freeing perspective of the human being considering Rubem Alves’ reflexive itinerary a basic fundament. Our observations are presented in three different moments, as given: the religious and educational bases that are sustained like social structure from Brazil’s colonization; the reflections of Rubem Alves on religiosity according the conception of belief and science; and the contribution of Rubem Alves to build a freeing perspective of human being from basic education considering as foundation an interlocution with Paulo Freire. These moments are interconnected as a research field that seeks to answer questions about how religion and education can be used as tools of alienation and/or liberation of the social subject from existing relationships between human beings and society, as well as the relationships established in order to ascend this subject as an actor on his own history, having the contributions of Alves’ poetic as the basic support and subsidizer for a dialogic practice between these different social subjects within a conception that gives ascension and strengthening of thought to their transcendence.
Palavras-chave: Rubem Alves. Religião. Educação. Libertação.
Rubem Alves. Religion. Education. Liberation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Rubem. Pedagogia libertadora. Disponível em: <https://www.youtube.com/ watch?v=Dc6AJfGEmlM>. Acesso em: 11 jul. 2017. ALVES, Rubem. O Deus que conheço. 4. ed. Campinas: Vênus, 2015. ALVES, Rubem. O enigma da religião. 4. ed. Campinas: Papirus, 1988. ALVES, Rubem. O que é religião? 15. ed. São Paulo: Loyola, 2014. ALVES, Rubem. O suspiro dos oprimidos. 5. ed. São Paulo: Paulus, 1999. ALVES, Rubem. “Perguntaram-me se acredito em Deus”. Disponível em: <https://institutorubemalves.org.br/wp-content/uploads/2018/08/2007.04.03.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017. ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2001. ALVES, Rubem. Religião e repressão. São Paulo: Loyola, 2005, p. 7-31. ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 8 ed. São Paulo: Loyola, 2004, p. 11-12. ALVES, Rubem. O aluno, o professor, a escola: uma conversa sobre educação. Campinas: Papirus 7 Mares, 2011. ALVES, Rubem. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/180
Data do documento: 21-Jun-2018
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