Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/178
Tipo: Dissertação
Título: MÍDIA E RELIGIÃO: A IGREJA CATÓLICA RETRATADA NOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DA GRANDE VITÓRIA-ES
Autor(es): JESUS, LUDSON GONÇALVES DE
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Segundo membro da banca: Medrano, Jorge Arturo Villena
Terceiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira da
Resumo: Este trabalho investiga a relação midiática entre os assuntos religiosos da Igreja Católica nas principais redes de comunicação capixaba – Gazeta, Notícia Agora e Tribuna – e tem como foco a mídia impressa, embora analise também a mediação de outros meios que balizam esse processo, principalmente a Internet. Além da pesquisa bibliográfica, foram feitas entrevistas com profissionais dos veículos de comunicação, que são os envolvidos diretamente na seleção dos conteúdos divulgados. Embora tardio, o interesse midiático também permeia a Igreja Católica, que detém dois grupos que trabalham esses aspectos: a Pastoral da Comunicação e o Ministério de Comunicação. São grupos que mantêm a mídia informada sobre os acontecimentos, principalmente eventos da Igreja. Após esse processo, analisam-se os principais assuntos religiosos dos veículos de massa, destacando matérias internacionais, nacionais e locais, e com auxílio das Teorias da Comunicação, compreendem-se aspectos da forma como a mídia considera o fato noticioso. O quadro teórico-metodológico foi montado com a perspectiva de autores atuais, e assim se buscou a coerência com a pesquisa das matérias jornalísticas. Dessa forma, foi diagnosticada, dentro dos critérios de seleção das notícias veiculadas, a forma como a abordagem é feita, seja por meio textual, iconográfico ou layout, pois quando o assunto é religião, a notícia é retratada de forma diferenciada por essas redes.
Resumo Alternativo: This work investigates the media relations between the Catholic Church's religious issues in the main communication networks of Vitória/ES – Gazeta, Notícia Agora and Tribuna - and focuses on the print media, although it also analyzes the mediation of other ways that guide this process, especially the Internet. Beyond the bibliographical research, interviews were made with professionals from the communication vehicles, who are the directly involved in the selection of the disclosed contents. Although late, the media interest also permeates the Catholic Church, which has two groups that work on these aspects: the Pastoral of Communication and the Ministry of Communication. They are groups that keep the media informed about the events, mainly Church events. After this process, this work analyzes the main religious subjects of the mass vehicles, highlighting the international, national and local matters, and with the help of the Communication Theories, it is understood aspects of the way how the media considers the news fact. The theoretical-methodological framework was set up with the perspective of current authors, and thus it sought coherence with the journalistic research. In this way, it was diagnosed, within the criteria of selection of the news, the way how the approach is done, either through textual, iconographic or layout, because when the subject is religion, the news is portrayed differently by these networks.
Palavras-chave: Mídia. Igreja Católica. Análise do Discurso. Jornal Impresso.
Media. Catholic Church. Speech Analysis. Newspaper.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: A12 NOTÍCIAS. Arcebispo de Vitória (ES) convida comunicadores para 9º Muticom. Disponível em: <http://www.a12.com/noticias/detalhes/arcebispo-de-vitoria-es-convida-comunicadores-para-9o-muticom>. Acesso em: 28 abr. 2017. ADORNO, Theodor W, HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Disponível em: <https://nupese.fe.ufg.br/up/208/o/fil_ dialetica_esclarec.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2017. ALMEIDA, Néri de Barros; SILVA, Eliane Moura da. Missão e pregação: a comunicação religiosa entre a história da igreja e a história da religião. São Paulo: Fap-Unifesp, 2014. AMARAL, Felipe Félix. A Comunicabilidade Católica: processo de estrutura e organização. Vitória, mar. 2017. Entrevista concedida a Ludson Gonçalves de Jesus. ANCINE. Listagem de Filmes Brasileiros com mais de 500.000 Espectadores 1970 a 2015. Disponível em: <http://oca.ancine.gov.br/listagem-de-filmes-brasileiros-com-mais-de-500000-espectadores-1970-2015>. Acesso em: 15 abr. 2017. ARAÚJO, Roger. João Paulo II: uma vida em santidade. São Paulo: Canção Nova, 2011. ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA. A História da Arquidiocese de Vitória. Disponível em: <http://aves.org.br/estrutura/historia>. Acesso em: 22 abr. 2017. ______. Todas as Paróquias. Disponível em: <http://aves.org.br/paroquias/#/>. Acesso em: 22 abr. 2017. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. Maiores Jornais do Brasil: Ano 2015. Disponível em: <http://www.anj.org.br/maiores-jornais-do-brasil/>. Acesso em: 19 set. 2017. BAITELLO Junior, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014. BARROS FILHO, Clóvis de. Ética na comunicação. São Paulo: Summus, 2008. BRASIL. Decreto-lei nº 7.107, de 11 de fevereiro de 2010. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 11 fev. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7107.htm>. Acesso em: 25 abr. 2017. CAMPOS, Leonildo Silveira. Igrejas cristãs brasileiras e cultura midiática: omissões, tensões e oportunidades. In: ADAM, Júlio Cezar, REBLIM, Iuri Andréas (Orgs.). Religião, Mídia e Cultura. São Leopoldo: EST, 2015. CARNIELLI, Adwalter Antônio. História da Igreja Católica no Estado do Espírito Santo, 1535-2000. Vila Velha, Comunicação Impressa, 2006. CARRANZA, Brenda. Catolicismo Midiático. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2011. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CAVALCANTE, Ronaldo. Teologia pública, Mídia Cultural. In: ADAM, Júlio Cezar; REBLIM, Iuri Andréas (Orgs). Religião, Mídia e Cultura. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: EST, 2015. CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015. CORAZZA, Helena. Comunicação e liturgia na comunidade e na mídia. São Paulo: Paulinas, 2005. COSTELLA, Antônio Fernando. Comunicação: do grito ao satélite. São Paulo: Mantiqueira, 2002. CUNHA, Magali do Nascimento. Mídia, Religião e Mercado: o processo contemporâneo de reapropriação e ressignificação de signos do Antigo Testamento pelos Evangélicos Brasileiros. In: SILVA, Eliane Moura da; RENDERS, Helmut; CAMPOS, Leonildo Silveira (Orgs). O Estudo das Religiões: entre a história, a cultura e a comunicação. São Paulo: Metodista, 2014. DIAS, Alex. Caso Escola Base: os abusos da imprensa. São Paulo: Ática, 2001. DOCUMENTO CONCLUSIVO. Promulgação do Documento Conclusivo do Primeiro Sínodo Arquidiocesano da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo. Disponível em: <http://aves.org.br/wp-content/uploads/2014/10/documenoconclusivodoISinodo Arquidiocesano20062009_20141028033608.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2017. DUARTE, Fernando Lacerda Simões. Reinterpretando o Concílio Vaticano II: Impactos da Hermenêutica da Continuidade na música litúrgica católica do presente. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 13, n. 2, 2013, p. 52-66. Disponível em: <http://www.musicahodie.mus.br/13.2/Artigo_Cientifico_03.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2017. EDITORA SANTUÁRIO. Concílio Vaticano II transformou Igreja Católica. Disponível em: <http://www.a12.com/editora-santuario/noticias/detalhes/concilio-vaticano-ii-transformou-igreja-catolica>. Acesso em: 3 abr. 2017. FIGUEREDO FILHO, Valdemar. Entre o Palanque e o Púlpito: Mídia, Religião e Política. São Paulo: Annablume, 2005. FOGOLARI, Elide Maria; BORGES, Rosane da Silva. Pascom: a ação evangelizadora na Igreja à luz do Diretório de Comunicação. São Paulo: Paulinas, 2016. FOLHA DE S. PAULO. Empresário anuncia o fim do "Jornal do Brasil" em versão impressa. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/766640-empresario-anuncia-o-fim-do-jornal-do-brasil-em-versao-impressa.shtml>. Acesso em: 30 set. 2017. GASPARETTO, Paulo Roque. Midiatização da religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento. São Paulo: Paulinas, 2011. GAZETA ONLINE. Em dois anos, Grande Vitória ganhou mais 69 templos religiosos. Disponível em: <http://www.gazetaonline.com.br/noticias/cidades/2017/04/em-dois-anos-grande-vitoria-ganhou-mais-69-templos-religiosos-1014044910.html>. Acesso em: 16 abr. 2017. ______. Opinião. Disponível em: <https://www.gazetaonline.com.br/opiniao/colunas/ jose_carlos_correa/2017/11/a-nossa-provincia-1014107050.html>. Acesso em: 11 nov. 2017. ______. Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/gazetaonline/ ?fref=ts>. Acesso em: 25 fev. 2017. GOMES, Pedro Gilberto. Da Igreja Eletrônica à sociedade em midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010. HOOVER, Stewart M. Mídia e religião: premissas e implicações para o campo acadêmico e midiático. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 35, n. 2, p. 41-68, 2014a. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/4906>. Acesso em: 25 mar. 2017. ______. Dimensões emergentes do “Religioso” na Cultura Midiática. In: SILVA, Eliane Moura da; RENDERS, Helmut; CAMPOS, Leonildo Silveira (Orgs.). O Estudo das Religiões: entre a história, a cultura e a comunicação. São Paulo: Metodista, 2014b. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2000 e 2010. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/tabela/2094#resultado>. Acesso em: 21 de mar. 2017. KAMPER, Dietmar. Estrutura Temporal das Imagens. Ghrebh, v. 1, n. 1, p. 51-8, 2002. Disponível em: <http://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/KAMPER% 20Dietmar/estrutura_temporal_das_imagens.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2017. KLEIN, Alberto. Destruindo imagens: configurações midiáticas do iconoclasmo. E-compós, Brasília, v. 12, n. 2, p. 1-12, 2009. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/408/341>. Acesso em: 26 de fev. 2017. ______. Imagens de Culto e Imagens da Mídia: Interferências Midiáticas no Cenário Religioso. Porto Alegre: Sulina, 2006. LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sebastien. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2004. ______. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia e empresa. Porto Alegre: Sulina, 2004. ______. O Império do Efêmero. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009. LOPES, Aglysson. Diagnóstico Estrutural dos Meios de Comunicação da Grande Vitória/ES: mídias seculares. Vitória, 25 nov. 2016. Entrevista concedida a Ludson Gonçalves de Jesus. MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000. MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1974. MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 3º Ed. São Paulo: Cortez, 2004. MARTINO, Luís Mauro Sá. Mídia e poder simbólico. São Paulo: Paulus, 2003. ______. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016. MARTINUZO, José Antônio (Org.). Impressões Capixabas: 165 anos de jornalismo no Espírito Santo. Vitória: Imprensa Oficial do Estado do Espírito Santo, 2005. ______. Quase 200: a imprensa na história capixaba. Vitória: Imprensa Oficial do Estado do Espírito Santo, 2008. MARTINUZZO, José Antônio. A Televisão no Espírito Santo - Trajetória histórica e conexões socioeconômicas e políticas do modelo. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 1, n. 2, jul. 2012. Disponível em: <http://www.unicentro.br/rbhm/ed02/dossie/02.pdf>. Acesso em: 23 mai. 2017. MATTELART, Armand e Michele. História das teorias de comunicação. São Paulo: Loyola, 2002. MC PRODUÇÕES EVENTOS. Release. Disponível em: <https://www.mcproducoeseventos.com.br/pe-zezinhoscj>. Acesso em: 10 abr. 2017. MELO, José Marques de. Os caminhos cruzados da comunicação: política, economia e cultura. São Paulo: Paulus, 2010. MORAES, Gerson Leite. Idade Mídia Evangélica no Brasil. São Paulo: Fonte Editorial, 2010. MOREIRA, Anderson Marçal. Testemunhas digitais: a formação da identidade cristã na mídia. São Paulo: Canção Nova, 2015. NOTÍCIA AGORA. Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/jornalnoticiaagora>. Acesso em: 12 set. 2017. O GLOBO. Zeca de Mello, confissões de um ex-padre que se reinventa seis anos após deixar a batina. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/rio/zeca-de-mello-confissoes-de-um-ex-padre-que-se-reinventa-seis-anos-apos-deixar-batina-9467685>. Acesso em: 12 abr. 2017. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA. O primeiro jornal do Brasil? 2014. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed789_o_primeiro_ jornal_do_brasil/>. Acesso em: 6 fev. 2017. OLIVEIRA, José Teixeira de. História do Estado do Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 3ª ed., v. 8, 2008. Disponível em: <https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/Livro_Historia_ES.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017. PATERNOSTRO, Vera Íris. O Texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PERFIL Padre Marcelo Rossi. Disponível em: <http://www.padremarcelorossi.com.br/PerfilPadreMarcelo.php>. Acesso em: 15 abr. 2017. PROJETO COMUNICAÇÃO CAPIXABA. Livros gratuitos sobre a história da comunicação no Espírito Santo. Disponível em: <http://comunicacaocapixaba.com.br/>. Acesso em: 8 fev. 2017. PUNTEL, Joana Terezinha. A Igreja a caminho na comunicação. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p. 221-242, 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/viewFile/9755/6685>. Acesso em: 9 abr. 2017. ______. Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2010. ______. Cultura midiática e Igreja: uma nova ambiência. São Paulo: Paulinas, 2005. RÁDIO GLOBO. Padre Marcelo Rossi: A fé onde o povo está. Disponível em: <http://radioglobo.globoradio.globo.com/padre-marcelo-rossi/PADRE-MARCELO-ROSSI.htm>. Acesso em: 16 abr. 2017. REDE GAZETA. Maior portal de conteúdo do Espírito Santo. Disponível em: <http://www.redegazeta.com.br/veiculos-e-negocios/gazeta-online/>. Acesso em: 28 fev. 2017. ______. Quem somos. Disponível em: <http://www.redegazeta.com.br/a-empresa/>. Acesso em: 8 fev. 2017. ______. Veículos e Negócios: NA. Disponível em: <http:// <http://www.redegazeta.com.br/veiculos-e-negocios/na/>. Acesso em: 14 set. 2017. REDE SÉCULO 21. História: Padre Eduardo Dougherty, SJ. Disponível em: <https://www.rs21.com.br/site/padreeduardo/historia/>. Acesso em: 15 abr. 2017. RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA. A RCC no Brasil. Disponível em: <http://www.rccbrasil.org.br/interna.php?paginas=37>. Acesso em: 15 abr. 2017. ______. Comunicação Social. Disponível em: <http://rcces.org/comunicacao-social/>. Acesso em: 27 abr. 2017. REVISTA GALILEU. Geração só a cabecinha. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/07/geracao-so-cabecinha.html>. Acesso em: 05 set. 2017. REVISTA QUEM. Padre Fábio de Melo estreia em novela. Disponível em: <http://revistaquem.globo.com/QUEM-News/noticia/2017/03/padre-fabio-de-melo-estreia-em-novela.html>. Acesso em: 17 abr. 2017. SBARDELOTTO, Moisés. E o verbo se fez bit: a comunicação e a experiência religiosa na internet. Aparecida: Editora Santuário, 2012. SCHNEIDER, Nelmir. Diagnóstico Estrutural dos Meios de Comunicação da Grande Vitória/ES: Mídias Seculares. Vitória, jan. 2017. Entrevista concedida a Ludson Gonçalves de Jesus. SILVA, Elaine Moura da; RENDERS, Helmut; CAMPOS, Leonildo Silveira. O estudo das religiões: entre a história, a cultura e a comunicação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014. SPADARO, Antônio. WEB 2.0: redes sociais. São Paulo: Paulinas, 2013. TAVARES, Reinaldo C. Histórias que o rádio não contou: do galena ao digital desvendando a radiodifusão no Brasil e no mundo. São Paulo: Negócio, 1997. TRIBUNA ONLINE. Institucional. Disponível em: <http://www.tribunaonline.com.br/institucional/>. Acesso em: 28 fev. 2017. ______. Institucional. Disponível em: <http://www.tribunaonline.com.br/institucional/>. Acesso em: 8 fev. 2017. ______. Sobre. Disponível em: <http/www.facebook.com/pg/ tribunaonline/about/?ref=page_internal>. Acesso em: 1 mar. 2017. ______. Histórico Jornal. Disponível em: <https://www.tribunaonline.com.br/historico-jornal/>. Acesso em: 19 set. 2017. TV CAPIXABA. Programação. Disponível em: <http://www.tvcapixaba.com.br/category/programacao/>. Acesso em: 15 fev. 2017. TV TRIBUNA. Desafios. Disponível em: <http://www.tvtribunasbt.com.br/desafios/>. Acesso em: 15 fev. 2017. UOL MÚSICA. Padres cantores têm 2015 abençoado por CD do papa e apoio oficial da igreja. Disponível em: <https://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2015/12/14/padres-cantores-tem-2015-abencoado-com-cd-do-papa-e-apoio-oficial-da-igreja.htm>. Acesso em: 17 abr. 2017. WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003. ZUQUE, Gilliard. A Comunicabilidade Católica: processo de estrutura e organização. Vitória, mar. 2017. Entrevista concedida a Ludson Gonçalves de Jesus
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/178
Data do documento: 1-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ludson Gonçalves de Jesus.pdfDissertação - Ludson Gonçalves de Jesus40,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.