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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E RELIGIÃO NO CONJUNTO PENAL DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA: CAMINHOS E DESCAMINHOS
Autor(es): SCHAPER, MEIRIANE MOREIRA DOS SANTOS
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Segundo membro da banca: Quintão, Leandro do Carmo
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: A dissertação aqui apresentada intitulada “Educação e Religião no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas-BA: caminhos e descaminhos” traz um estudo e análise acerca da rotina dos internos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas - CPTF - cidade situada no Extremo Sul da Bahia, observando a rotina dos internos e a relevância da educação e da religião para àqueles indivíduos na unidade prisional. Para melhor observação dos resultados recorreu-se aos seguintes objetivos específicos: pesquisou-se os fatores que engendraram para a reclusão dos sujeitos; analisou-se os contextos históricos e sociais que contribuíram para o aprisionamento dos indivíduos e suas consequências no campo da educação e da religião; verificou-se qual a importância da educação e da religião na vida dos internos observando se estes binômios antecederam o espaço prisional. Para responder tais objetivos se foi a campo com as questões seguintes: Qual a importância da religião e educação na rotina dos internos do CPTF. A prática religiosa antecedia o CPTF. Quais os fatores contribuíram para o fortalecimento da prática educacional e religiosa no ambiente prisional. De base qualitativa, elegeu-se entre outras metodologias o estudo de caso e teve como sujeitos da pesquisa dois internos dos pavilhões “A” e “B” do CPTF, aplicou-se uma amostragem de 100 (cem) questionários aos internos das alas “A” e “B”, entre outros instrumentos de estudo e análise. Como resultado, na apreciação e discussão dos dados constatou-se que 81% dos entrevistados afirmaram que a frequência a uma religião contribui para a mudança no comportamento do apenado. Foi verificada que a religião para os internos do CPTF vai além da proteção ao corpo, à manifestação religiosa contribui de forma positiva com o aspecto emocional dos sujeitos. Certificou-se educação e religião caminham intrínsecas naquele ambiente e que isso acabou por se fazer necessário para sobrevivência de ambas. A educação superou o interesse pela remissão e aparece como uma certeza de conquistas extramuros e pode ser verificada a partir de resultados de aprovação de alunos do CPTF em Universidades. Notou-se ainda uma procura constante pela escola, além de uma frequência regular dos internos às aulas oferecidas. A Unidade Prisional oferece desde a alfabetização à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. O aporte teórico que perpassou o estudo firmou-se entre outros teóricos, Paulo Freire; Rubem Alves; Carlos Rodrigues Brandão; Michel Foucault; Gilberto Dimenstein.
Resumo Alternativo: The dissertation presented here entitled "Education and Religion in the Criminal Set of Teixeira de Freitas-BA: ways and ways" brings a study and analysis about the routine of inmates of the Criminal Set of Teixeira de Freitas - CPTF - a city located in the Extreme South of Bahia, observing the routine of inmates and the relevance of education and religion to those individuals in the prison unit. In order to better observe the results, the following specific objectives were used: the factors that generated the reclusion of the subjects were investigated; we analyzed the historical and social contexts that contributed to the imprisonment of individuals and their consequences in the field of education and religion; it was verified the importance of education and religion in the life of prisoners, observing if these binomials preceded the prison space. In order to answer these objectives, the following questions were raised: What is the importance of religion and education in the routine of CPTF inmates? Religious practice preceded the CPTF. What factors have contributed to the strengthening of educational and religious practice in the prison environment. On a qualitative basis, the case study was chosen among other methodologies and had as subjects of the research two interns of pavilions "A" and "B" of the CPTF, a sample of 100 (one hundred) questionnaires were applied to the inmates of the " A "and" B ", among other instruments of study and analysis. As a result, in the assessment and discussion of the data it was found that 81% of the respondents stated that attending a religion contributes to the change in the behavior of the victim. It was verified that the religion for the inmates of the CPTF goes beyond the protection to the body, the religious manifestation contributes in a positive way with the emotional aspect of the subjects. It was made sure that education and religion were intrinsic in that environment and that this eventually became necessary for the survival of both. Education overcame the interest for remission and appears as a certainty of achievements outside the walls and can be verified from the approval results of CPTF students in Universities. There was also a constant search for the school, as well as a regular attendance of the inmates to the classes offered. The Prison Unit offers, from literacy to preparation for the National High School Examination - ENEM. The theoretical contribution that permeated the study was established among other theorists, Paulo Freire; Rubem Alves; Carlos Rodrigues Brandão; Michel Foucault; Gilberto Dimenstein.
Palavras-chave: Educação. Religião. Cárcere.
Education. Religion. Prison.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/177
Data do documento: 31-Jan-2018
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