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Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Autor(es): SOARES, LANA PEREIRA
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Segundo membro da banca: Sgarbi, Antônio Donizetti
Terceiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Resumo: Esta pesquisa de mestrado possui a perspectiva de estudar o Ensino Religioso no Ensino Fundamental e identificar como essa disciplina pode ser trabalhada em consonância com outras áreas do conhecimento ligando-a aos diversos campos do saber em uma prática pedagógica que seja interdisciplinar. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com os conceitos de Chervel, sobre a cultura das disciplinas escolares e como a escola vem trabalhando com um saber fragmentado, sem um diálogo entre as áreas do conhecimento. Junqueira, Gil Filho e Cunha foram pontuados nesta pesquisa, ao tratar sobre os conceitos epistemológicos do Ensino Religioso Escolar. Para atingir ao objetivo, a autora Fazenda foi utilizada para explicar os conceitos sobre interdisciplinaridade, elencando-a como uma ferramenta capaz de dinamizar a prática educativa e Morin salientando a importância de conectar as disciplinas. Seu objetivo principal está pautado em compreender de que maneira o Ensino Religioso Escolar pode ser aplicado ao Ensino Fundamental de modo interdisciplinar, com uma proposta de trabalho que seja a de religar os saberes, já que há nessa perspectiva a ideia de se compreender o conjunto dos conhecimentos que são estudados nas escolas por meio das disciplinas escolares. O Ensino Religioso Escolar apresenta nesse aspecto algumas concepções epistemológicas que são fundamentais para a compreensão dessa disciplina e um conteúdo específico a ser trabalhado. A fim de compreender os diversos conhecimentos que permeiam o planejamento escolar em sala de aula, trata-se do tema interdisciplinaridade aplicada ao Ensino Religioso Escolar, na perspectiva de tratar do seu objeto de estudo que é o fenômeno religioso, criando uma proposta de trabalho que busque na disciplina uma forma que desperte interesse nos alunos e que também seja condizente com uma cultura diversificada de tradições religiosas, existentes no cenário brasileiro. A contribuição dessa pesquisa gerou uma perspectiva pedagógica para o/a docente, uma vez que é possível que em conjunto com a gestão escolar, e com base no modelo apresentado, o/a docente tenha condições de realizar um planejamento escolar mais abrangente e que englobe o conjunto dos saberes interligando as disciplinas conectadas ao Ensino Religioso Escolar. O presente trabalho apresenta também uma proposta de atividades interdisciplinares em Ensino Religioso Escolar, utilizando as ideias de Libâneo, Saviani e Paulo Freire, podendo contribuir para que futuras pesquisas possam ser apresentadas no campo da interdisciplinaridade escolar. Assim, a ideia é a de que essa ferramenta possa gerar um maior interesse de estudo pela disciplina, com a abertura para uma capacitação docente e apresentando uma proposta de comunicação entre os diversos elementos de Ensino Religioso Escolar a fim de que executem um planejamento de aulas e atividades que levem em consideração o diálogo existente entre os conhecimentos, buscando uma prática que seja atraente para os/as discentes e que ao mesmo tempo trabalhe dentro de uma vertente harmônica e de interação, gerando respeito e também contribuindo para que o/a docente tenha outra possibilidade de trabalho ao buscar essa proposta interdisciplinar em Ensino Religioso Escolar.
Resumo Alternativo: This master's research has the perspective of studying Religious Education in Primary Education and identify how this discipline can be worked in consonance with other areas of knowledge linking it to the various fields of knowledge in a pedagogical practice that is interdisciplinar. In order to do it, the bibliographical research has been chosen as methodology, with the concepts of Chervel, on the culture of the school subjects and how the school has been working with a fragmented, knowledge where dialogue between the areas of knowledge is not required. Junqueira, Gil Filho and Cunha, where punctuated in this research, when dealing with the epistemological concepts of School Religious Education. To reach the objective, the author Fazenda was used to explain the concepts about interdisciplinarity, listing it as a tool capable of dynamizing the educational practice and Morin emphasizing the importance of connecting the disciplines. His main objective is to understand how School Religious Teaching can be applied to Primary Education in an interdisciplinary way, with a proposal of working that is to reconnect the knowledge, since there is, in this perspective, the idea of understanding the set of the knowledge that is studied in schools according to school subjects. The Religious School Teaching presents in this aspect some epistemological conceptions that are fundamental for the understanding of this discipline and a specific content to be worked. Aiming to understand the diverse knowledge that permeates school planning in the classroom, the interdisciplinary theme applied to School Religious Teaching, in the perspective of dealing with its object of study that is the religious phenomenon, creates a working proposal that seek in the discipline a form that incite interest in students and is also consistent with a diverse culture of religious traditions existing in the Brazilian scenario. The contribution of this research generated a pedagogical perspective for the teacher, since it is possible that in conjunction with the school management, and based on the model presented, the teacher is able to carry out a more comprehensive school planning that gather the set of the knowledge interconnecting the disciplines related to the School Religious Teaching. The present work also introduces a proposal of interdisciplinary activities in School Religious Education, using the ideas of Libâneo, Saviani and Paulo Freire, being able to contribute for that future research can be presented in the field of school interdisciplinarity. Thus, the idea is that this tool can generate a greater interest for the study of the discipline, with the opening for a teaching qualification and presenting a proposal of communication among the diverse elements of School Religious Education so that they execute a class planning and activities that take into account the existing dialogue between the knowledge, seeking a practice that is attractive to the students and at the same time work within a harmonious and interacting strand, generating respect and also contributing to the teacher has another possibility of work when seeking this interdisciplinary proposal in Religious School Teaching.
Palavras-chave: Ensino Religioso Escolar. Ensino Fundamental. Interdisciplinaridade. Docentes. Discentes.
School Religious Education. Primary Education. Interdisciplinarity. Teacher. Students.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALMEIDA, José Luiz Vieira de. Interdisciplinaridade: uma abordagem histórica com ênfase no ensino. VIII CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Coimbra, 2004. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/lab2004/inscricao/pdfs/painel22/JoseLuis Almeida.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2018. ALVARENGA et al. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico metodológicos da interdisciplinaridade. In. PHILLIPP JR, Arlindo; NETO, Antônio J. Silva. Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Manole, 2011. ALVES, Gilberto Luiz. História das ideias pedagógicas no Brasil. Rev. Bras. Educ. v. 13, n. 37, p. 173-178, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S1413-24782008000100016>. Acesso em: 15 set. 2017. ARAGÃO, Gilbraz. Religião Educação e ética. In: VITÓRIO, Jaldemir; BUROCCHI, Aurea Marin (Orgs). Religião e Espaço público: cenários contemporâneos. São Paulo: Paulinas, 2015. ARDORNO, Jacques. A complexidade. In: MORIN, Edgar. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/174
Data do documento: 28-Jun-2018
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