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Tipo: Dissertação
Título: MARCAS DA RELIGIOSIDADE: PRÁTICAS OBSERVADAS EM DUAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE MARATAÍZES - ES
Autor(es): SALAROLI, TATIANE PEREIRA
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Nunes, Antonio Vidal
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Resumo: Este trabalho tem em foco analisar o uso das representações religiosas em duas escolas públicas de Educação Infantil da rede municipal de Marataízes – ES, como sendo um fator do desenvolvimento humano e social da criança, sem qualquer finalidade de expor ou catequizar para uma ou outra religião em particular. Entende-se que a infância é uma etapa muito importante no desenvolvimento do indivíduo, o que justifica o relato acerca do surgimento da Educação Infantil e da educação religiosa no Brasil e no mundo como também a abordagem das teorias de Piaget e de Vygotsky e suas contribuições para a aprendizagem. No que diz respeito às práticas pedagógicas do professor em relação ao uso do discurso religioso e sua inserção nas práticas, estas foram apresentadas de forma suscinta, ressaltando os conceitos de ética, cidadania e laicidade. Além da revisão de literatura baseada em teses, dissertações e publicações acadêmicas encontradas em sites como o google acadêmico, Scielo e outras bibliotecas digitais de algumas faculdades, o trabalho traz também uma pesquisa de campo realizada com vinte e quatro professoras de duas escolas públicas municipais da cidade de Marataízes no Estado de Espírito Santo. O trabalho procurou compreender as representações religiosas e como estas são aplicadas na sala de aula. Além disso, a pesquisa indaga se os professores utilizam a religiosidade com as crianças, como esse discurso é utilizado e qual a intenção; entender e apontar quais discursos religiosos são usados e como são inseridos na prática. As observações evidenciaram a naturalização da presença de representações religiosas na escolas públicas investigadas, sem, no entanto, desconsiderar ou desrespeitar a laicidade do espaço público e a diversidade religiosa. As atitudes das entrevistadas demonstram que ensinar e colocar em ação práticas religiosas seria sim relevante para resgatar valores já há muito esquecidos ou deixados de lado pela sociedade como respeito, amor ao próximo, bondade e gratidão entre outros, valores esses demonstrados também na mudança de comportamento de seus alunos. Entretanto, professoras capacitadas sabem como aplicar os valores religiosos apenas para agregar e não para destacar uma religião ou outra. Contudo, é necessário entender que em um país laico, é importante abordar os aspectos religiosos com cautela para não cometer enganos ou erros crassos, sendo assim é preciso tratar a religião como um domínio de ciências ou saberes que envolve a dessemelhança global, cultural e social, respeitando a diversidade.
Resumo Alternativo: This study aims at analyzing the use of religious representations in two public schools of Early Childhood Education of the municipal network of Marataízes - ES, as a factor of the human and social development of the child, without any purpose to expose or catechize to one or other religion in particular. It is understood that childhood is a very important stage in the development of the individual, which justifies the report about the emergence of Infant Education and religious education in Brazil and the world as well as the approach of the theories of Piaget and Vygotsky and their contributions for learning. Regarding the pedagogical practices of the teacher in relation to the use of religious discourse and their insertion in the practices, these were presented in a biased manner, highlighting the concepts of ethics, citizenship and secularity. In addition to the literature review based on theses, dissertations and academic publications found on sites such as google academic, Scielo and other digital libraries of some colleges, the work also brings a field survey carried out with twenty-four teachers from two municipal public schools of city of Marataízes in the State of Espírito Santo. The work sought to understand the religious representations and how they are applied in the classroom. In addition, the research inquires teachers religiosity use with children, how this discourse is used and what is the intention; understand and point out which religious concepts are used and how they are inserted into practice. The observations evidenced the naturalization of the presence of religious representations in the public schools investigated, without, however, disregarding or disrespecting the laity of the public space and religious diversity. The interviewees' attitudes show that teaching and putting into action religious concepts would rather be relevant to recover values that have long been forgotten or left aside by society as respect, love of neighbor, kindness and gratitude among others, values also demonstrated in the change of behavior of their students. However, trained teachers know how to apply religious values only to aggregate and not to highlight one religion or another. However, it is necessary to understand that in a secular country, it is important to approach religious aspects with caution so as not to make mistakes or crass mistakes, so that religion must be treated as a domain of sciences or knowledge that involves global, cultural and social dissimilarity, respecting diversity.
Palavras-chave: Valores religiosos. Escola. Valores morais. Comportamento.
Religious values. School. Moral values. Behavior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/170
Data do documento: 3-Jul-2018
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