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Tipo: Dissertação
Título: A GESTÃO ESCOLAR FRENTE AO DESAFIO EM OFERTAR O COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
Autor(es): GONÇALVES, JORGE CARVALHO
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Brotto, Júlio Cezar de Paula
Segundo membro da banca: Freitas, Eliane Maura Littig Milhomem de
Terceiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Resumo: A presente pesquisa possui como objeto de estudo a relação entre gestão escolar e o Ensino Religioso, com o presente desafio em tecer considerações sobre o papel da gestão escolar em ofertar o Ensino Religioso na escola pública. Constituiu-se como objetivo da pesquisa, promover um estudo teórico sobre a gestão escolar e o processo de apropriação da coordenação pedagógica, proporcionando o entendimento sobre a importância do diálogo entre a gestão e o docente para a oferta do Ensino Religioso nas escolas públicas. O estudo buscou apresentar reflexões sobre a temática, mostrando que a gestão escolar está diretamente relacionada aos problemas enfrentados pelo Ensino Religioso no contexto educacional, como a prática confessional e proselitista no ensino e a ausência de uma política em prol da diversidade religiosa. Dessa forma, levantou-se o seguinte questionamento para o desenvolvimento da pesquisa: de que maneira a gestão escolar poderia contribuir para que o Ensino Religioso pudesse ser ofertado na escola pública? Para responder a esse questionamento, a pesquisa foi estruturada em quatro eixos temáticos. Educação e ensino, Ensino Religioso, gestão escolar e currículo. Baseado nesses eixos, montou-se uma estrutura teórica-metodológica embasada nas teorias de Paulo Freire, Dermeval Saviani, Heloisa Luck, José Carlos Libâneo, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, João Décio Passos e Antônio Flávio Moreira. A pesquisa foi organizada em três capítulos. No primeiro discutiu-se a educação e o ensino, exibindo seus conceitos de maneira que se pudesse explicar a importância fundamental do Ensino Religioso como ramo específico da educação, apresentar as concepções de Ensino Religioso, oferendo os conceitos de religião, religiosidade, espiritualidade e Ensino Religioso, bem como um breve histórico da religião e do Ensino Religioso dentro do contexto educacional mundial e brasileiro. Procurou-se mostrar também a função da escola e sua concepção social e transformadora, sua evolução no Brasil, e por meio da relação conceitual entre educação e escola, mostrar que o Ensino Religioso pode ser ofertado nas escolas públicas brasileiras, porquanto tem sua função educativa. No segundo capítulo, fez-se uma trajetória da gestão escolar no Brasil, seus principais conceitos e definições e um pouco sobre seu processo histórico, além de apresentar a gestão democrática no contexto escolar e a escola como organização naturalmente democrática. Neste mesmo capítulo debateu-se o currículo, seu contexto histórico e suas teorias para compreender-se como estruturá-lo e entender que o currículo ultrapassa o conjunto de disciplinas escolares para diplomar um aluno. No terceiro capítulo, analisou-se a gestão pedagógica dentro da escola e o papel primordial do gestor como líder. Procurou-se também apresentar a coordenação como o espaço apropriado para o debate e o diálogo docente onde o coordenador seria o intermediário entre o saber e o fazer docente na disciplina de Ensino Religioso, a implementação do componente curricular Ensino Religioso no contexto escolar, determinando definitivamente sua identidade no contexto educacional. A metodologia utilizada para desenvolver o estudo foi a pesquisa bibliográfica. Conclui-se então com a pesquisa que a oferta do Ensino Religioso na escola pública dependeria de uma boa gestão escolar, fazendo cumprir, principalmente, o direito de todos dentro da escola e a legislação.
Resumo Alternativo: This research studies the relation between school management and religious education and the challenge regarding about the role of school management offering religious education in public schools. The aim of this research was to promote the theoretical study about the school management and the process of pedagogical coordination appropriation to understand the dialogue importance between management and teachers to offer religious education in public schools. The study targeted to present reflections about the theme, showing that the school management is directly related to the problems religious education faces at the educational context, as the confessional and proselytize teaching practice and the absence of educational politics in favor of religious diversity. Therefore, the research problem is in what way the school management could contribute to offer religious education in public schools? Though, to answer this question the research was structured on four thematic bases – Education and teaching, Religious education, School management and Curriculum. Based on these thematic bases the theories of Paulo Freire, Dermeval Saviani, Heloisa Luck, José Carlos Libâneo, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, João Décio Passos and Antônio Flávio Moreira are the theoretical methodology of this research. The research has three chapters; the first chapter discussed the Education and teaching, approaching their concepts in a way that it could explain the religious education fundamental importance as a specific subject, it showed the religious education concepts, bringing the concepts of religion, religiosity, spirituality an religious education, as well as a brief historical of religion and religious education inside educational context in the world and in Brazil. Thus, it showed too the school function and its social and transformational concept and its evolution in Brazil and by the conceptual relation between education and school shows that religious education can be offered in Brazilian public schools as it has a educational function. At the second chapter, it was the Brazilian school management path with its mainly concepts, definitions and the historical process besides presenting the democratically school management in its context and the school as a natural democratic organization. At this chapter, it was discussed curriculum, its historical context and theories to understand how to structure it and to realize that curriculum goes beyond the set of school subjects to graduate a student. At the third chapter, it was analyzed the pedagogical management inside the school and the fundamental role of manager as a leader as well as the pedagogical coordination as a space for teachers debate and dialogue where the coordinator would be the agent between knowledge and educational practice at the religious education subject, the introduction of religious education on the scholar context and to determine definitively its identity. The methodology applied to develop this study was the bibliographic research. Finally, the conclusion of this research is that religious education at public school depends on a good school management mainly to accomplish the rights of all inside of school and legislation.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Ensino Religioso. Educação. Ensino. Currículo.
School Management. Religious Education. Education. Teaching. Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/166
Data do documento: 25-Jun-2018
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