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Tipo: Dissertação
Título: ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA ASSEMBLEIA DE DEUS E CIDADANIA: UM ESTUDO EM BELÉM-PA
Autor(es): FILHO, FRANCISCO NEGREIROS
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Resumo: O objetivo geral deste estudo é investigar de que forma a EBD da Igreja Evangélica Assembleia de Deus auxilia na promoção da cidadania na região de Belém-PA. A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo bibliográfica e também documental, tomando como base a Revista “Lições Bíblicas” (período de 2001 a 2010). Os objetivos específicos foram: i) analisar a prática da EBD da Igreja Evngélica Assembleia de Deus, em Belém-PA, em sua estrutura, objetivos, contrastes e desafios para uma educação transformadora da sociedade; ii) pesquisar, historicamente, os objetivos educativos da EBD, da Assembleia de Deus; iii) mapear os desafios da EBD em relação à influência da educação religiosa para a promoção da cidadania, conceito que é explorado no decorrer deste estudo. Os resultados da pesquisa indicaram que são grandes os desafios da EBD em relação à influência da educação religiosa para a promoção da cidadania, tais como: i) melhoria de sua estrutura pedagógica, adequando-se à realidade tecnológica do século XXI, pois se observou aplicação de métodos pedagógicos tradicionais e obsoletos; ii) se faz necessária a melhoria dos resultados qualitativos e de longo prazo quanto aos métodos aplicados e que visem uma educação transformadora da sociedade; iii) adequação a métodos de ensino mais desafiadores, inovadores e dinâmicos, visando o aumento do interesse de alunos pelo ensino da EBD e, ainda a disponibilização de treinamento e qualificação dos professores. Concluiu-se que os ensinamentos da EBD da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ministrados através da Revista “Lições Bíblicas” do período pesquisado (ainda utilizada em algumas congregações da Igreja) buscam, de acordo com o objetivo inicial da EBD, educar para a vida, educar e formar os cristãos para a vida cidadã a partir de temas e problemas característicos do nosso tempo, orientando-os em seus direitos de cidadania pela intervenção educativa de questões da sociedade atual, em contribuição ao conhecimento e aprofundamento não somente dos valores religiosos e cristãos da Igreja da Assembleia de Deus, mas também em contribuição à sua formação ética e cidadã.
Resumo Alternativo: The general objective of this study is to investigate how the EBD of the Evangelical Church Assembleia de Deus assists in the promotion of citizenship in the region of Belém-PA. The methodology used by the research was of the bibliographical and documentary type, focusing on the “Biblical Lessons” Magazine (period from 2001 to 2010), which allowed the fulfillment of the specific objectives of this research, namely: i) Assembly of God, in Belém-PA, in its structure, objectives, contrasts and challenges for an education transforming society; ii) to research, historically, the educational objectives of EBD, of the Assembly of God; iii) to map the challenges of EBD in relation to the influence of religious education for the promotion of citizenship, a concept that is explored in the course of this study. The results of the research indicated that the challenges of EBD in relation to the influence of religious education for the promotion of citizenship are great, such as: i) improvement of its pedagogical structure, adapting to the technological reality of the XXI century, traditional and obsolete pedagogical methods; ii) it is necessary to improve the qualitative and long-term results regarding the applied methods and that aim at an education transforming society; iii) adaptation to more challenging, innovative and dynamic teaching methods, aiming to increase the interest of students in teaching EBD and also to provide training and qualification of teachers. It was concluded that the teachings of the EBD of the Evangelical Church Assembleia de Deus, taught through the “Biblical Lessons” magazine (from 2001 to 2010, still used in some congregations of the Church), seek, according to the initial objective of EBD , to educate for life, to educate and to train Christians for the life of the citizen from the themes and problems characteristic of our time, orienting them in their rights of citizenship through the educational intervention of questions of the present society, in contribution to the knowledge and deepening not only of the religious and Christian values of the Church of the Assembly of God, but also in contribution to its ethical and citizen formation.
Palavras-chave: Assembleia de Deus. Escola Bíblica Dominical. Cidadania.
Assembly of God. Dominical Biblical School. Citizenship.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. ALMEIDA, Antônio José de. Lumen gentium: a transição necessária. São Paulo: Paulus, 2005. ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Lições Bíblicas. Revistas da Escola Dominical na Assembleia de Deus. 4º semestre de 2006. AQUINO, Júlio Groppa. Diferenças e Preconceitos na Escola: Alternativa, Teoria e Prática. São Paulo: Summus, 2013. ARAGÃO, Jarbas. Cerca de 40% das mulheres vítimas de violência doméstica são cristãs: omissão pastoral foi indicada como um dos fatores responsáveis pelo problema. In: Sitio web Gospelprime, 10/11/2016 - 11:00. Disponível em: <https://noticias.gospelprime.com.br/ 40-mulheres-vitimas-violencia-domestica-cristas/>. Acesso em: 10 jul. 2018 AZEVEDO, José Clóvis de. Escola Cidadã: desafios, diálogos e travessias. Petrópolis: Vozes, 2011. BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais: o princípio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2012. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/164
Data do documento: 5-Jul-2018
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