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Tipo: Dissertação
Título: CAPOEIRA, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA: AMÁLGAMA ENTRE RELIGIOSIDADE, CULTURA E PESSOALIDADE
Autor(es): FILHO, JOSÉ CARLOS ALMEIDA SILVA
Primeiro Orientador: Santos, Francisco de Assis Souza
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Munaro, Hector Luiz Rodrigues
Terceiro membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Resumo: A presente pesquisa de mestrado configurou-se como um trabalho no domínio da capoeira como manifestação religiosa e cultural no qual centrou-se na compreensão dos laços que ligaram a história brasileira à história africana assim como os elementos religiosos que serviram de base para a prática da luta. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica exploratória onde para atingir o objetivo proposto, foi elaborada uma busca no período de 2000 a 2015. No entanto, para o aprimoramento de algumas ideias e conceitos sobre o tema foi necessária a busca de fontes mais antigas. O objetivo da pesquisa foi compreender a dinâmica de desenvolvimento da capoeira como prática educacional e sua respectiva ligação com a religião, além de dar ênfase às práticas de discriminação da cultura afrodescendente. A capoeira é praticada com instrumentos musicais e trabalho corporal, e além de representar uma parte muito importante da cultura brasileira, tratada como cultura de matrizes negras e africanas no Brasil, é um forte instrumento de socialização e mobilização do negro na atualidade. A partir do reconhecido das origens culturais africanas trabalhar com o tema da capoeira é uma oportunidade de reflexão sobre a própria identidade étnico-racial. Tratou-se, portanto, de mudar não apenas os conteúdos, mas o olhar e os sentidos conferidos a esses conteúdos que abrangem a capoeira. Associou-se todas essas questões que ligam Capoeira e Educação, buscando dessa forma uma maior participação desta nos temas relacionados à religião. Por fim, apresentou-se a capoeira e sua relação com temas religiosos, e a analisamos como símbolo da miscigenação de etnias e de resistência à opressão e à escravatura. A importância dessa proposta foi entender a necessidade do estudo da capoeira na Educação Física escolar, especialmente apresentando o tópico das relações étnico-raciais para a discussão, interessados em fornecer uma compreensão das distintas religiosidades e a importância que cada uma delas exerce sobre a capoeira. Para tanto realizou-se uma pesquisa com 15 professores de educação física da rede pública do município de Jequié – Ba, onde observou-se que 100 % (n=15) destes entrevistados eram cristãos, 47% (n=07) deles não trabalhavam com capoeira nas suas aulas alegando falta de espaço, material e até mesmo falta de conhecimento, mesmo 100% (n=15) deles sinalizarem a importância do tema da capoeira no cotidiano das aulas, apenas 40% (n=06) trabalham a religiosidade ligada a capoeira. Quando questionado a participação em algum grupo de capoeira apenas 20% (n=03) sinalizaram o seu envolvimento. Concluiu-se que a religiosidade na capoeira se manifesta pelos rituais, cânticos, celebração e memória dos ancestrais, na sua ligação com esse passado de luta e sofrimento. Esses saberes populares que determinaram a religiosidade da capoeira expressando um vasto campo de significados e ligações com o “sagrado”, assim como muitas outras manifestações e tradições do universo da cultura popular no Brasil mostrando que de fato a capoeira tem uma grande mistura com religiões principalmente as de matrizes africanas.
Resumo Alternativo: This present master's research is a work in the field of capoeira as a religious and cultural manifestation in which it focuses on the understanding of the ties that bind Brazilian history to African history as well as the religious elements that serve as the basis for the practice of fight. As a methodology, the exploratory bibliographic research was used to reach the proposed objective, a search was elaborated in the period from 2000 to 2015. However, to improve some ideas and concepts on the subject it was necessary to search for sources. The objective of the research is to understand the development dynamics of capoeira as an educational practice and its respective connection with religion, as well as to emphasize the practices of discrimination of Afrodescendant culture. Capoeira is practiced with musical instruments and corporal work, and besides representing a very important part of the Brazilian culture, treated like black and African matrices culture in Brazil, its a strong instrument of socialization and mobilization of the black in the present time. From the recognized of African cultural origins working with the theme of capoeira is an opportunity for reflection on one's own ethnic-racial identity. It is therefore a question of changing not only the contents, but the look and senses conferred on these contents that cover capoeira. We will associate all these issues that link Capoeira and Education, seeking in this way a greater participation of this in themes related to religion. Finally, we will present capoeira and its relation with religious themes, and we will analyze it as a symbol of the miscegenation of ethnic groups and resistance to oppression and slavery. The importance of this proposal is to understand the necessity of the study of capoeira in the School Physical Education, especially the presenting topic of ethnic-racial relations for discussion, interested in providing an understanding of the different religiosities and the importance that each of them exerts on capoeira. A survey was carried out with 15 physical education teachers from the Jequié-Ba municipality, where 100% (n = 15) of these interviewees were Christians, 47% (n = 07) of them did not work with capoeira in their classes claiming lack of space, material and even lack of knowledge, even 100% (n = 15) of them signaled the importance of the capoeira theme in the daily class, only 40% (n = 06) work the religiosity linked to capoeira. When questioned the participation in some capoeira group only 20% (n = 03) signaled their involvement. It was concluded that the religiousness in capoeira is manifested by the rituals, songs, celebration and memory of the ancestors, in their connection with this past of struggle and suffering. These popular knowledge that determined the religiousness of capoeira expressing a vast field of meanings and connections with the “sacred”, as well as many other manifestations and traditions of the universe of popular culture in Brazil showing that in fact capoeira has a great mixture with religions especially those of African matrices.
Palavras-chave: Capoeira. Religião. Educação Física Escolar. Manifestação Cultural.
Capoeira. Religion. Physical School Education. Cultural manifestation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/160
Data do documento: 30-Ago-2018
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