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Tipo: Dissertação
Título: O OBJETIVO DA LDB 9394/96 EM RELAÇÃO AO ENSINO RELIGIOSO E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
Autor(es): CABRAL, GERTRUDES ROSA DE SOUZA
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Filho, Jose Adriano
Resumo: A religião historicamente esteve presente em todas as sociedades, como um importante objeto de estudo, além de configurar-se como um aspecto muito importante na condução da humanidade em diferentes períodos da história da existência humana. A religião também está presente no espaço escolar através da disciplina de Ensino Religioso. Esse componente curricular envolve uma problemática que historicamente acompanha a educação brasileira desde que houve a separação entre igreja e estado. Esse trabalho trata do seguinte tema: O Objetivo da LDB 9394/96 em Relação ao Ensino Religioso e a Formação da Cidadania. Sua intenção é apresentar o Ensino Religioso na educação brasileira relacionada à legislação em vigor. O conceito e objetivo do Ensino Religioso segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº9.394/96 embasado na Constituição de 1988 e com as características de seu atual modelo de acordo com a nova versão do Ensino Religioso a partir da nova redação dada pela lei 9.475/97 que trata da fundamentação legal para ser considerado como disciplina inserida na grade curricular. Situou-se também o Ensino Religioso inserido no projeto político pedagógico da escola e a dimensão política do novo Ensino Religioso na construção da cidadania. A pesquisa tem uma pertinente análise bibliográfica que buscou definir e explicar os lados multifacetados que essa disciplina oferece.
Resumo Alternativo: Religion has been historically present in all societies. It is an important subject and a very important aspect of the conduct of mankind in different periods of history. Religion is also present in Schools through the discipline of Religious Education. This curricular component involves an aspect that historically accompanies the Brazilian education since the parting of ways between Church and State. In this way, this work deals with the following point: The Purpose of LDB 9394/96 in Relation to Religious Education and Citizenship Education. It aims to introduce Religious Education in relationship to Brazilian educational laws. The concept and purpose of Religious Education according to Brazilian educational laws, LDBEN No. 9.394/96, is grounded in the Constitution of 1988 and our current model according to the new version of Religious Education Law 9.475/97, which deals with the legal grounds to be considered as a discipline belonging to the curriculum. The research presents the political pedagogical project of the school and the political dimension of the Religious Education in the process of building citizenship. It also presents a pertinent literature review intended to define and explain the multifaceted views this subject offers.
Palavras-chave: Religião - Ensino Religioso - Escola
Religion. Religious Education. Public School.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/158
Data do documento: 25-Jun-2014
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