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Tipo: Dissertação
Título: O USO DE TEXTOS SAGRADOS EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO Á LUZ DA LEI DE DIRETRIZES BASES. IMPASSES E POSSIBILIDADES
Autor(es): SOUZA, FANUEL SANTOS DE
Primeiro Orientador: Zabatiero, Julio Paulo Tavares
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Zabatireiro, Julio Paulo Tavares
Resumo: Essa dissertação tenciona levantar uma discussão sobre a instrumentalização dos Textos Sagrados das diferentes confissões em aulas de Ensino Religioso no Brasil, tendo como o parâmetro o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases que preconiza um Ensino Religioso laico e não proselitista. Tal tarefa iniciara pelo um breve levantamento histórico com o intuito de pontuar as configurações adotadas no Ensino Religioso no Brasil; bem como as ambiguidades interpretativas na atual configuração legal do Ensino Religioso no Pais. Em um segundo momento, abordaremos a questão dos Textos Sagrados, grafados e orais e sua importância histórica e cultural. O terceiro momento da dissertação elencara os impasses que impossibilitam o uso dos Textos Sagrados das religiões em aulas de Ensino Religioso no Brasil. O quarto e último capítulo da dissertação, elencara as possibilidades inerentes aos Textos Sagrados das diferentes religiões, que podem ser acopladas para a construção de um Ensino Religioso abrangente, para tanto uma proposta hermenêutica é sugerida para tal mister.
Resumo Alternativo: This paper intends to raise a discussion about the instrumentalization of the Sacred Texts from different faiths in Religious Education classes in Brazil, having as parameter the article 33 of the Education Guidelines and Bases Law which advocates a secular and non-proselytizing religious education. Such a task had started by a brief historical survey with the purpose of identify configurations that have been adopted in Religious Education in Brazil; as well as interpretative ambiguities in the current legal setup of Religious Education in the country. In a second step, we will address the issue of Sacred Texts, graphed and oral and its historical and cultural relevance. The third part of the dissertation had listed deadlocks that prevent the use of the Sacred Texts of religions in Religious Education classes in Brazil. The fourth and final chapter of the dissertation, had listed the possibilities to Sacred Texts from different religions, which can be coupled to build a comprehensive Religious Education, in order to this happen a hermeneutical proposal is suggested for such a task.
Palavras-chave: Ensino Religioso, Textos Sagrados, Lei de Diretrizes e Bases, Laicidade.
Religious Education, Sacred Texts, Law of Guidelines and Bases, Secularism.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALVES, Rubem. O que é Religião. Ed. Abril Cultura / Brasiliense. 1984. ______________Dogmatismo e tolerância. São Paulo- SP: Loyla, 2004. ALMEIDA, Débora Vasti Colombani Bispo De. Ensino Religioso ou Ensino de Religiões? A Concepção de Ensino Religioso Escolar no Estado de São Paulo. PUC/ SP. 2006. ABUMANSSUR, EDINSUED. HERANÇAS E RUPTURAS NA RELIGIOSIDADE NEOPENTECOSTAL. PUC/SP. 1998. BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil. Ed. USP, 1960. SANTORO, Andréx. SARTORELLI, André Victor. Os Vedas: Um livro aberto. Super Interessante, São Paulo. Ed.254 Biblia de Jerusalém, 5º impressão. Ed. Paulus. 2008. Bíblia Sagrada. Sociedade Bíblica do Brasil. Versão Almeida Corrida Fiel. Barueri –SP. 2012. BIACA, Valmir et al. O sagrado no ensino religioso. SEED – Pr., 2006. (Cadernos pedagógicos do ensino fundamental, v.8). BOFF, Leonardo. Tempo de transcendência: O ser humano como um projeto infinito. 2. Ed.. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. ______. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/157
Data do documento: 1-Dez-2014
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