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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.creatorJUNIOR, FABIO CORONEL GAGNO-
dc.creator.LattesUMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA CRÍTICA/PRODUÇÃO LITERÁRIA DE C. S. LEWIS PARA A METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T20:32:05Z-
dc.date.available2015-11-25-
dc.date.available2018-09-06T20:32:05Z-
dc.date.issued2015-11-25-
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dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/156-
dc.description.abstractThis dissertation proposes to identify a possible contribution of criticism/literary production of the writer C. S. Lewis for the academic area of the Sciences of Religions, particularly in Religious Education. Therefore, at first moment highlights the importance of Lewis as writer and literary critic, especially about the philosophical-pedagogical treatment given to the fantasy genre. Subsequently, unfolds the indicated relation between fantasy and religious sense justifying it by way of philosophy of religion and language. The effort focuses on investigate the likely epistemological reasons that led Lewis to represent narratively (and fancifully) the concept of numinous, and consequently, the core of religious experience. Finally, the work, through certain educational opportunities, match the lewisiana vision of concrete methodological proposals for Religious Education. Look for ways to valorize the imagination, the fantasy and the affectivity in the teaching-learning process and in the accomplishment of the educational objectives relative to the curriculum component mentioned.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a identificar uma possível contribuição da crítica/produção literária do escritor C. S. Lewis para a área acadêmica das Ciências das Religiões, particularmente para o Ensino Religioso. Para tanto, num primeiro momento destaca a importância de Lewis como escritor e crítico literário, sobretudo pelo tratamento filosófico-pedagógico dado ao gênero fantasia. Posteriormente, desdobra a relação indicada entre fantasia e sentido religioso justificando-a por caminhos da filosofia da religião e da linguagem. O esforço concentra-se em investigar os prováveis motivos epistemológicos que levaram Lewis a representar narrativamente (e fantasiosamente) o conceito de numinoso e, por conseguinte, o cerne da experiência religiosa. Por fim, o trabalho, mediante determinadas aberturas didáticas, aproxima a visão lewisiana de propostas metodológicas concretas para o Ensino Religioso. Procuram-se meios de valorização da imaginação, da fantasia e da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e no cumprimento dos objetivos pedagógicos referentes ao componente curricular mencionado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-09-06T20:32:05Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Fabio Coronel Gagno Junior.pdf: 12279888 bytes, checksum: b17f223ee5f4b103ff86e88cb51f82b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-06T20:32:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Fabio Coronel Gagno Junior.pdf: 12279888 bytes, checksum: b17f223ee5f4b103ff86e88cb51f82b4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 3. ed. São Paulo: ARS Poética, 1994. __________. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2006. __________. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2000. __________. O enigma da religião. Campinas: Papirus, 1984. __________. O que é religião? 9. ed. São Paulo: Loyola, 2008. __________. Rubem Alves: o papel do professor. Revista Digital: personagens. Brasil.gov.br, 2011. Duração 3’20’’. Disponível em: <http://bit.ly/1YyDsnb>. Acesso em: 24 set. 2015. ANACKER, Gayne J. Nárnia e a imaginação moral. In: BASHRAM, Gregory; WALL, Jerry L (Ed.). As crônicas de Nárnia e a Filosofia: o Leão, a Feiticeira e a visão do mundo. São Paulo: Madras, 2006, p. 133-143. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996. BELL, James Stuart; DAWSON, Anthony P. A Biblioteca de C. S. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectC. S. Lewis. Fantasia. Imaginação. Numinoso. Metodologia do Ensino Religioso.pt_BR
dc.subjectC. S. Lewis. Fantasy. Imagination. Numinous. The Religious Teaching Methodology.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleUMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA CRÍTICA/PRODUÇÃO LITERÁRIA DE C. S. LEWIS PARA A METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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