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metadata.dc.type: Dissertação
Title: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA CRÍTICA/PRODUÇÃO LITERÁRIA DE C. S. LEWIS PARA A METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
metadata.dc.creator: JUNIOR, FABIO CORONEL GAGNO
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, David Mesquiati de
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, José Mário
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação se propõe a identificar uma possível contribuição da crítica/produção literária do escritor C. S. Lewis para a área acadêmica das Ciências das Religiões, particularmente para o Ensino Religioso. Para tanto, num primeiro momento destaca a importância de Lewis como escritor e crítico literário, sobretudo pelo tratamento filosófico-pedagógico dado ao gênero fantasia. Posteriormente, desdobra a relação indicada entre fantasia e sentido religioso justificando-a por caminhos da filosofia da religião e da linguagem. O esforço concentra-se em investigar os prováveis motivos epistemológicos que levaram Lewis a representar narrativamente (e fantasiosamente) o conceito de numinoso e, por conseguinte, o cerne da experiência religiosa. Por fim, o trabalho, mediante determinadas aberturas didáticas, aproxima a visão lewisiana de propostas metodológicas concretas para o Ensino Religioso. Procuram-se meios de valorização da imaginação, da fantasia e da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e no cumprimento dos objetivos pedagógicos referentes ao componente curricular mencionado.
Abstract: This dissertation proposes to identify a possible contribution of criticism/literary production of the writer C. S. Lewis for the academic area of the Sciences of Religions, particularly in Religious Education. Therefore, at first moment highlights the importance of Lewis as writer and literary critic, especially about the philosophical-pedagogical treatment given to the fantasy genre. Subsequently, unfolds the indicated relation between fantasy and religious sense justifying it by way of philosophy of religion and language. The effort focuses on investigate the likely epistemological reasons that led Lewis to represent narratively (and fancifully) the concept of numinous, and consequently, the core of religious experience. Finally, the work, through certain educational opportunities, match the lewisiana vision of concrete methodological proposals for Religious Education. Look for ways to valorize the imagination, the fantasy and the affectivity in the teaching-learning process and in the accomplishment of the educational objectives relative to the curriculum component mentioned.
Keywords: C. S. Lewis. Fantasia. Imaginação. Numinoso. Metodologia do Ensino Religioso.
C. S. Lewis. Fantasy. Imagination. Numinous. The Religious Teaching Methodology.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
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metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/156
Issue Date: 25-Nov-2015
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