Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/155
Tipo: Dissertação
Título: EU, DEUS E IRENE O AUTOR NO DISCURSO RELIGIOSO DA UMBANDA
Autor(es): LEITE, FABIANO APARECIDO COSTA
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Zabatieiro, Julio Paulo Tavares
Segundo membro da banca: Nogueira, Paulo Augusto de Souza
Terceiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Resumo: O discurso religioso da Umbanda mantém um processo discursivo entre o enunciador e o coenunciador, processo esse que ocorre dentro de fatores chamados mediúnicos. Para o enunciador sua posição não é de autor, mas de agente transmissor do discurso e a autoria passa a ser de um outro ente que o sacerdote umbandista diz não controlar e desconhecer previamente, o qual movimentará o discurso junto com o co-enunciador. O objetivo desse trabalho foi investigar como a análise do discurso observa esse fenômeno em que a autoria não se deseja, subvertendo a autoria clássica em que o autor esforça-se para ser reconhecido. Nesse caso, se o enunciador e o co-enunciador estão certos de que o autor não é nenhum deles, que caminhos a análise do discurso tem que percorrer para evidenciar o autor e então inseri-lo dentro dos limites da própria análise do discurso. Percorremos os processos que a Umbanda instrumentaliza para que os sacerdotes dessa religião possam ganhar o título de negadores. Negadores esses que necessitam ser reconhecidos pelos frequentadores e confirmados por eles para que o sacerdote posso manter seu prestigio religioso, ou seja, quanto menos ele se configurar como ser presente, mais prestígio ele recebe como sacerdote. Colocaremos a disputa simbólica entre “ser” e “negar ser” diante da análise do discurso, para averiguarmos o autor no discurso religioso da Umbanda, do ponto de vista de ser um discurso constituinte, e, a partir desse conceito determinar a aceitação da presença de um terceiro ser, independente de sua concretude ou não, para dar sentido ao discurso que está sendo proferido dentro da religiosidade mediúnica.
Resumo Alternativo: The religious speech of Umbanda contains a discursive process between the enunciator and the co-enunciator, this process occurs within so-called psychic factors. The position of the enunciator is not the same as that of the author, but the transmitting agent of the discourse is another entity, who the priest Umbanda can not control and who is previously unknown, and will handle the speech along with the co-enunciator. The objective of this study is to investigate how the discourse analysis observes this phenomenon in which the authorship is not desired, subverting classic authorship in which the author strives to be recognized. In this case, if the enunciator and the co-enunciator are certain that the author is neither of them, which implies the discourse analysis to identify the author and then place him within the limits of their own discourse analysis. We go through processes that Umbanda implements so that the priests of this religion can earn the title of deniers. These deniers need to be recognized by the public and accepted by it so that the priest can keep his religious prestige, i.e., the less he sets up as being present, the more prestige he gains as a priest. We position the symbolic dispute between "be" and "deny" in front of discourse analysis, to find out the author of Umbanda religious discourse, from the point of view of the speech being constituent and from the concept of acceptance of the third being present, regardless of their concreteness or not, to give meaning to the speech, delivered within the psychic religiosity.
Palavras-chave: Análise do discurso. Autor. Umbanda.
discourse analysis. Author. Umbanda
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: ALBERTI, V. Indivíduo e biografia na história oral. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC / FGV, 2000. ISSN 3-4. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1525.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2013. ALMEIDA, A. A. S. D.Uma fabrica de loucos : psiquiatria x espiritismo no Brasil (1900- 1950). Campinas: Unicamp - Tese de Doutorado, 2007. ALVARENGA, L. F. C. D.As ressiginificações do Exu dentro da Umbanda. Goiáis: Universidade Católica de Goiais, 2006. AMOSSY, R. O ethos na análise do discurso de Dominique Maingueneau. In: ______ Imagens de si no discurso. São Paulo: Contexto, 2005. ASSUNÇÃO, L.O reino dos mestres. Rio de Janeiro: Pallas, 2010. BARTHES, R.A morte do autor. São Paulo: Martins Fontes, 2004. em http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/48019/mod_resource/content/1/morte_do_autor.p df Acessado em 01/01/2013 14:43. BIRMAN, P.O que é Umbanda. São Paulo: Brasiliense, 1983. BITTENCOURT FILHO, J.Matriz religiosa brasileira. Petropolis: Koinonia, 2003. BOAVENTURA, O. F. M.Posição Católica Perante a Umbanda. Petrópolis: Vozes, 1956. BOURDIEU, P.Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BOURDIEU, P.Coisas ditas. Pinheiros: Brasiliense, 2004. BOURDIEU, P.A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009. CAMPOS/FRIOLI, C. D.João de Camargo de Sorocaba, o nascimento de uma religião. São Paulo: Senac, 1999. CARNEIRO, V. R.ABC do Espiritismo. Curitiba: Federação Espírita do Paraná, 1996. CONSTITUICÃO POLITICA DO IMPÉRIO DO BRAZIL (DE 25 DE MARÇO DE 1824). Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituiçao24.htm>. Acesso em: 06 out. 2012. D’ARRUDA, G.Umbanda Gira. Rio de Janeiro: Pallas, 2010. Eu, eu mesmo e Irene. Direção: P, Farrelly B. Farrelly. Produção: Peter Farrelly; Robert Farrelly, et al. Conundrum Entertainment. 2000. FIGUEIRA, E. A. P. Por uma superação da esptemologia tradicional no campo da religião a partir do pragmatismo de Richard Rorty. In: QUEIROZ, J. J. O. Religião, modernidade e pósmodernidade. Aparecida: Ideias e letras, 2012. FOUCAULT, M.A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2010. FRAYZE-PEREIRA, J. A.O que é loucura. São Paulo: Brasiliense, 1984. HIGUET, E. A. O campo e o estudo da religião à luz do pensamento de Paul Tillich. In: QUEIROZ, J.; GUEDES, M. L.; QUINTILIANO, A. M. Religião, modernidade e pósmodernidade. Aparecida: Ideias e letras, 2012. ITIOKA, N.Os Deuses da Umbanda. São Paulo: Abu, 1993. JUNIOR, M. T. D. S.A INVENÇÃO DO BRASIL NO MITO FUNDADOR DA UMBANDA. Belo Horizonte: Pós-Graduação em História da UFGD, 2012. KARDEC, A.O livro dos espiritos. Rio de Janeiro: FEB, 2004. KLOPPERNBURG, B.A umbanda no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1961. MAGGIE, Y.Guerra de Orixá. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. MAINGUENEAU, D.Novas tendências em análise do discurso. Campinhas: Pontes, 1989. MAINGUENEAU, D. Analisando dicursos constituintes. In: SOARES, M. E. Gelne - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Fortaleza: EFC, v. 2, 2002. Disponível em: <http://www.gelne.ufc.br/revista_ano2_no2_39.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013. MAINGUENEAU, D.Termos-chaves da análise do discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. MAINGUENEAU, D.Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola, 2008. MAINGUENEAU, D.Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010. MEYER, M.Caminhos do imaginário no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. MORAES, I. Andar no espírito. In: O Jornal Batista. Ano CXII - Edição 33 de 12.08.2012. ed. Rio de Janeiro: Convenão Batista Brasileira, 2012. NEGRÃO, L.Entre a Cruz e a Encruzilhada. São Paulo: Edusp, 1996. OMULU, C. D.Umbanda de Omolocô - Liturgia Rito e Convergência (a visão de um adepto). São Paulo: Icone, 2002. ORLANDI, E. P. Processos de significação, corpo e sujeito. In: ______ Discurso em análise - Sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012. ORTIZ, R.A Morte Branca do Feiticeiro Negro. Petrópolis: Vozes, 1978. PÊCHEUX, M. Especificidade de uma disciplina de interpretação. In: ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. Campinas: Pontes, 2011. PÊCHEUX, M. Sobre os contextos epstemológicos da análise do discurso. In: ORLANDI, E. P. Análise de discurso. Campinas: Pontes, 2011. PINHO, R. D.A visão psiquiátrica do misticismo. Bahia: Revista Diálogo Médico, 1975. PRANDI, R.Herdeiros do Axé. São Paulo: Hucitech, 1999. RIO, J. D.As religiões do Rio. Rio de Janeiro: Garnier, 1906. RIVAS, F. N.Umbanda a proto-síntese cósmica - Epstemologia, Ética e Método da Escola da Síntese. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2002. RIZZI, N. D. Visões do transe religioso. In: Plural - Revista de ciências sociais. São Paulo: USP, v. 4, n 1, 1997. RODRIGUES, N.O animismo fetichista dos negros baianos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. ROHDE, B. F.Umbanda, uma Religião que não Nasceu. In: Revista de Estudos da Religião. São Paulo: PUC, Mar 2009. SAIDENBERG, T. Como surgiu a Umbanda em nosso país. In: Revista Planeta. Rio de Janeiro: Três, 1978. SAMPAIO, G. D. R.Juca Rosa: Um Pai-de-Santo na Corte Imperial. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009. SILVA, W. W. M. E.Umbanda de todos nós. São Paulo: Icone, 2009. [Literatura religiosa]. SOUZA, A. R. D. Baianos, novos personagens afro-brasileiros. In: PRANDI, R. Encantaria Brasileira. Rio de Janeiro: Pallas, 2004. SOUZA, L. D. M.Inferno Atlântico. São Paulo: Cia das Letras, 2009. UMBANDA, F. E. D.Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda. Rio de Janeiro: Federação Espírita de Umbanda, 1941. VICTORIANO, B. A. D.O prestígio religioso na umbanda - Dramatização e poder. São Paulo: Annablume, 2005. ZANGARI, W.Incorporando papéis: Uma leitura psicossocial do fenômeno da mediunidade de. São Paulo: Tese de doutorado, USP, 2003. ZEIBLITZ, Z. A gira profana. In: ISER Umbanda & política. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1985.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/155
Data do documento: 16-Set-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fabiano Aparecido Costa Leite.pdfDissertação - Fabiano Aparecido Costa Leite609,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.